Pesquisar

>

Post: Salto sedia Cordel de Natal

Salto sedia Cordel de Natal

Momento do espetáculo que conta a história do nascimento de Cristo de uma forma diferente através da literatura de cordel

Espetáculo cênico-musical em Salto resgata as raízes da tradição de cultura oral do Nordeste com abordagem atualizada

Salto receberá pela segunda vez o grande espetáculo natalino “Cordel de Natal – Nascimento de Jesus Cristo”, que acontecerá no dia 21 de dezembro, a partir das 20h, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat.

O “Cordel de Natal” reúne dança, música, teatro, poesia popular e o bom humor para contar o nascimento do Menino Jesus. Adaptado para o formato de cordel, o tradicional auto de Natal é apresentado com rimas, repente e regionalismo nordestino. Nos entreatos, a incorporação de manifestações artísticas, como a dança, projeções audiovisuais numa cenografia telúrica, que nos remete ao universo das feiras, das quermesses, dos engenhos. Tudo ao som de uma trilha que acompanha o trovador em sua saga pelos recantos da alma sertaneja. O espetáculo, que já foi visto por mais de 15 mil pessoas em 2017 em três cidades diferentes, é sucesso de crítica.

O cordel é dirigido por Chicó Ferreira e Marli Lopes e conta com grande elenco, além de artistas convidados de projetos da Secretaria de Cultura de Salto. O texto é uma adaptação do cordel “O Nascimento de Jesus”, do autor Euriano Sales. Este ano, a apresentação conta com apoio da REVISTA REGIONAL.

A literatura de cordel

O cordel se firmou como autêntica expressão do sertão nordestino a partir do século XIX. Os folhetos com a típica xilogravura na capa vendidos nas feiras, mercados ou quermesses contavam (e até hoje contam) histórias fabulosas de reis e fadas, de assombrações, de bichos que falam, de façanhas de valentões, de acontecimentos políticos e inumeráveis outros temas que a criatividade dos poetas populares viessem excitar. A literatura de cordel virou patrimônio cultural em 2018. O reconhecimento do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) chega no exato momento em que a internet promove desafios entre cordelistas do Brasil e do exterior, difundindo ainda mais a cultura, que foi trazida pelos portugueses na segunda metade do século XIX.

O “auto de Natal” será encenado pela segunda vez em Salto, tendo em vista o sucesso de público em 2017

Natal Solidário

Solidariedade é uma palavra que tem tudo a ver com Natal. Se você concorda com isso e quer contribuir para que crianças sejam mais felizes neste fim de ano, saiba que no dia do espetáculo a produção irá receber panetones que serão doados para a Cáritas Interparoquial de Salto, instituição que atende centenas de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Essa é uma campanha com o apoio da

Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat e da Prefeitura de Salto, através da Secretaria de Cultura.

O Cordel de Natal em Salto conta com apoio do Sicredi e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto. 

fotos: RGR Cultural/Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?