Pesquisar

>

Post: Carnaval de Salto traz novos Bonecões

Carnaval de Salto traz novos Bonecões

 

Os Bonecões da Barra terão novos “representantes” no Carnaval deste ano

Evento acontece no próximo final de semana no Centro da cidade

O Carnaval de Salto deste ano trará três novos personagens para o tradicional desfile dos Bonecões da Barra. Os novos bonecões se juntarão aos outros 20 foliões gigantes que desfilarão na avenida Dom Pedro II, no dia 03 de março (domingo), ao som das marchinhas entoadas pela Banda Krucatá. E, após o desfile, acontece o Baile Carnavalesco com a banda Melhor Assim, na Praça XV de Novembro.

Os homenageados deste ano serão personagens queridos da televisão e que agradam desde as crianças até os adultos, sendo: a Turma do Chaves, com os personagens Chaves, Chiquinha e o Kiko. A confecção desses personagens está a todo vapor, assim como a restauração de alguns bonecões mais antigos. “Os Bonecões fazem parte da identidade cultural do município e é a tradição mais aguardada pelos saltenses. A Turma do Chaves é leve, divertida e de um humor ingênuo e saudável, assim como o Carnaval que gostaríamos de proporcionar. Acredito que as crianças aprovarão os personagens na avenida”,  diz o secretário da Cultura Sandro Bergamo.

Os Bonecões da Barra contam com personalidades ilustres que permeiam o imaginário que vão de representantes da história saltense, artistas consagrados e celebridades do futebol; entre eles Urubatão, Chicão – Rei Momo, a atriz e humorista Dercy Gonçalves, e o jogador de futebol Neymar.

Os Bonecões da Barra

Desde 1960, com curtos momentos de interrupção nos últimos 20 anos, os bonecões do Bloco da Barra constituem a principal marca do Carnaval saltense de todos os tempos. A ideia de fazer um grupo de grandes bonecos para desfilar junto ao Bloco partiu de membros de uma antiga família saltense, os Jorge. Contudo, foi posta em prática por Álvaro Ribeiro, proprietário de uma carpintaria que funcionava num galpão nos fundos do antigo Hotel Brasil, cuja fachada ficava na rua José Galvão, na Barra.

Álvaro, que faleceu em meados de 1990, durante 30 anos, de maneira ininterrupta, dedicou-se a criar bonecões nos meses que antecediam o Carnaval. Em 1991, o primeiro após a morte de Álvaro Ribeiro, seu filho Francisco – popularmente conhecido por Tico Boca, também já falecido – teve a iniciativa de continuar a criar os bonecões para o desfile de rua, o que perdurou por algum tempo. Era intenção do descendente do precursor dos bonecões manter a prática, iniciada por seu pai, se não na família, ao menos no bairro. Hoje, a tradição é mantida por iniciativa da Prefeitura de Salto e Secretaria da Cultura, que contrata artistas especialmente para criar os bonecões, desde 2005.

fotos: AI/Pref. Salto

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?