Pesquisar

>

Post: Museus de Itu na 12ª Primavera dos Museus

Museus de Itu na 12ª Primavera dos Museus

foto: Caio Mattos
O Museu da Energia de Itu participa da Primavera dos Museus com diversas oficinas e exposições

Entre 18 e 23 de setembro, Museu da Energia de Itu integra ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com oferecimento de entrada gratuita e realização de programação especial

O Museu da Energia de Itu participa, entre 18 e 23 de setembro, da 12ª edição da “Primavera dos Museus”, temporada de uma semana de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que, em 2018, articulará centenas de instituições ao redor do tema “Celebrando a Educação em Museus”. O objetivo é propor uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento e da vida em sociedade.

Durante a semana especial, o Museu da Energia estará com entrada gratuita. O público poderá conferir as atuais exposições da unidade, “História, Energia e Cotidiano”, “Os ituanos e a chegada da luz” e “Fontes e Chafarizes”. Com abordagens diferentes, as mostras apresentam o impacto da chegada dos serviços de água e energia em Itu.

OFICINAS GRATUITAS

Além da gratuidade, haverá o oferecimento de oficinas. A primeira, “Fontes históricas em sala de aula”, com a educadora Andrea Trus, acontece no dia 18. A oficina orientará professores sobre como aproveitar os diferentes tipos de fontes documentais (audiovisual, escritos, fotografias) em sala de aula. No dia 19, será a vez do workshop “Fanzine para Professores”, com o educador Pedro Scavacini, e que apresenta o que é o fanzine, para que serve, e como e quando aplicar o seu uso com os alunos. Ambas as oficinas acontecem entre as 18h30 e 20h30 e têm vagas limitadas. As inscrições ficam abertas de 1º a 16 de setembro, pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br.

No sábado (22), das 9h às 16h, acontece a oficina “Desenho de Observação em Arquitetura”, com a artista plástica Silvana Novelli. O cursoabordará conceitos e análise de detalhes arquitetônicos e o desenvolvimento de seus desenhos, com a realização de exercícios que abordam a bi e a tridimensionalidade. As inscrições serão de 8 a 20 de setembro, pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br.

ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA

Fechando a programação especial, no domingo, 23, às 10h, o museu recebe o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A apresentação é gratuita e o público poderá conferir um repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja.

 

foto: Divulgação
O Museu da Música – Itu também integra a Semana Primavera nos Museus 2018

No Museu da Música – Itu

O Museu da Música – Itu também participará da Primavera nos Museus com uma programação especial entre 18 e 23 de setembro. O objetivo é estimular a visitação aos museus e criar maiores vínculos com a comunidade. O tema do evento para este ano é “Celebrando a Educação em Museus”, que provoca as instituições a estabelecer novas relações entre o acervo e o público. Em especial o Museu da Música, além da mostra de longa duração, estará encerrando a exposição “ouvir, tocar e cantar: dos instrumentos musicais às mídias digitais” que discute a substituição da música ao vivo pelas gravações, no universo doméstico, além de propor temas correlatos como a convivência familiar, o gosto musical e as imposições da mídia sobre a cultura. 

 

18 de setembro, 8h30: 
Ação Educativa – “do piano ao MP3 – a música na vida doméstica”

Para alunos de escolas de Itu

No Museu da Música – Itu – Rua Floriano Peixoto, 480, Itu.

 

19 de setembro, 19h: 
Ação Educativa – “A música na Idade Média”

Para graduandos do curso de História do CEUNSP

 

20 de setembro, 19h30: 
Ação Educativa – “do piano ao MP3 – a música na vida doméstica”

Para o Coral Vozes de Itu

No Museu da Música – Itu

 

23 de setembro, das 9h às 13h: 
Visita monitorada ao Museu da Música – Itu

Jornada do Patrimônio Histórico de Itu

 

MAIS: O Museu da Energia fica na rua Paula Souza, 669, Centro, Itu.
Informações: (11) 4022 6832 ou itu@museudaenergia.org.br
www.museudaenergia.org.br

O Museu da Música – Itu fica na rua Floriano Peixoto, 480, Itu.

fotos: Caio Mattos

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?