Nos dias 25, 26 e 27 de abril, a agenda de desfiles do São Paulo Fashion Week traz as novas coleções de designers reconhecidos pela curadoria do Projeto Estufa. As marcas foram vistas pela primeira vez no evento na edição 46 e convidadas a integrar o Projeto por sua identificação com as questões de futuro que permeiam o Estufa. “Entendemos que essas marcas já nascem conectadas a um pensamento novo e trazem em seu DNA novas formas de criar, produzir e distribuir. Identificamos nelas uma sinergia natural com um desejo que permeia nosso inconsciente coletivo desenhando o futuro que queremos para a moda”, comenta Graça Cabral, especialista em economia criativa, curadora de conteúdos do Projeto Estufa.
No dia 25 (quinta-feira), convidados do desfile da Aluf puderam ver de perto o resultado de uma criação comprometida com a sustentabilidade e se deixar surpreender pela impressionante riqueza do upcycling de Victor Hugo Mattos. No dia seguinte, 26 (sexta-feira), a programação tem início com os desfiles de Ão, marca que pratica uma modelagem particular e brinca com volumes do corpo para criar novas silhuetas. Já a MiPinta materializa a figura de um novo conceito de moda masculina. Encerrando o Projeto Estufa, no sábado (27), as grifes Lucas Leão, Korshi e Led, guiam o público a uma nova possibilidade de vestir ideais, sem gênero, com peças versáteis que se desdobram em múltiplos usos, coleções que vestem mensagens e expressões.
“O Projeto Estufa dá oportunidade para que novos olhares estéticos entreguem para nossa sociedade possibilidades de relações mais humanas, afetuosas e responsáveis. Os desfiles dessa nova geração nos dão pistas para entender demandas urgentes que devem ser ouvidas, compreendidas e discutidas para conseguirmos, de forma coletiva, construir um futuro melhor para todos”, explica Olivia Merquior, curadora dos desfiles.
Ampliando as reflexões no ambiente digital, uma websérie que passou a ser veiculada desde terça-feira, dia 23, pelo IGTV e canais SPFW nas redes sociais, aborda os pilares Pluralidade, Criatividade, Inovação, Sustentabilidade e Futuro, intrínsecos ao Projeto Estufa, na fala dos designers que veremos na passarela e profissionais de mercado que participam do ciclo virtuoso de sustentação da plataforma. Apresentada pelo Santander, a série também poderá ser vista no ARCA, antecipando os desfiles do Projeto Estufa e também na praça desenhada por Guto Requena e que acolherá a todos os convidados do SPFW.
Uma estufa da economia criativa
O Projeto Estufa é uma plataforma de economia criativa, valorização de identidade, inovação, diversidade e sustentabilidade. Apresentado pelo Santander, foi criado visando ampliar as possibilidades e dar espaço a novos mercados, tendências que está ocorrendo no mundo hoje e discussões sobre o futuro. A plataforma quer revelar e apresentar novas formas de criar e produzir, fomentando a economia criativa brasileira.
Desde 2017, o Projeto Estufa já apresenta a cada ano novas marcas nas passarelas do São Paulo Fashion Week. Marcas como Beira e Ca.ce.te.Co, que hoje integram o calendário da semana de moda, foram inicialmente apresentadas pelo Projeto. Exposições, laboratórios e seminários também são formatos que o Projeto Estufa explora para provocar reflexões e projetar conceitos de futuro no contexto do São Paulo Fashion Week.
fotos: Marcelo Soubhia/Fotosite