Pesquisar

>

Post: ‘Céu de Espelhos’ une Beatles e Lewis Carroll em Salto

‘Céu de Espelhos’ une Beatles e Lewis Carroll em Salto

Momento do espetáculo de dança que estará em cartaz no fim de semana em Salto

Os bailarinos Samuel Kavalerski e Simone Camargo apresentam em Salto espetáculo contemplado pelo edital O Boticário na Dança

Depois de atuarem em importantes companhias nacionais, como São Paulo Companhia de Dança, Balé da Cidade de São Paulo, Balé do Teatro Guaíra e Quasar Cia de Dança, os bailarinos Samuel Kavalerski e Simone Carmargo encontram-se nesse projeto, dirigido por Samuel Kavalerski, contemplado pelo edital O Boticário na Dança, que traz como referências a psicodélica canção Lucy in the Sky with Diamonds, dos Beatles, e os livros Alice no País das Maravilhas (1865) e Através do Espelho (1871), de Lewis Carroll. As apresentações acontecem dias 23 e 24 de fevereiro (sexta e sábado), às 20h, na sala Palma de Ouro. No dia 24, Samuel Kavalerski também dará a oficina de dança contemporânea “Exploração do movimento”,  para os bailarinos da cidade. Todas as atividades são gratuitas.

Céu de Espelhos, criação e influências

Com criação de Irupé Sarmiento e Samuel Kavalerski, Céu de Espelhos*, inspirada pelos Beatles e por Lewis Carroll, une personagens oníricos do livro às imagens nonsense da música. Assim, o jogo de reflexos entre Alice e Lucy é o detonador que promove uma série de cruzamentos entre os universos desses dois artistas britânicos. Um jogo que, como um caleidoscópio, recorta fragmentos desse imaginário e os combina, gerando estímulos para a composição de movimentos, imagens, jogos, improvisos e  sonoridades.

A coreografia absorve também a influência do movimento surrealista que, a partir da década de 1920, propõe uma outra forma de perceber a realidade. É uma criação que se comunica com um outro olhar, capaz de atravessar espelhos e ultrapassar os limites mecânicos e utilitaristas da vida contemporânea.

“A psicodelia e a surrealidade, presentes de diferentes formas na música de John Lennon e na literatura de Carroll, aparecem nesse projeto como uma ponte para acessar temas pertinentes aos dias atuais. Esse universo, que valoriza a liberdade, a imaginação e o campo onírico do inconsciente, se apresenta como um caminho oportuno na conjuntura de incertezas atuais”, diz o diretor do projeto e bailarino Samuel Kavalerski.

A coreografia conta ainda com figurinos de Antonio Bizarro, produção musical de Fernando Martins e a participação especial do músico Thiago Pethit na trilha.

*Céu de Espelhos também foi vencedor do edital para criação do 20° Cultura Inglesa Festival, em 2016.

SERVIÇO: Céu de Espelhos, direção de Samuel Kavalerski. Interpretação, Simone Camargo e Samuel Kavalerski

Local: Sala Palma  de Ouro – rua Prudente de Moraes, 580 – Centro, dias 23 e 24 de fevereiro (sexta e sábado) | 20h | 75 min. | Livre | Gratuito

Oficina de Dança Contemporânea ‘Exploração do Movimento’ – Dia 24, sábado, das 10h às 12h, na Sala Palma de Ouro. Em parceria com a Secretaria da Cultura de Salto. Número de vagas: 20, para profissionais e estudantes de dança, acima de 14 anos. Inscrições: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na administração da Sala Palma de Ouro (rua Prudente de Moraes, 580 – Centro). Mais informações pelo telefone (11) 4602-8693. Nesta oficina, os participantes serão convidados a experimentarem a criação dos personagens Lucy e Coelho, presentes na obra Céu de Espelhos, a partir das ferramentas utilizadas durante o processo de criação da obra, como dinâmicas, jogos de improvisos e sequências coreográficas. Orientados pelo diretor e intérprete Samuel Kavalerski, os participantes serão instigados a explorarem suas possibilidades corporais buscando ampliar a expressividade de seus corpos por meio do movimento dançado e da construção de personagens.

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?