Pesquisar

>

Post: Assembleias Sicredi: o associado como dono do negócio

Assembleias Sicredi: o associado como dono do negócio

foto: Divulgação/R.Vieira
Assembleia realizada pelo Sicredi

Nos eventos da área de atuação da regional Sicredi Nossa Terra PR/SP, serão eleitos os novos representantes e distribuídos os resultados entre os associados

Imagine poder escolher o destino de parte dos resultados de sua instituição financeira, quais serão suas prioridades e eleger seus representantes! Isso já é realidade para cerca de 4 milhões de associados que integram o Sistema Sicredi. De fevereiro a abril, são realizadas as assembleias de núcleos anuais, que reúnem diretores, colaboradores, lideranças locais e associados para aprovar contas e decidir o planejamento da cooperativa. Confira a agenda completa abaixo. Na cidade de Salto, o encontro acontece no dia 15 de março, às 19h30, na avenida Getúlio Vargas, 444, Vila São Francisco, Salto Plaza Hotel.

Na regional Nossa Terra, as Assembleias devem reunir cerca de 5 mil associados a partir de 26 de fevereiro até o dia 12 de abril, quando ocorre a consolidação dos votos na assembleia geral de Delegados.

“Um dos aspectos mais importantes que temos como cooperativa é oportunizar um espaço democrático. A assembleia é o órgão máximo da sociedade cooperativa. As deliberações devem ser acatadas por todos os cooperados, privilegiando sempre o interesse coletivo”, ressalta Maura Carrara.

Participar nas assembleias é exercer o papel de dono do negócio. Em 2018, o Sicredi atingiu R$ 96,8 bilhões de ativos, com resultados de R$ 1,5 bilhão. Parte desse resultado integra as chamadas sobras o que em uma instituição convencional é o lucro. No sistema cooperativo esse resultado será distribuído proporcionalmente a atuação de cada associado.

Capacitação constante

Entre 2017 e 2018, o número de associados ao Sicredi saltou de 3,67 milhões para 4 milhões. Dessa forma, há necessidade de uma capacitação constante dos associados. Nesse sentido, a instituição investe em um programa de educação cooperativa, por meio do Programa Crescer. Em 2018, 9 mil associados foram capacitados – dando as ferramentas necessárias para a compreensão do sistema cooperativo e a importância da sustentação financeira às cooperativas.

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?