Pesquisar

>

Post: Começa o 26º Festival de Artes de Itu

Começa o 26º Festival de Artes de Itu

crédito: Divulgação
Abertura do 26º Festival de Artes de Itu ocorre nesta sexta-feira (05/07), na Praça do Carmo, com a apresentação do tenor Rinaldo e muitas surpresas para o público

Abertura conta com show do tenor Rinaldo Viana e muitas surpresas que prometem emocionar a todos

 

A abertura do 26º Festival de Artes de Itu ocorre nesta sexta-feira (05/07), na Praça da Independência (Carmo), a partir das 20h, com as apresentações do tenor Rinaldo Viana, Maestro Marcio Lima, Coral Municipal de Itu, Banda União e Roberta Carvalho (Vídeo Mapping) e Leonardo Puharic, além das participações dos artistas Paulo Lara, Carmelo Gentil, Rafael Vieira e Yara Produções Artísticas.

A cerimônia promete emocionar a todos com grandes surpresas durante as apresentações programadas. O show do tenor Rinaldo Viana, que começou a carreira no programa de calouros apresentado por Raul Gil, vencendo a edição em que participou, será uma das atrações da noite que também contará com uma apresentação de vídeo mapping, projetada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, contando de forma poética e inusitada a história de Itu e a importância do município para a arte e a cultura do nosso país.

Além da projeção, o público irá prestigiar a presença de personagens ilustres que tornaram a cidade um marco na arte brasileira. A Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico pretende encantar ao público com atrações que garantem diversas surpresas no decorrer da noite, fazendo com que a abertura do Festival seja inesquecível para toda família, em um ambiente de muita luz, cor e som. 

Esta edição do Festival de Artes ocorre entre os dias 05 e 21 de julho com atrações para todas as idades e públicos. Serão shows musicais, teatro adulto e infantil, contação de histórias, dança, fotografia, artes visuais, gastronomia, oficinas e muitas outras atividades que prometem movimentar o mês de julho em vários espaços da cidade.

Durante os 17 dias o público também poderá visitar exposições e participar de oficinas, lembrando que todas as atividades são gratuitas.

Confira a programação completa do 26º Festival de Artes de Itu:

05 de julho (sexta-feira)

20h – Abertura Oficial do 26º Festival de Artes de Itu

Tenor Rinaldo Viana, Maestro Marcio Lima, Coro Municipal de Itu e Banda União. Projeção de Vídeo Mapping: Roberta Carvalho, Leonardo Puharic e Marcelo Alcântara & Faro.

Com os artistas: Paulo Lara, Carmelo Gentil, Rafael Vieira e Yara Produções Artísticas

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

06 de julho (sábado)

9h às 20h – Literatura – Feira Popular do Livro

No local, o visitante pode conferir os mais diversos títulos das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São dois mil títulos com descontos entre 50% e 80% do valor de capa. A Feira do Livro ocorre entre os dias 06 e 21 de julho.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

11h – Artes visuais – Abertura da ocupação/instalação do grupo EmpreZa (Goiânia/GO)

A ocupação/instalação do Grupo EmpreZa ocorre em dois momentos que se interseccionam: a mostra de vídeosregistros  de trabalhos do Grupo com bate-papo e, o segundo momento, da performance Candango. O Grupo EmpreZa trabalha com performance e surgiu no início dos anos 2000, em Goiânia, Goiás.

Local: FAMA (Fundação de Artes Marcos Amaro)

Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

11h – Música – Concerto com o pianista Ricardo Diniz: Villa-Lobos (1887-1959) Cantigas do “Guia Prático” (1932), uma homenagem à nossa infância

Neste recital, o pianista Ricardo Diniz executará cantigas selecionadas do “Guia Prático” de Villa-Lobos, em uma homenagem à infância

Local: Centro de Estudos do Museu Republicano

Rua Barão de Itaim, 67, Centro

Classificação Indicativa: Livre

Capacidade: 100 lugares

 

11h30 – Ação educativa – Exposição “Viagens fluviais: homens e canoas nas rotas das Monções” (Itu/SP)

Local: Museu Republicano “Convenção de Itu”

Rua Barão do Itaim, 167, Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

15h – Circo – Espetáculo “O melhor show do mundo… na minha opinião” – Londrina/PR

O espetáculo circense, conta a história de Ritalino um palhaço que chega abrindo caminho pelos locais mais inacessíveis, pois está na hora de vender pipocas ao respeitável público! Após a venda, Ritalino também quer ver o show. Porém, não há artistas, e sem artistas, não tem show!

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

16h – Música eletrônica – Noise Jumpers (Itu/SP)

Artes visuais – Pintura no mural com Tatiana Forte (Itu/SP)

O coletivo Noise Jumpers produz eventos de música eletrônica na região, sempre trazendo alguns dos melhores artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. No mesmo dia ocorre o projeto Mural, da artista visual Tatiana Forte, que apresentará um mural com pintura coletiva.

Local: Biblioteca Municipal “Olavo Valente de Almeida”

Rua dos Andradas, 201, Centro

Classificação Indicativa: 14 anos

 

19h – Música – Orquestra Ituana de Viola Caipira (Itu/SP)

Criada em 2011, a Orquestra Ituana de Viola Caipira possui composições inusitadas, com harmonização de afinações distintas e uma sonoridade rica. O grupo tem a orientação da musicista Célia Maria Trettel da Costa e do violeiro Adilson Tadeu Rodrigues da Silveira (Dill).

Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo

Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

20h – Música – O Acaso Mora ao Lado (São Paulo/SP)

Uma banda cheia de amor, diferenças, poesia, sujeira, leveza e caminhos alternativos, “O Acaso Mora ao Lado” desde seu primeiro show já demonstra toda essa energia e vontade de eternizar a música. Com influências distintas, a banda lançou seu primeiro EP numa mistura de jazz, blues, folk, hardcore e até metal, resultando, por acaso, num rock alternativo.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

21h – Música – Até Jazz (Itu/SP)

O grupo busca disseminar o jazz, blues e nossa música brasileira em geral como samba, bossa nova e baião. Formado por Eduardo Freire (trompete), Eduardo Gobi (piano) e Tiago Domingues (bateria/Percubo).

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

 

07 de julho (domingo)

9h – Inauguração do Parque Escultórico Linear e 1º CaminhArte

O evento tem como objetivo apresentar aos moradores da cidade as obras de arte expostas ao ar livre ao longo da Avenida Galileu Bicudo, no chamado Parque Escultórico Linear. Nesta primeira edição do Caminharte, o público também é convidado a acompanhar a performance Candango (2010), do Grupo EmpreZa, coletivo artístico goiano que já integrou mostras internacionais e de grandes museus do país.

Local: FAMA (Fundação de Artes Marcos Amaro)

Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

10h às 13h – Expressões literárias – Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”, com Élida Marques.

Comprometido com a ampliação de espaços para convivência e fruição da arte e cultura, o Piquenique Literário ocupa praças e parques com mediação de leitura, varal de poesias, sarau, realejo poético e troca de livros. Os participantes podem levar seus livros de literatura para trocar e/ou doar.  O Piquenique é finalizado com um sarau literomusical, aberto a participação do público.

Local: Praça da Rodoviária, Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

11h – Expressões literárias – Mediação de leitura de fontes documentais textuais nas exposições, com Camila Luiza

Local: Centro de Estudos do Museu Republicano

Rua Barão de Itaim, 67, Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

14h – Teatro – “Xô Zika, Dengue e Chikungunya”

Os “Arautos Dell’Arte”, trupe no estilo comédia dell’arte, é composta por Guido Venezza, Valente Valentini e Branca Briguella, alerta os cidadãos sobre a real ameaça que significa o mosquito transmissor de três doenças que estão virando uma epidemia em nosso país, a Dengue, Zika Vírus e Chicungunya. Para alertar a todos sobre os males e como fazer para se prevenir, a trupe utiliza da linguagem de meta teatro.

Local: Ginásio Municipal Dirceu Cordeiro

Rua Mairinque, s/nº, Cidade Nova

Classificação Indicativa: Livre

 

14h30 – Música – Grupo de Pífanos Flautins Mutuá (Campinas/ SP)

Inspirados no universo poético popular brasileiro, o Grupo de Pífanos Flautins Matuá apresenta seu espetáculo utilizando o pífano e as danças brasileiras. Formado por Fernando Tocha, João Arruda, Yandara Pimentel, Iago Tojal e Marina Reiter, o grupo foi contemplado pelo edital do ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Local: Praça da Independência (Carmo)

Classificação Indicativa: Livre

 

14h30 – Artes Visuais – Projeto Nós na Praça com Bordadeiras do Utuguassú e Leonardo Gomes do Estúdio Artii (Itu/ SP)

A primeira edição do projeto “Nós na Praça”, que surgiu no Museu Republicano de Itu, traz para o espaço público a convergência de linhas tramadas pelas mãos. Um encontro com os outros tempos da vida para tecer de forma coletiva. Crochê, bordados, tricôs alinhavando nossas histórias.

Local: Praça da Independência (Carmo)

Classificação Indicativa: Livre

 

16h – Música – Isabelly Tiemy (Itu/SP)

A cantora Isabelly Tiemy, de 11 anos, já se apresentou em programas de TV como Silvio Santos, Raul Gil, Terra da Padroeira entre outros de nossa região. O show da cantora mirim terá o repertório do álbum “Deixa o Tempo Brilhar” e também clássicos infantis e sertanejos.

Local: Ginásio Municipal Dirceu Cordeiro

Rua Mairinque, s/nº, Cidade Nova

Classificação Indicativa: Livre

 

16h – Teatro Infantil – Mundo Redondinho (Jundiaí/SP)

O espetáculo infantil “Mundo Redondinho” é uma peça cujo imaginário se embasa nos reinos encantados de príncipes e princesas para sustentar uma trama que trata de temas atuais como bullying e preconceito.

Local: CEU Jardim Vitória

Rua 13 de Outubro s/nº, Jardim Vitória

Classificação Indicativa: Livre

Capacidade: 80 lugares

 

20h – Música – Kátya Texeira (São Paulo/SP)

Cantora, instrumentista, compositora paulistana, além de pesquisadora da cultura popular brasileira, Kátia traz em seu trabalho musical o resultado de suas andanças pelo Brasil. Garimpando saberes e sonoridades que incorpora a sua musicalidade, fazendo reverência aos mestres populares e as manifestações culturais autênticas do nosso país.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

 

10 de julho (quarta-feira)

19h – Artes integradas – Sarau na Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) “Manolo Santoro”

Apresentação dos professores e os alunos da Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro”

Local: Casa da Praça

Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

 

11 de julho (quinta-feira)

19h – Cinema – Documentário “Maria Martins, Não se esqueça que venho dos trópicos” (2017), roda de bate papo com diretores Elisa Gomes e Francisco  Martins

O Documentário de Longa-Metragem “Maria Martins – Não se esqueça que venho dos trópicos” (2017), dirigido por Francisco C. Martins, relata a vida e a arte de Maria Martins (1894-1973), hoje reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras e também por suas gravuras e textos.

Local: FAMA (Fundação de Artes Marcos Amaro) – sala Rolim Amaro

Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro

Classificação Indicativa: 10 anos

 

 

12 de julho (sexta-feira)

14h30 – Ação educativa – Território e personagens nas obras de José Ferraz de Almeida Junior (Itu/SP)

Local: Museu Republicano “Convenção de Itu”

Rua Barão do Itaim, 167, Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

20h – Música – Coral Vozes de Itu (Itu/SP)

O Coral Vozes de Itu apresenta mais um repertório histórico da cidade de Itu, com obras musicais que transitam entre os séculos XVIII e XIX. O concerto intitulado “Música Sacra: do Brasil colônia ao tempo do império”, conta com dois compositores que atuaram em Itu, seja na música ou nas artes plásticas: Padre Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819) e Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875) e tem direção artística de Luís Roberto de Francisco (maestro) e Paulo Zeppini.

Local: Igreja do Carmo

Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

21h – Música – Grupo de Choro Conversa a Três

(Sorocaba/SP)

O Grupo Conversa a Três é formado por Evandro Marcolino, Fabio Soares e Marco Corrêa, baseado nos choros mais conhecidos das rodas de todo Brasil e do mundo. Temas como Odeon (Ernesto Nazareth), Rosa (Pixinguinha), entre outros, são alguns dos grandes clássicos que fazem parte do show que o trio apresenta.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

 

13 de julho (sábado)

18h às 20h – Artes visuais – Serão Performático pelo Grupo EmpreZa (Goiânia/GO)

Serão Performático é um termo criado/pensado pelo Grupo EmpreZa, apropriando-se da palavra Serão como trabalho extraordinário noturno, típico do trabalho coorporativo, e da referência ao termo Sarau. A obra composta por vários elementos e ações performáticas que acontecem em seqüência e/ou simultaneamente em determinada configuração tempo/espaço no período noturno e com duração media de duas horas.

Local: FAMA (Fundação de Artes Marcos Amaro)

Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro

Classificação Indicativa: 16 anos

 

17h – Dança – Imprudências Poéticas (São José do Rio Preto/SP)

Com a licença poética de Mia Couto, Imprudências Poéticas invade o horizonte da construção urbana e, com uma dança poema, pausa o conturbado espaço de concreto. Este trabalho é uma interferência poética, em que a dança serve de palavras para questionar os tantos muros construídos em função dos medos também criados por nós.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

20h – Música – Trio Terra (Sorocaba/SP)

O Trio Terra é formado por Sergio Grassi (guitarra), Evandro Marcolino (baixo) e Julio Guazzelli (bateria). Neste show o grupo homenageia um grande músico e compositor, o trompetista Miles Davis, ícone do jazz que revolucionou o estilo, sempre inovador, além de seu tempo e que influenciou gerações.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

 

Dia 14 de julho (domingo)

10h às 13h – Expressões literárias – Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”, com Élida Marques

Comprometido com a ampliação de espaços para convivência e fruição da arte e cultura, os piqueniques ocupam praças e parques com mediação de leitura, varal de poesias, sarau, realejo poético e troca de livros. Os participantes podem levar livros de literatura para trocar e/ou doar.  O Piquenique é finalizado com um sarau literomusical, aberto a participação do público.

Local: Praça Duque de Caxias (Quartel), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

14h – Música – Čao Laru (França/Brasil)

A banda viajante Čao Laru, formada por quatro brasileiros, duas francesas e uma italiana, vem rodando o mundo em uma Kombi e motorhome desde 2015. No show tocaram repertórios do novo disco Fronteiras, no qual reflete sobre as barreiras que nos separam a partir das vivências que os músicos tiveram nos países que visitaram.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

14h às 18 horas – Artes Visuais – Intervenção artística com Tatiana Forte

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

13h às 17h – Música – Show com as bandas ituanas: Rebordosas e Distorção 83 – Projeto Rock Solidário

Local: Ginásio Municipal Dirceu Cordeiro

Rua Mairinque, s/nº, Cidade Nova

Classificação Indicativa: Livre

 

17h – Música – Dois é Par (São Paulo/SP)

Larissa Muniz e Jefté Salles, além de um encontro musical, é um encontro regional entre Ceará e Rio. Com referências MPB, Indie e Minimalista, Lari e Jefté construíram suas composições e sonoridade, a partir da busca de proporcionar ao público experiências sensoriais, introspectivas e reflexivas.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

20h – Música – As Bahias e a Cozinha Mineira (São Paulo/SP)

Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Rafael Acerbi, integrantes da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, vão passear por clássicos da MPB, sambas, axés e bossas em apresentações inéditas de ‘No Coração do Brasil’. O show tem um repertório repleto de nomes importantes da música brasileira, como Caymmi, Dona Ivone Lara, Adriana Calcanhoto, Milton Nascimento e Luiz Melodia.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

 

17 de julho (quarta-feira)

15h – Teatro – CIRCUS A Nova Tournée, com Cia. Circo de Bonecos (Salto/SP)

Ganhador do Prêmio APCA 2000 como Melhor Espetáculo de Animação, CIRCUS A Nova Tournée encanta e desperta a magia circense. No picadeiro mambembe, os saltimbancos apresentam números circenses inusitados feitos com bonecos criados por Marco Lima.

Local: SESI Itu

Rua José Bruni, 201, São Luiz

Classificação Indicativa: Livre

 

20h – Música – ChoroJass (Campinas/SP)

Composto por músicos e um palhaço, o espetáculo destaca-se pela interatividade e sonoridade musical. O repertório inclui Jazz tradicional, Choro e Maxixes percorrendo simultaneamente o período de 1900 até 1930 entre Brasil e Estados Unidos. Com essa mistura requintada de música e comicidade, esta atração encanta adultos e crianças.

Local: Plaza Shopping

Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso

Classificação Indicativa: Livre

 

20h – Música – Projeto Música Clássica em Itu: Concerto de trilhas sonoras de filmes com projeção (Itu/SP)

Os fãs de trilhas sonoras poderão curtir alguns clássicos dos cinemas interpretados pela orquestra da Assatemec. O repertório consiste em apresentar trilhas de filmes consagrados e de grande expressividade nos circuitos do cinema mundial, como Perfume de Mulher, O Rei Leão, O Fantasma da Ópera e Star Wars. Em todas as músicas serão projetadas em um telão imagens do filme correspondente.

Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec)

Rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil

Classificação Indicativa: Livre

 

 

18 de julho (quinta-feira)

19h – InterFoto 2019

Mais informações sobre a programação pelo site www.interfoto.com.br

Local: Espaço Fábrica São Luiz

Rua Paula Souza, 492, Centro

 

20h – Música – Marcio Maresia (Jundiaí/SP)

Com 25 anos de estrada, o músico Marcio Maresia traz em sua bagagem o Blues, com muitas experiências e musicalidade. Destacou-se pela técnica moderna e virtuosa de tocar gaita, firmando-se como um dos melhores gaitistas do Brasil.

Local: Plaza Shopping

Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso

Classificação Indicativa: Livre

 

20h – Música – Poemas e Canções: Uma imersão lítero-musical na Música Brasileira

O show tem por objetivo apresentar letras de canções popularmente conhecidas, ressaltando seu valor poético. Há um intérprete que declamará as letras, acompanhado de um violonista/cantor que solará as canções e cantará algumas para mostrar como letra e música interagem no universo da composição.

Local: Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec)

Rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil

Classificação Indicativa: Livre

 

 

19 de julho (sexta-feira)

Das 10h às 19h – InterFoto 2019

Mais informações sobre a programação pelo site www.interfoto.com.br

Local: Espaço Fábrica São Luiz

Rua Paula Souza, 492, Centro

 

19h às 21h – Fotografia – Vamos Prosear? Memória do Futuro – Roda de conversa com Iatã Cannabrava, Ronaldo Entler, Ângelo Manjabosco e Millard Schisler (Interfoto)

Local: FAMA (Fundação de Artes Marcos Amaro)

Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro

Classificação Indicativa: 12 anos

 

20h – Música – Giovani Boss & Free Bird Band (Itu/SP)

Formado por Giovani Boss (voz e violão), Léo Collini (guitarra), Jorge Serpa Dos Santos (bateria), Felipe Duarte (baixo e voz) e Alexandre Armenio Mazzucco (gaita), os músicos trazem o melhor do country americano, blues e rock n’ roll.

Local: Plaza Shopping

Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso

Classificação Indicativa: Livre

 

20h – Música – Quartetto Sentinela e Wagner Tiso (Minas Gerais)

Quartetto Sentinela foi criado em 2005, e é formado por Cláudio Ribeiro, Gabriel Gomes, Eric Furlan e Tutuca. A banda interpreta um repertório composto pela música produzida em Minas Gerais desde os tempos do Clube da Esquina, além de abrir espaço para produção autoral de seus integrantes e parceria com Wagner Tiso.

Local: Praça da Independência (Carmo)

Classificação Indicativa: Livre

 

 

20 de julho (sábado)

Das 10h às 19h – InterFoto 2019

Mais informações sobre a programação pelo site www.interfoto.com.br

Local: Espaço Fábrica São Luiz

Rua Paula Souza, 492, Centro

 

11h – Gastronomia – 14ª Feira de Produtores Locais

A 14ª edição da Feira de Produtores Locais é um evento gastronômico que reúne o melhor da produção artesanal da nossa região. 

Local: Restaurante Cafundó

Rua Joaquim Corrêa, 75, Jardim Santa Tereza

Classificação Indicativa: livre

 

14h – Música – Murillo Augustus (Itu/SP)

Além dos sons autorais, o setlist do multi-instrumentista Murillo Augustus destaca a presença dos hinos do folk, blues e rock, abrangendo especialmente a nata das décadas de 40 a 70, inspiradas nos clássicos de grandes ícones da música mundial.

Local: Restaurante Cafundó

Rua Joaquim Corrêa, 75, Jardim Santa Tereza

Classificação Indicativa: Livre

 

15h às 22h – Música – Cultura Mais (Itu/SP)

Um evento multicultural, com dança, espaço literário, artes plásticas e música em dois espaços. Na quadra, espaço principal com MPB e internacionais e no salão social, com rap e rock. O evento é realizado por Sergio Borda.

Local: Associação Atlética Ituana

Praça Conde de Parnaíba, 168, Centro

Classificação Indicativa: livre

 

19h – Música – João Leopoldo (Sorocaba/SP)

O cantor, compositor e pianista sorocabano João Leopoldo apresentará composições do seu último álbum “Oi, tudo bem?”. O show autoral mescla a pluralidade dos gêneros musicais, valorizando a sonoridade e a rítmica das palavras. Tocou e abriu shows de nomes como Eduardo Dussek, Cida Moreira, J.J.Jackson, Billy Sherwood, Jane Dubok, Sergio Dias, Luiz Carlini e Silvio Brito.

Local: Restaurante Cafundó

Rua Joaquim Corrêa, 75, Jardim Santa Tereza

Classificação Indicativa: Livre

 

19h – Artes visuais – Cabaret Voltaire Goiânia (Goiânia/GO)

Cabaret Voltaire Goiânia nasceu em 2002 pelo artista visual Babidu que decidiu abrir a sua casa como um espaço paralelo de convivência, atraindo para ele as atividades culturais. Cabaret Voltaire Goiânia é bar espaço lúdico cultural e consagrado como sede oficial do Dadá no Brasil.

Local: FAMA (Fundação de Artes Marcos Amaro)

Rua Padre Bartolomeu Taddei, 09, Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

20h30 – Música – Grupo Círculos (Sorocaba/SP)

O grupo Círculos traz o show “Faceiro” que destaca o quão significativos são a biografia e obra de Ary Barroso perante várias gerações, revelando por meio da musicalidade, o resgate de grandes conteúdos produzidos por nossa gente. De forma leve e profunda, comunica-se com o público demonstrando uma sonoridade brasileira e autêntica nas releituras apresentadas.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

 

Dia 21 de julho (domingo)

10h às 16 horas – Hip Hop – Amanhecer Cultural (Itu/SP)

Hip hop e grafite no CEU

Local: CEU Jardim Vitória

Rua 13 de Outubro s/nº, Jardim Vitória

Classificação Indicativa: Livre

 

Das 10h às 19h – InterFoto 2019

Mais informações sobre a programação pelo site www.interfoto.com.br

Local: Espaço Fábrica São Luiz

Rua Paula Souza, 492, Centro

 

11h – Música – Banda Lira ReinVento (Itu/SP)

A Banda Lira ReinVento, que tem como regente o maestro Paulo Pupo,  leva a música instrumental para diversos pontos da cidade.

Local: Avenida Galileu Bicudo esquina com a Rua Padre Bartolomeu Taddei, Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

14h – Música – Família Bonagente (São Paulo/SP)

O grupo constrói em suas apresentações, uma ponte entre a sonoridade da música popular americana do começo do século XX e referências culturais e musicais modernas, por meio de improvisos e releituras de algumas jóias da origem do Jazz e do Blues. O trio é formado por Rocio Romero, Rodrigo Borghi e Narayan Pinduca.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

14h – Teatro – Encenando Histórias (Cia Em Cena – Itu/SP)

O Projeto “Encenando Histórias”, com Vanessa Maia e Brenno Cairolli, vem com o intuito de trazer o desenvolvimento das crianças por meio de contações de histórias que interagem com vários temas, como proteção ambiental, diversidade cultural e racial, cantigas de roda e outros.

Local: Ginásio Municipal Dirceu Cordeiro

Rua Mairinque, s/nº, Cidade Nova

Classificação Indicativa: Livre

 

15h – Música – Show com os músicos da Escola Dimas Tadeu Produções (Itu/SP)

Local: Ginásio Municipal Dirceu Cordeiro

Rua Mairinque, s/nº, Cidade Nova

Classificação Indicativa: Livre

 

16h – Teatro Infantil – Mundo Redondinho (Jundiaí/SP)

O espetáculo infantil “Mundo Redondinho” é dirigido por Ana Roxo, cujo imaginário se embasa nos reinos encantados de príncipes e princesas para sustentar uma trama que trata de temas atuais como bullying e preconceito.

Local: CEU Jardim Vitória

Rua 13 de Outubro, s/nº, Jardim Vitória

Classificação Indicativa: Livre

Capacidade: 80 lugares

 

17h – Música – Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo (Itu/SP)

A tradicional Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como Banda do Carmo, apresenta um repertório de clássicos, regida pelo maestro Davi Marangoni.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

19h – Música – Saudação do Repentista: A História de Itu no verso trovado com Nenê do Cururu, Débora Nunes, Denis Vieira e Francisco Erivelton (Itu/SP)

Esta apresentação será uma homenagem a cidade de Itu contando histórias da cidade no verso trovado. O grupo apresentará uma homenagem a Inezita Barroso e um repertório de moda de viola, feita pela atriz e cantora Débora Nunes, violeiro Denis Vieira e o sanfoneiro Francisco Erivelton.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

20h30 – Dança e Música – SAIAS: dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras, pelo Grupo Girasaia (Campinas/SP)

A apresentação trabalha com as danças populares brasileiras sob a ótica do feminino nas manifestações afro-brasileiras, suas danças, cantos e toques, passando pelo Maracatu, Jongo, Ciranda, Samba de Roda, Coco de Alagoas e outras. A mistura de linguagens, como poemas declamados, percussão e cantos, dão um sentido específico para cada cena-dança.

Local: Praça da Independência (Carmo), Centro

Classificação Indicativa: Livre

 

 

Exposições – 05/07 a 30/07

 

Odiléa Setti Toscano: Poesia do Ser

Visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Saguão da Prefeitura de Itu (Avenida Itu 400 Anos, 111, Novo Centro)

 

Miguel Archanjo Benício de Assunção Dultra e a iconografia paulista do século XIX

Visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Corredor Térreo da Prefeitura de Itu (Avenida Itu 400 Anos, 111, Novo Centro)

 

Taipas, Tijolos e Telhas: O Barro que o povo de Itu usou para construir a sua cidade

Visitação de terça a sábado das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30

Centro Pró Memória da Irmandade da Santa Casa de Itu (Rua Joaquim Bernardes Borges, 314, no Centro)

 

Itu e seus moradores nas caricaturas de Pery Guarany Blackman

Visitação de terça a domingo das 10h às 17h

Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 67 – Centro)

 

Fotografia – “Universo Amazônico”, do fotógrafo André Dib (São Paulo/SP)

Visitação de segunda a sexta das 9h às 20h

SESI Itu (Rua José Bruni, 201, São Luiz).

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?