Pesquisar

>

Post: ‘Abril Indígena’ no Sesc Sorocaba

‘Abril Indígena’ no Sesc Sorocaba

Povos indígenas são tema de eventos no Sesc Sorocaba

Rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais visam abordar a luta política dos povos

O Sesc Sorocaba promove, em abril, a ação em rede “Abril Indígena” que, por meio de sua programação, visa abordar a luta política dos povos indígenas – cujo patrimônio cultural foi primordial na formação do Brasil. Outro objetivo do projeto é evidenciar o protagonismo desses povos enquanto cidadãos ativos brasileiros, potentes defensores de direitos que são necessários para a construção de uma sociedade equitativa e democrática.

 

A programação começa no sábado, dia 20, às 14h, com a oficina “Pintura Corporal Indígena”, que será facilitada por Rosângela Batalha Braga do Centro de Convivência Indígena – CCI da UFSCar. Às 17h, os alunos do CCI também trazem para a Unidade a intervenção artística “Pajelança: Ritual de Cura”. O termo “pajelança” é aplicado às manifestações xamânicas dos índios brasileiros, sendo uma espécie de ritual de cura. As atividades acontecem na Convivência do térreo e são gratuitas.

 

Nos dias 27 e 28, sábado e domingo, às 14h, os alunos do CCI voltam à Unidade com uma oficina de Artesanato Indígena. Neste final de semana, o público é convidado a conhecer a produzir artesanatos das etnias Baniwa e Ticuna utilizando o Tucum – uma palmeira com fruto aromático e de polpa amarelo-avermelhada. Durante a atividade, que acontece na Convivência do térreo, os estudantes indígenas apresentam curiosidades e aspectos da cultura de suas comunidades.

 

O Sesc São Paulo ao produzir o vídeo Declaração Universal dos Direitos Humanos quis dar visibilidade ao marco histórico representado pelo documento formulado em 1948 – que neste ano completa, portanto, 70 anos –  e que pretendeu estabelecer uma proteção universal a todos seres humanos. Além da programação, o público poderá assistir, no Gabinete de Curiosidades e Habilidades, aos vídeos institucionais sobre o tema, além de ter acesso às campanhas do Instituto Socioambiental (ISA) relativas aos povos indígenas. A exibição acontece de 20 a 28 de abril, das 14h às 18h30.

 

SERVIÇO:

Abril Indígena

De 20 a 28/4. Grátis. Livre.

Diversos espaços e horários.

 

Sesc Sorocaba

Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.

Telefone: (15) 3332-9933.

sescsp.org.br/sorocaba

 

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?