Pesquisar

>

Post: Itu promove campanha para evitar racionamento de água

Itu promove campanha para evitar racionamento de água

foto: Gisele Scaravelli
Rodrigo Tomba, secretário de Governo; Guilherme Gazzola, prefeito; e Vincent Menu, superintendente da CIS durante coletiva de imprensa

Para garantir o abastecimento de água de Itu durante o período de estiagem e evitar racionamento, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento – está intensificando a fiscalização contra o desperdício de água na cidade. A autarquia conta com a ajuda de 20 agentes da Prefeitura para orientar a população quanto ao consumo consciente e para fiscalizar e aplicar advertências àqueles que desperdiçarem água. Atenção! Atos como lavar calçada com o uso contínuo de água, molhar ruas continuamente, manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente e lavar veículos com uso contínuo de água, excetuando-se os casos de lava-jatos que deverão possuir sistema que reduza o consumo de água ou que permita a sua reutilização, serão considerados infrações.

Num primeiro momento, quem for pego cometendo esses atos serão advertidos, mas, no caso de reincidência, a CIS poderá aplicar multas aos infratores, seguindo as diretrizes da Lei Municipal 1078 de 2009, que dispõe sobre o controle do desperdício de água potável distribuída para uso. Essas medidas marcam a segunda etapa da campanha “A Água é de Todos e Cada um Deve Fazer a Sua Parte”, lançada há três meses pela CIS.

foto: Pref. de Itu
Um dos mananciais da cidade; Prefeitura alerta para o período de estiagem

Em coletiva no último dia 16 de maio, a CIS e a Prefeitura de Itu afirmaram que o consumo não subiu até o momento na cidade, mas, que alguns mananciais já utilizam sua reserva, o que exige maior atenção. Em comparação a 2014, choveu 23% a menos esse ano. “Estamos em alerta, afinal vivenciamos o ano com maior escassez de chuvas desde 1961. Por isso, lançamos em março peças publicitárias educativas, veiculadas nos principais veículos de comunicação da cidade e também aumentamos a divulgação de informações sobre consumo consciente nos canais da CIS e Prefeitura. Para evitarmos o racionamento, a população precisa colaborar. Queremos reduzir o consumo de água em até 30% por meio destas ações educativas”, pontua o superintendente da CIS, Vincent Menu e detalha investimentos feitos desde a criação da CIS, em fevereiro de 2017, como instalações elétricas e a adutora do sistema Mombaça/Pau D’Alho, para captação de mais de 200 litros de água por segundo, além dos 80 litros já utilizados, construção de dois novos reservatórios para aumentar em 5 milhões de litros a capacidade de armazenamento de água tratada, obras de melhoria da captação do Fubaleiro e a ativação de poços para suprir abastecimento de água e dar um ‘respiro’ para os trabalhos da Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande e a instalação de geradores, garantindo a distribuição de água mesmo em quedas de energia.

MAIS: A Prefeitura de Itu afirma que a pessoa que se deparar com o desperdício de água poderá informar o poder público por meio das páginas da CIS e Prefeitura de Itu no Facebook pelos telefones 0800 722 4827 e 156 ou pelo whatsapp (11) 94136-6222.

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?