Pesquisar

>

Post: Assatemec completa 18 anos

Assatemec completa 18 anos

Parte dos alunos de teoria musical que iniciaram os estudos este ano na Assatemec, junto dos professores e da presidente da associação, Miriam Benayon

Associação chega aos 18 anos e passa a contar com um coral e aulas de mais instrumentos

A Assatemec – Associação Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho – está completando 18 anos com muitos motivos para comemorar. Com quase 130 alunos, a tradicional Associação continua com o projeto de aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo e flauta transversal para crianças e adolescentes de baixa renda, entre oito e 14 anos. “Iniciamos esse ano com 128 alunos, é o máximo que consigo ter na escola”, explica Miriam Benayon, presidente da Associação. As crianças que se tornam alunas da escola não precisam ter instrumento para as aulas, a entidade empresta para cada aluno. As matrículas são feitas por ordem de chegada e são abertas duas vezes por ano, uma por semestre. “Nós atendemos crianças de baixa renda e, infelizmente, não consigo atender a todos que nos procuram. Fazemos por ordem de chegada”, explica a presidente. As matrículas acontecem duas vezes por ano, pois conforme há desistência, há também uma nova chance para novos alunos.

Os jovens na Assatemec podem escolher, para as aulas, instrumentos como violino, viola, violoncelo, flauta, trompete, trompa ou trombone

Hoje, além dos instrumentos de corda e flauta, a Associação está efetuando matrículas para alunos que tenham interesse em aprender trompa, trompete e trombone. “Estamos com um professor novo para esses instrumentos e já estamos com matrículas abertas”. Além de novos instrumentos, outra novidade para comemorar os 18 anos da Assatemec é o coral. “Já estamos ensaiando todos os sábados de manhã, e aceitando participantes. Não precisa nem saber ler música, só precisa ter vontade de cantar”, ressalta Miriam.

 

Sementes que germinaram

A alma do projeto da Associação é ensinar música para crianças de baixa renda e fazer com que elas tenham acesso ao erudito. Grande parte dos alunos que passaram pela Assatemec nesses 18 anos de história seguiu o caminho da música, muitos cursaram a graduação na Unicamp e muitos outros alçaram voos diversos e encontram-se em diferentes carreiras. “Temos ex-aluna que é violinista da Filarmônica de Campinas, outra que é flautista na Banda Militar da Marinha e músicos que saíram daqui que tocam na Sinfônica de São Bernardo e de Santos, ou seja, temos ex-alunos espalhados por vários lugares. Por isso, eu desisti da ideia de fazer a melhor Orquestra Filarmônica do Interior do Estado, porque aqui é como criar filho. Conforme eles crescem, se destacam em outro lugar. A gente fica muito feliz com isso. São essas histórias que nos encorajam e nos motivam a continuar”, revela Miriam.

A presidente da Assatemec, Miriam Benayon, no teatro mantido pela Associação, em Itu

Além dos alunos da Assatemec, o projeto ainda conta com uma parceria com a Prefeitura, que leciona flauta doce para crianças do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e aulas de percussão para crianças do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), totalizando mais de cem alunos. Outra parceria com a Secretaria de Cultura e Educação possibilita que aproximadamente 3 mil alunos da rede municipal assistam a concertos didáticos no Temec, teatro mantido pela Associação. “São 12 concertos por ano, um por mês, apenas para crianças da rede municipal”, conta a presidente.

Concertos realizados para alunos da rede municipal de Itu no teatro da Assatemec

A Assatemec é mantida com o aluguel do teatro para eventos diversos e conta também com o programa de padrinhos. “Os padrinhos ajudam com uma quantia por mês, cada padrinho mantém uma criança”, além de doações em geral, seja em dinheiro ou instrumentos para possibilitar que cada vez mais alunos possam seguir pelo caminho da música.

 

texto e fotos: Gisele Scaravelli

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?