Pesquisar

>

Post: Em janeiro, Museu da Energia de Itu abre programação especial de férias

Em janeiro, Museu da Energia de Itu abre programação especial de férias

Caio Mattos
Registro da chegada de crianças no Museu da Energia de Itu

Como forma de oferecer atividades diversificadas ao público infantil em férias, o Museu da Energia de Itu preparou, em janeiro, uma programação completa. As atividades especiais são; gincanas, arqueologia para criança, contação de histórias e oficina de scrapbook – tudo gratuito! Confira a programação completa abaixo:

 

ARQUEOLOGIA PARA CRIANÇA

Gratuito

Local: Museu da Energia de Itu

Data: 09/01/2019

Horários: 15h às 16h30

Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu

Mais Informações: 11 4022-6832

 

O trabalho do arqueólogo é investigar o passado por meio de vestígios deixados pelas sociedades antigas, fazendo escavações e analisando os objetos encontrados, que vão de ossos e restos alimentares a cerâmicas e porcelanas. Das 15h às 16h30, o educativo do Museu convida a criançada a descobrir o universo da arqueologia, por meio de uma atividade de campo no sítio arqueológico do espaço, localizado no jardim. Ao final, as crianças poderão reproduzir uma peça do passado, encontrada na “expedição”.

 

Prospecção arqueológica

As prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu da Energia de Itu resultaram na coleta de 3,8 mil fragmentos que revelam o cotidiano dos moradores que habitaram o sobrado do museu, construído em 1847, além da presença de  indígenas na localidade, com o achado de frações de peças de tradição tupi-guarani, com datação estimada do século XVII. Entre os itens, destacam-se artefatos cerâmicos, utensílios domésticos e fragmentos de vidros.

 

GINCANA “GASTANDO ENERGIA BRINCANDO”

Gratuito

Local: Museu da Energia de Itu

Data: 16/01/2019

Horários: 15h às 16h30

Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu

Mais Informações: 11 4022-6832

 

Das 15h às 16h30, o educativo do Museu convida a criançada a gastar a energia brincando, com a realização de uma gincana cheia de desafios que envolvem movimento, força e raciocínio. A ideia é apresentar ao público infantil que a energia está em toda parte, inclusive no corpo das pessoas – por meio da alimentação -, fazendo tudo acontecer, viver, mover, funcionar ou se transformar.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E OFICINA DE CATAVENTO

Gratuito

Local: Museu da Energia de Itu

Data: 23/01/2019

Horários: 15h às 16h30

Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu

Mais Informações: 11 4022-6832

 

A contação de histórias “O Homem dos Moinhos de Vento” apresentará uma viagem lúdica e divertida pela vida do primeiro brasileiro a estudar a força dos ventos na produção de energia: o engenheiro paulista Catullo Branco. Ao final, as crianças poderão participar de uma oficina de catavento.

 

Nascido em 1900, na Capital, Catullo Branco foi pioneiro nos estudos sobre energia eólica no país, nos anos 1930, deputado federal nos anos 1940 e responsável pelo projeto da Hidrovia Tietê-Paraná, umas das mais importantes do Brasil.

 

OFICINA GRATUITA | SCRAPBOOK

Gratuito

Local: Museu da Energia de Itu

Data: 30/01/2019

Horários: 15h às 16h30

Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro, Itu

Mais Informações: 11 4022-6832

 

Na era digital, em que fotos, frases e desenhos preferidos estão nas redes sociais, a oficina propõe que as crianças confeccionem um scrapbook artesanal (livro com recortes usado tanto de agenda como de álbum de fotografias), no melhor estilo “faça você mesmo”, para registrar as memórias mais legais de 2019.

A ação é um desdobramento da nova exposição do Museu da Energia de Itu, “Onde os arquivos despertam“, que provoca o visitante a pensar no arquivo não como um depósito cheio de documentos velhos e empoeirados, mas como um organismo vivo repleto de histórias pessoais, institucionais, e que nos ajudam a entender as transformações da sociedade.

Em parceria com a WePrint! Fine Art, a impressão das primeiras fotografias será ofertada às crianças pelo museu.

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?