Lourdes Sioli lança livro de memórias em Itu

Lourdes Sioli lança neste janeiro seu livro “Anos Dourados”, com crônicas sobre sua juventude, principalmente a época da infância; no detalhe, a capa da obra

Maria de Lourdes F. Sioli é uma figura conhecida na cidade de Itu. Já foi vereadora, secretária de Cultura e Turismo, diretora de Ensino, atuou como professora e diretora em diversas escolas na cidade das redes pública e particular. Pelas entidades ituanas, passou pela presidência de praticamente todas, como Acadil (Academia Ituana de Letras), Saci (Sociedade dos Amigos de Itu), Museu da Música, Coral Vozes de Itu e muitas outras.

De uns anos para cá, tem mergulhado mais em reflexões e na escrita e, assim, nasceu seu mais novo livro: “Anos Dourados”. “Eu comecei o que agora é esse livro de uma maneira completamente despreocupada. Sempre que lembrava de algo da infância, eu escrevia e fui guardando tudo aquilo até que chegou uma hora que achei que esses textos se conectavam”, explica a escritora.

Entre as lembranças que foram passadas para o papel, histórias da infância são as predominantes. São crônicas soltas e com diversos personagens, alguns aparecem até mais de uma vez no livro todo. “Tive muito incentivo de amigos e de familiares para transformar tudo isso em livro”, aponta ela, que até então, publicava os textos em seu Facebook pessoal e recebia muitos comentários de amigos. Alguns chegaram a ser publicados nos últimos anos em edições da REVISTA REGIONAL.

A obra reúne uma média de 80 crônicas. A escritora conta que queria chegar a cem, mas, achou que nem todas se conversavam e acabou deixando algumas de lado. O processo criativo de Lourdes acontece em qualquer lugar e logo qualquer pedaço de papel, guardanapo ou embalagem se tornam o registro físico de suas memórias. “Tem que ser rápido para não perder o raciocínio”, brinca ela. Questionada sobre uma crônica preferida, dona Lourdes já se emociona apenas ao citar uma especial, intitulada “Lápis Amarelos”.

Além de suas memórias, o livro ainda traz homenagem das filhas e de amigos próximos da autora e promete emocionar a todos os leitores.

MAIS: “Anos Dourados” será lançado no dia 12 de janeiro, no Museu da Energia, em Itu.

foto: Gisele Scaravelli