Pesquisar

>

Post: Laurentino Gomes na Semana Ettore 2019

Laurentino Gomes na Semana Ettore 2019

Laurentino, um dos mais aclamados escritores brasileiros da atualidade, estará em Salto

O escritor Laurentino Gomes, autor da celebrada trilogia “1808”, “1822” e “1889”, será a grande atração da Semana Cultural Ettore Liberalesso, que ocorrerá de 25 a 29 de março, em Salto. Realizado pela Academia Saltense de Letras (ASLe), o evento deste ano será norteado pelo tema “À luz da História”, com o intuito de valorizar os registros do passado, os historiadores saltenses e o patrimônio cultural de Salto. Laurentino fará, no dia 26, às 19h30, a palestra “A contribuição da Literatura para o estudo da História”, a ser sediada no Auditório Brasital do Ceunsp (Praça Antônio Vieira Tavares, 73, Salto).

Laurentino conquistou seis vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Em “1808”, o autor trata sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; em “1822” aborda os meandros da Independência do Brasil e em “1889” enfoca a Proclamação da República. Ao todo, suas obras já venderam mais de 2 milhões de cópias no Brasil, em Portugal e nos EUA. Graças à repercussão de seu trabalho, o autor já foi eleito duas vezes pela revista Época como um dos cem brasileiros mais influentes do ano.

Desde 2015 Laurentino desenvolve um novo projeto: uma série de três livros sobre o período da escravidão no país, a partir de entrevistas e pesquisas em bibliotecas e museus no Brasil e no exterior, incluindo países de três continentes – América, Europa e África – relacionados à história da escravidão do mundo. A ideia é lançar o primeiro volume em 2019 e concluir a trilogia até 2022.

A Semana Ettore

A Semana Ettore é um evento anual criado em 2017 para homenagear o escritor, jornalista e historiador saltense Ettore Liberalesso. Foi idealizada pelo professor de História Marco Ribeiro e é organizada pela ASLe, com a colaboração, neste ano, da Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio da Secretaria da Cultura, e do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Em suas próximas edições, a Semana abordará outros temas e personagens de relevância para a cultura e para a história de Salto, com os propósitos de se tornar parte do calendário cultural permanente da cidade e estabelecer uma ponte entre a ASLe e a sociedade saltense. A programação completa de 2019, a ser divulgada, oferece acesso gratuito e aberto ao público em geral. Inclui ainda posse de dois novos acadêmicos, um concurso de contos, palestras, debate, exposição, feira de livros e apresentações artísticas.

foto: Globo Livros / Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?