Pesquisar

>

Post: Chaminé e casas da Brasital são restauradas

Chaminé e casas da Brasital são restauradas

A antiga chaminé da Brasital também passou por reforma

Construídas entre 1920 e 1924, instalações fazem parte do patrimônio histórico de Salto e foram recuperadas pelo Ceunsp, que está celebrando 60 anos de atividades

No ano em que comemora 60 anos, o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp) acaba de realizar uma minuciosa obra de restauração da chaminé e das casas históricas, localizadas em seu campus, para proteger um dos patrimônios da cidade de Salto. Construídas entre 1920 e 1924 para a tinturaria e para a vila operária da antiga fábrica têxtil Brasital, as instalações fazem parte do patrimônio histórico da cidade e desde 2001 pertencem ao Centro Universitário. As obras, realizadas pelo escritório Kruchin Arquitetura, duraram aproximadamente um ano e o investimento total foi de R$ 2,7 milhões.

Detalhes de antes e depois da restauração da coroa da chaminé, no campus Salto

A necessidade da reforma da chaminé e do conjunto de 12 casas, chamadas de “chalé dos mestres”, foi identificada pelo Ceunsp face à necessidade de conservação pelos danos causados pela exposição ao tempo ao longo de seus mais de 90 anos. A chaminé de 40 metros de altura, por exemplo, começou a apresentar desprendimento de tijolos na região da coroa, parte mais sujeita à exposição, pouso de pássaros ou presença de fungos, ocasionando furos nas telhas da cobertura, além de manchas de umidade, perda de tijolos e desagregação de argamassa de assentamento. Já as casas, construídas em um conjunto de 3.900m², apresentavam madeiramento comprometido por fissuras, excesso de umidade, além de danificações no sistema de captação de água e pintura comprometida.

Com este cenário, as etapas emergenciais da obra foram priorizadas, como o restauro na cobertura das casas para evitar o risco de queda de madeiramento e a reconstrução da alvenaria de tijolos na coroa da chaminé, fabricados especialmente para o restauro de acordo com a tipologia, dimensões e coloração dos originais. As etapas foram seguidas do restauro da estrutura e pintura dos imóveis.

A histórica indústria Brasital, hoje campus Salto do Ceunsp

Por se tratar de uma construção histórica, a reforma foi planejada com o cuidado de preservar os detalhes originais das instalações realizadas por profissionais especializados em restauração. “Celebramos os 60 anos do Ceunsp com o mesmo comprometimento e preocupação que temos em preservar o patrimônio histórico que nos acolhe e nos permite, em sua infraestrutura cheia de histórias e lembranças, formar profissionais de todas as áreas com qualidade. Também transmitimos nosso respeito ao registro histórico e conscientização social aos nossos alunos e comunidade da região e seguiremos escrevendo ainda mais capítulos nesta história”, afirma o Rritor do Ceunsp, professor Ricardo Pereira Calegari.

 

fotos: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?