Pesquisar

>

Post: Fundação Marcos Amaro tem mostra permanente em Itu

Fundação Marcos Amaro tem mostra permanente em Itu

Coluna (2016), Caciporé Torres

Com curadoria de Ricardo Resende, exposição reúne trabalhos de artistas renomados como Adriana Varejão, Cildo Meireles, Tunga, Mestre Didi e muitos mais

Uma coleção que reúne cerca de 50 trabalhos entre pinturas, esculturas, relevos e instalações de autoria de diferentes gerações de artistas que vão do barroco ao contemporâneo. Um panorama abrangente da arte brasileira, com trabalhos dos mais importantes artistas nacionais. É dessa forma que a Fundação Marcos Amaro inaugura a exposição permanente “O tridimensional na coleção Marcos Amaro: frente, fundo, em cima, embaixo, lados, volume, forma e cor”, em sua sede, na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), em Itu.

Com curadoria de Ricardo Resende, a mostra traz um recorte do acervo do colecionador, artista e empresário Marcos Amaro. “A exposição apresenta um acervo em construção que tem interesse no ato escultórico, da categoria artística voltada para o tridimensional. Desde um Aleijadinho, com uma escultura entalhada na madeira de Nossa Senhora das Dores, dramática e que revoluciona a Arte Barroca, a Nuno Ramos, com sua ‘coluna de cal’ erguida no espaço da exposição, em que fala da materialidade e urgência das coisas que tomam forma e se transformam em objeto pulsantes, equilibrados, entre a transitoriedade e permanência da matéria”, detalha Resende.

A exposição marca a inauguração da Sala Almeida Júnior, espaço expositivo da FAMA que homenageia o artista plástico ituano do século XIX, José Ferraz de Almeida Júnior, e que também está presente na coleção com a obra “Descanso da modelo”.

A mostra se expande para além dos limites das paredes do espaço físico e toma os jardins do prédio histórico onde está localizada. Esculturas monumentais dos artistas Caciporé Torres, Emanoel Araújo, Gilberto Salvador, José Resende, José Spaniol, Mário Cravo, Mestre Didi, Sérgio Romagnolo e do próprio Marcos Amaro preenchem os espaços externos e poderão ser vistos pelo público.

foto: Lana de Oliveira
Bilu-bilu, Gilberto Salvador

A Fundação em Itu

A Fundação Marcos Amaro é uma organização cultural privada sem fins lucrativos, que tem como objetivos incentivar a criação artística contemporânea, investigar criticamente e documentar os caminhos da arte, e, ainda, possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro. Esse acervo conta hoje com cerca de mil obras e vem sendo construída ao longo dos últimos dez anos. Sua primeira aquisição foi uma obra de Cândido Portinari e, de lá para cá, o colecionador tem investido em obras dos mais importantes artistas, com foco maior nos brasileiros. São pinturas, esculturas e fotografias que, juntas, compõem um acervo potente e expressivo da arte brasileira. A Fundação foi criada em 2012, em Itu, com objetivo de fomentar a descentralização da arte. A iniciativa é abrigada em uma área de 20 mil metros quadrados, onde no século XIX funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região. Hoje, funcionando a Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), o complexo abraça não apenas o espaço expositivo que possibilitará ao público o acesso ao acervo da Fundação, mas que também abriga ateliês, ocupações e residências artísticas promovidas por meio de editais.

MAIS: A exposição é aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 17h com entrada gratuita. A Fundação Marcos Amaro fica na antiga tecelagem São Pedro, na rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu.

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?