Pesquisar

>

Post: Campanha ‘Janeiro Branco’ ganha todo o Brasil

Campanha ‘Janeiro Branco’ ganha todo o Brasil

Saúde mental e emocional na Campanha Janeiro Branc

Ação pretende mobilizar sociedade em favor da saúde mental e emocional com ações que serão realizadas em várias cidades do país ao longo do mês de janeiro

Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à saúde mental/saúde emocional dos indivíduos e de toda a sociedade.

São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), de criminalidade, de suicídios, de alcoolismo, do uso de drogas, de depressão, de ansiedade, de preconceitos e de outros sintomas relativos a estilos de vida adoecidos e que colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos e das instituições sociais.

Porém, de acordo com o psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador da Campanha Janeiro Branco, apesar da evidente necessidade de se colocar o assunto em pauta, muito pouco ainda se discute a respeito.

“Através da Campanha Janeiro Branco, pretendemos difundir um conceito ampliado de saúde mental/saúde emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para a mobilização pelo fato de que, em termos culturais e simbólicos, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e, a cor branca, pois, como em uma tela em branco, queremos incentivá-las a desenhar novas possibilidades em suas vidas”, pontua Abrahão.

Segundo o idealizador da campanha, que a cada dia ganha mais adeptos nas redes sociais, nas cidades brasileiras e até mesmo em outros países, viver em uma sociedade individualista, competitiva, hedonista, materialista e consumista torna a vida um permanente desafio. “Os conflitos, os desejos, as ilusões, as ambições, os sistemas culturais e as aparências incitam os indivíduos a uma permanente prontidão dos sentidos que podem terminar por levá-los à exaustão física, mental e emocional”, afirma o profissional, que também é escritor e palestrante.

A crença de que a humanidade já acumulou conhecimentos suficientes para ajudar as pessoas a desenvolverem vidas mais saudáveis e de que todos – indivíduos e instituições sociais – são responsáveis pela promoção da saúde mental/saúde emocional nas relações humanas é o motivo do convite lançado à sociedade pela Campanha Janeiro Branco. “Convidamos todos os cidadãos e profissionais das diversas áreas do conhecimento humano a se questionarem: como posso usar o que sei a favor da saúde mental/saúde emocional dos indivíduos? Como podemos favorecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, bem como o equilíbrio emocional, o sentido existencial e a harmonia social em todos os tipos de relações interpessoais que ocorrem em nossas vidas?”, questiona.

Campanha ocorrerá em várias cidades do Brasil

Em sua sexta edição, a Campanha Janeiro Branco contou com a poderosa ajuda da internet para ser conhecida e admirada em todo o Brasil. Sites voltados às temáticas da psicologia, instituições sociais e milhares de psicólogos de todo o país estão aderindo à proposta e organizando ações virtuais e presenciais em suas cidades, como, por exemplo, compartilhamento de posts, palestras-relâmpago sobre saúde emocional em salas de espera de hospitais, em escolas, em espaços públicos e em empresas.

Além de palestras-relâmpago, cidadãos e profissionais da Saúde estão organizando distribuição de fitas brancas em praças das cidades, tira-dúvidas virtuais sobre saúde mental e sobre a importância de uma cultura da saúde mental na humanidade, entrega de panfletos explicativos sobre saúde emocional em escolas, em empresas e a proposição de projetos de lei, aos vereadores e deputados brasileiros, para que cada município e Estado declare o mês de

janeiro como o Mês Oficial do Janeiro Branco e da Conscientização sobre Saúde Mental nos calendários oficiais das Prefeituras e das unidades da federação.

MAIS: Mais detalhes sobre a campanha, sobre a sua programação e as suas novidades podem ser encontradas em: janeirobranco.com.br, em facebook.com.br/campanhajaneirobranco e em @janeirobranco no Instagram.

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?