Pesquisar

>

Post: Exposição em Itu retrata universo do Barão de Münchhausen

Exposição em Itu retrata universo do Barão de Münchhausen

Obra que ilustra os livros e agora faz parte da exposição no Sesi de Itu

Ilustrações de Rafael Coutinho para a obra ‘As Surpreendentes Aventuras do Barão de Münchhausen’ estão no Sesi de Itu

O Sesi Itu sedia até 9 de junho a exposição O Barão de Münchhausen. Com ilustrações de Rafael Coutinho elaboradas para o livro As Surpreendentes Aventuras do Barão Münchhausen, publicado em 2014, a mostra faz um apanhado do universo fantástico desse personagem da literatura juvenil mundial.

A mostra faz parte do projeto Exposições Itinerantes do Sesi-SP e fica em cartaz na unidade até o dia 9 de junho. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, domingos das 9h às 17h.

As ilustrações foram feitas à mão usando técnicas como ecoline, grafite, nanquim, lápis de cor e recursos digitais, buscando um diálogo com o figurativo realista e o cartunesco. Para dar vida à tradução para o português do livro escrito por Rudolf Erich Raspe, Rafael Coutinho criou 49 imagens que ilustram com grande imaginação as absurdas histórias vividas pelo Barão. Boa parte dessas ilustrações poderá ser vista na exposição.

Se o livro parece se pautar em mentiras perpetradas pelo Barão, em histórias por vezes agressivas e sutis, adultas e juvenis, as ilustrações de Coutinho parecem reforçá-las no caminho mais libertário possível: em uma festa de cores e texturas.

Sobre o artista

Rafael Coutinho (1980) é designer, animador, artista plástico e quadrinista. Formado em Artes Plásticas pela Unesp em 2004, produziu os curtas-metragens Aquele Cara, de 2006, e Ao Vivo, de 2008. Como quadrinista, participou das obras Bang Bang, da editora Devir, e Contos dos Irmãos Grimm, da Desiderata. Integrou o grupo Base-V na criação de murais, mostras e publicações de arte experimental. Publicou sua primeira graphic novel, Cachalote, pela Quadrinhos na Cia.; lançou a minissérie em quadrinhos Beijo Adolescente pelo portal IG e, na forma impressa, pela Editora Cachalote;

colaborou como artista gráfico e cenógrafo da peça de teatro Puzzle, de Felipe Hirsch. Em 2014, foi curador da exposição Ocupação Laerte, com trabalhos de seu pai, a cartunista Laerte, para o Instituto Itaú Cultural.

MAIS:

O Sesi Itu fica na rua José Bruni, 201 – Bairro São Luiz – Itu.

Datas e horários: segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h, até 9 de junho.

Informações: (11) 4025-7300

Entrada gratuita

Fotos: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?