Pesquisar

>

Post: Novembro Azul: prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: prevenção ao câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, seu diagnóstico precoce aumenta, e muito, as chances de cura

Especialistas em Oncologia explicam os diferentes tipos de câncer e alertam para a prevenção e cuidados que homens têm que ter

 

Novembro é um mês voltado para a saúde do homem e é forte na campanha de prevenção ao câncer de próstata, ficando conhecido como “novembro azul”.

            No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, seu diagnóstico precoce aumenta, e muito, as chances de cura. Mas homens, num geral, se cuidam menos que as mulheres e, por isso, esse mês tem que ser de grande alerta. O dia de combate ao câncer de próstata é dia 17 de novembro, mas as ações de prevenção se dão o mês todo, por todo o país.

– Dr. Leonardo Bossi, da Neo Onco Especialidades

            O câncer de próstata é uma doença maligna de uma glândula que faz parte do sistema genital-urinário do homem. Existem vários fatores de risco associados a sua ocorrência, não necessariamente apenas em pacientes com fatores de risco. “Os principais fatores de risco são casos na família, em parentes próximos como pai e irmãos principalmente; sedentarismo, tabagismo e pessoas negras”, explica Dr. Leonardo Bossi, da Neo Onco Especialidades, e ressalta que a prevenção é relativamente simples do ponto de vista médico, e envolve consulta com urologistas, oncologistas ou outros especialistas que se julgarem capacitados. “Os exames são de sangue e toque retal. O preconceito ainda existe, mas hoje, com a disseminação massiva de nossas campanhas, isso tem diminuído. No final, o medo de ter a doença diagnosticada em fases tardias, risco de morte e o reconhecimento de que é uma doença curável, tem levado muitos homens a procurarem os exames”, ressalta o oncologista. Na Neo, uma equipe técnica, com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, urologistas e radioterapeutas, está preparada para auxiliar pacientes com o diagnóstico.

            O oncologista clínico Frederico Leal, da Onco Itu, explica que o câncer de próstata é uma doença heterogênea, assim como os outros cânceres, ou seja, um nunca é igual ao outro.“Temos casos tão indolentes que a gente nem precisa tratar, principalmente, em pacientes mais idosos. Num outro extremo temos casos de câncer de próstata que já chega com a doença metastática, ou seja, já espalhou para outros locais além da próstata. O local que o câncer de próstata mais espalha são os ossos, nesses casos a gente não consegue mais curá-la, mas, mesmo assim, a doença tem uma perspectiva de ser bem controlada”, detalha o médico. Ele ainda explica que, comparada a outras formas de câncer, o de próstata pode ser bem controlado. Para os cânceres que não são tão indolentes, mas nem tão agressivos, o tratamento já visa a cura. “Existem dois tipos de tratamentos, a cirurgia com retirada da próstata, feita por um urologista, ou a radioterapia”, explica.

Dr. Frederico Leal, da Onco Itu

             A idade recomendada tanto pela Sociedade Americana de Prevenção de Câncer quanto pela Sociedade Brasileira de Urologia para prevenção é a partir dos 50 anos. “Lembrando que, se há histórico familiar, o ideal é iniciar aos 45 anos”, finaliza Dr. Frederico.

 

fotos: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?