Durante dois meses, até final de julho, acontece a 32ª edição da CasaCor SP, maior evento de decoração das Américas. Com o tema “A Casa Viva”, a mostra projeta receber mais de 100 mil pessoas durante esses dois meses e traz a ideia de renovar a casa como refúgio e espaço para celebrar os laços de afeto, a convivência familiar e uma reconexão com a natureza. São 80 ambientes em 17 mil metros quadrados.
Como destaque desta edição, está o retorno de grandes nomes da arquitetura, como João Armentano, Roberto Migotto, Débora Aguiar, Arthur Casas, Naomi Abe, Dado Castello Branco, Fernando Brandão, Jóia Bergamo e Oswaldo Tenório. Vários profissionais que conquistaram sucesso nas edições anteriores também estão de volta este ano: Maicon Antoniolli, Michel Safatle, Nildo José, Marina Linhares, Yamagata Arquitetura, Paola Ribeiro, Suíte Arquitetos, Très Arquitetura, Triart e Triplex Arquitetura, entre outros.
A mostra vai até 29 de julho, sempre de terça-feira a sábado, das 12h às 21h; domingos, das 12h às 20h, no Jockey Club de São Paulo, na avenida Lineu de Paula Machado, 875 – Cidade Jardim.
Casa da Árvore
Dentro do tema “A Casa Viva”, os profissionais Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, da Suite Arquitetos, construíram o espaço “Casa da Árvore”, um dos destaques que a REVISTA REGIONAL visitou na mostra. É uma casa completa em todos os sentidos, repleta de identidade brasileira – inspirada na flora e fauna, suas riquezas naturais, como pedras brutas, texturas rústicas – e decoração composta com mobiliário assinado por importantes nomes do design brasileiro, como Oscar Niemeyer e Jorge Zalszupin.
“Evidenciamos as raízes brasileiras, destacando os materiais naturais e os tons terrosos, alinhados à contemporaneidade e o morar cosmopolita”, exemplifica Troncon. O ambiente, que compreende uma generosa área de 280m², enfatiza a integração da arquitetura interior com o espaço exterior da casa, envolta na temática da natureza, que reverbera para a decoração da casa e mobiliário.
Um imponente Flamboyant incorporado à área de estar, ganha destaque ao transpor o pé direito da casa. É a árvore que, a partir das cores do tronco e da verde copa, estabelece o tom da paleta de cores reinantes na decoração. “Os matizes dos frutos brasileiros, como as ricas nuances do marrom, a cor do cacau, o avermelhado do caju, a amarelo vivo da manga, além de explorarmos as tonalidades âmbar, ferrugem e o laranja, serviram como mood de inspiração para o desenvolvimento da produção de todo o projeto, sem perder o foco no minimalismo aconchegante”, conta Daniela Frugiuele.
Ainda na sala de estar, peças icônicas como a poltrona Presidencial de Jorge Zalszupin; a sinuosa Marquesa, de Oscar Niemeyer, e o biombo, assinado por Etel Carmona, assim como a poltrona de Walter Knoll para a Casual, conferem elegância ao ambiente. O sofá Modular produzido com tecidos como juta e tear de algodão, é assinado pelo trio de arquitetos para a Suíte Design, especialmente para integrar a mostra.
A geometria da casa é revelada por um volume de madeira que sustenta o plano da cobertura e resulta na área social totalmente integrada ao jardim. A marcação destes blocos se dá por conta da utilização de diferentes acabamentos, como por exemplo, o carvalho europeu da Parket, que abriga o dormitório. Já o outro volume ganha pintura especial texturizada que envolve a estante, revestida com o painel de aquarela em tons terroso, desenvolvida pelas artistas plásticas Adriana e Carlota.
Os elementos naturais ganham mais destaque na cozinha a partir do uso elementar de uma pedra Sabão, extraída de Minas Gerais e fornecida pela Pagliotto, que pelas mãos dos profissionais da Suite Arquitetos, ganha a função de bancada dentro do espaço. O móvel fica ainda mais dinâmico ao incorporar a cuba, um cooktop e o forno, e permanece alinhado à mesa de jantar, também em tons claros, acompanhada da dupla de cadeiras da Líder, na cor verde musgo.
Já o quarto apresenta uma configuração descontruída com o painel de marcenaria em muxarabi, causando a impressão de dissolução à medida que os pequenos quadradinhos revelam a paisagem do jardim por trás do espaço. O efeito degradê também pode ser visto no revestimento de parede do quarto, da empresa Branco Papel de Parede, e que percorre toda a extensão do banheiro, localizado na área externa da casa. “Fizemos algo despojado e ao mesmo tempo conceitual no banheiro – jardim, árvores, pedra bruta e ausência de teto no box, concretizam nossa ideia de casa de banho ao ar livre”, explica Troncon.
CONFIRA ABAIXO A GALERIA DE FOTOS
fotos: Ricardo Bassetti