Pesquisar

>

Post: As novidades da Semana de Milão 2018

As novidades da Semana de Milão 2018

O maior evento de design do mundo acontece anualmente em Milão, na Itália, e reúne profissionais de decoração, designers, jornalistas e grandes marcas mundiais para pensar e respirar design por uma semana; REGIONAL esteve lá!

Quem nunca ouviu falar da Semana de Design de Milão? É uma explosão de cores, formas e ideias sem fim. Nenhum lugar no mundo consegue reunir tanto design e tantos eventos voltados ao setor, num espaço curto de tempo, como Milão. Anualmente, profissionais do mundo todo, como designers, arquitetos, grandes marcas, jornalistas de todo o mundo, respirando design 24 horas por dia, se esbarram pelas ruas de Milão e pelos eventos que pipocam pela cidade inteira.

O Salão Internacional do Móvel, evento âncora da semana de design, acontece afastado do centro da cidade, num pavilhão enorme com mais de 2 mil expositores, sendo 34% estrangeiros. Estima-se que mais de 7 milhões de pessoas tenham passado pelo salão em suas últimas edições, visitando os 14 pavilhões. Só em 2017 foram mais de 370 mil visitantes de 160 países. Este ano, como todo ano par, o evento ainda contou com a EuroCucina, uma exibição internacional de cozinhas. Nomes como Kartell, Vitra, Poltrona Frau, Edra, Natuzzi e muitos outros estiveram presentes no salão.

Além de visitar a feira, algo que não dá para fazer em apenas um dia, acompanhar os eventos por toda a cidade, conhecido como os Fuorisalone, é essencial. “A feira é muito bacana. O contato com as marcas renomadas e os lançamentos é muito bom, mas vivenciar a cidade e os eventos do Fuorisalone foi o que achei que mais valeu a pena. É a semana mais importante de design no mundo, então, todo evento que você participa, mostra que visita, loja que conhece, faz diferença no seu dia a dia de trabalho e acabam por influenciar seus projetos. Não apenas móveis, mas a tendência de design em geral e viver isso durante o evento te influenciam sem você nem perceber”, reflete o arquiteto ituano Marco Aurélio Benedetti, que esteve presente na Semana de Design 2018. Não apenas as marcas de móveis, mas marcas de carros, grifes como Louis Vuitton, Prada e outras instituições prepararam eventos especiais que aconteceram paralelamente pela cidade.

O distrito mais visitado pelos turistas durante a Semana de Design em Milão é Brera. Local que respira design se passar muito distraído, acaba perdendo um evento de lançamento dentro de lojas e mais lojas. Absolutamente todas as marcas esperam pelo evento o ano todo e o bairro pipoca de italianos e estrangeiros em busca de novidades. Esse ano, os eventos do Fuorisalone chegou à nona edição com uma programação que incluía mais de cem eventos diferentes com o tema “Be Human” (“Seja Humano”), um convite para que os designers pensassem em projetar com empatia. O Brasil marcou presença em Brera com o Modern Brazilian Masters, realizado em colaboração com o Consulado Geral do Brasil em Milão e a Apex-Brasil.

Entre as novidades vistas na Semana de Design e no Salão do Móvel, Benedetti aponta: “As cores estão em grandes planos, sejam nos pisos, paredes, tapetes ou até mesmo em um grande sofá. Pude notar a diferença na aplicação delas que saíram de pequenos detalhes para ganhar grandes proporções nos ambientes. Uma gama de cores quentes, com brilho reduzido, inspirada na paleta do momento das cores modernistas de Le Corbuiser”. Além disso, ele destacou que algumas tendências como o uso de marmorizados e rochas em superfícies continuam. E quando o assunto é tecido, os veludos também se mantêm presentes.

A Semana de Design de Milão é a mais importante do setor mundial e o evento que marcas do mundo todo esperam para fazer seus lançamentos, ditando o que será usado na decoração a partir dela.

Confira a galeria de fotos da Semana de Milão:

fotos: Gisele Scaravelli e Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?