Ricardo Muñoz desenvolveu a série Em Conserva, que contempla dez telas em técnica mista, com imagética leve, fluida, figurativa e com os ares frescos do grafite e da pop art, para exposição que acontece de 24 a 31 de agosto na Casa da Fazenda
O que você deseja conservar? A fé, a juventude ou a liberdade? Ocorre-lhe algo mais importante, como o amor ou a esperança? Ou suas memórias, incluindo a daquele beijo tão especial? Ou, ainda, exagerando no desejo, quer preservar intocável o tempo? Embasado por tudo aquilo que considera relevante para não ser devidamente conservado, o artista Ricardo Muñoz desenvolveu a série Em Conserva, que contempla dez telas em técnica mista, com imagética leve, fluida, figurativa e com os ares frescos do grafite e da pop art, para exposição que acontece de 24 a 31 de agosto na loja Casa da Fazenda, em Indaiatuba.
Muñoz é formado em Jornalismo e trabalhou nas principais emissoras de televisão do país. “Em minhas obras, faço uma fusão única de temas conceituais e plásticos, unindo de forma cromática e estrutural diferentes contextos da cultura e da arte”, informa o artista. O resultado tem identidade exclusiva e, além da harmonia das cores leves com o traçado preto-intenso, ele sabe ocupar grandes espaços da tela de forma personalíssima e encantadora. Outra característica marcante de sua obra está na sensibilidade de tudo aquilo que tange às relações humanas, à introspecção, às dúvidas existenciais, à importância real das coisas, a certo sentimentalismo. Já expôs em várias cidades de Portugal, Itália, Áustria, França, Espanha e EUA, além do Brasil. Foi o responsável pela criação do cenário e do The Voice Brasil 2017.
A produção artística é de Ligia Testa, para quem uma das habilidades do artista é a ousadia em ‘provocar’ a partir do novo, do inusual, do inesperado, daquilo que está adiante do tempo, como requer a contemporaneidade. Nesta mostra, além das dez telas da série Em Conserva, em um preview especialíssimo para a Semana Design Meeting, a produção decidiu expor três novas obras da próxima exposição (O que te transborda?), nas quais Muñoz insere elementos em 3D. “Coloquei uma dessas telas em destaque no Espaço de Arte e noto as pessoas olhando longamente, analisando, avaliando, enfim, ali acaba por acontecer algo que a arte, na atualidade, deve exercer, ou seja, fazer pensar”, complementou a marchande.
A produção artística para a Semana Design Meeting contempla ainda a palestra Uma Janela Para a Arte, ministrada por Muñoz, na qual ele fala sobre a relevância do profissional fazer uso de obras de arte em suas ambientações para dar requinte e exclusividade ao espaço do cliente.
MAIS: A Casa da Fazenda Móveis fica na avenida Visconde de Indaiatuba, 1189 – Indaiatuba.
A entrada é gratuita.
Fotos: Divulgação