Pesquisar

>

Post: Renove sua casa para o ano novo

Renove sua casa para o ano novo

Deixe a casa decorada para o Natal e organizada, livre dos acúmulos retidos durante o ano

O fim do ano se aproxima e com as festas surge a necessidade de organizar a casa e colocar um ponto final na bagunça. Que tal então aproveitar essa época para promover uma verdadeira renovação na sua casa ou no ambiente de trabalho? Inclua a organização como uma das suas metas para o ano novo e aproveite as dicas da personal organizer Luara Faria, para alcançar esse objetivo.

A primeira dica da especialista é setorizar, e isso inclui até mesmo a organização: “Não adianta querer fazer tudo de uma única vez, isso só vai fazer com que você se canse e desista no meio da atividade. O ideal é começar por partes e ir organizando na mesma medida que for tirando as coisas do lugar. Que tal começar por uma gaveta ou prateleira específica?”, ensina Luara. Vamos começar?

Cozinha

Apesar de quase sempre ser o bastidor da festa, a cozinha é uma das áreas mais importantes para as confraternizações de final de ano. Cozinhar é uma prática recorrente, tanto para quem vai receber em casa quanto para quem vai passar as festividades na casa de amigos e familiares e quer colaborar com a confraternização levando um prato. Manter a cozinha organizada é o primeiro passo para otimizar o trabalho. Nos armários verifique a quantidade de copos, pratos e talheres, reponha itens que tenham quebrado ao longo do ano e descarte peças que não tenham mais com o que combinar, isso serve para potes plásticos sem tampa ou vice e versa. Outra ideia interessante é utilizar os potes baixos como divisórias nas gavetas, mantendo talheres de refeição, sobremesa e itens de cutelaria, separados. Para as panelas, a sugestão é colocar uma folha de papel toalha entre uma e outra evitando que o atrito as arranhe.

Na despensa armazene itens abertos em potes herméticos, evitando o contato com o oxigênio e a contaminação dos alimentos. Lembre-se de etiquetar o recipiente com a data de validade dos produtos. Setorizar os itens em caixas e cestinhos também facilita na hora de encontrar ingredientes, a dica é deixar o que está aberto na altura dos olhos e pacotes fechados um pouco acima.

Freezer e geladeira também merecem atenção. Principalmente se você for viajar, confira a validade dos itens armazenados e descarte itens perecíveis, como frutas e verduras. Se a viagem for curta, deixe algo encaminhado ou compre alimentos “pré-prontos” para a volta da viagem.

Roupeiro

É muito comum receber visitas no final do ano, seja aquele convidado que resolve ficar para dormir na noite da ceia ou da virada, o coleguinha dos filhos que vem passar o final de semana ou parentes distantes que elegem o seu lar como hospedagem para as férias, o importante é manter a roupa de banho e cama em dia para recebê-los. Para isso, é preciso fazer uma revisão no roupeiro antes das festas, ver quais peças foram utilizadas durante o ano, substituir itens que estejam desgastados, rasgados ou manchados e repor peças de conjuntos que estejam incompletos. Após fazer a conferência dos itens, use um gabarito ou uma revista para dobrar as peças de modo que elas fiquem do mesmo tamanho e gerem a sensação de uniformidade. Vale até pedir alguns itens novos de presente de Natal ou amigo secreto.

Quarto adulto

No closet ou guarda-roupas, olhe peça por peça, separe as que não servem para a doação ou revenda e as que precisam de reparo para levar a costureira. Atitudes simples como essas, já renderão algum espaço livre no armário.

Ao tirar as peças do armário, aproveite para limpar o móvel por dentro, padronizar os cabides e separar as peças entre inverno e verão, como no Brasil o final do ano coincide com a chegada das altas temperaturas, coloque casacos e peças de lã em partes mais altas do armário e deixe as peças mais frescas ao alcance das mãos e dos olhos. Para finalizar o trabalho, invista em bons sachês aromatizantes e papéis perfumados, evite usar itens como sabonetes para aromatizar o móvel, e o uso de desumidificadores que retenham água, pois eles podem manchar as roupas.

Quarto infantil

Natal e Ano Novo são épocas que costumam render muitos presentes aos pequenos, pensando nas novas peças que deverão ser armazenadas, que tal exercitar o lado solidário da criançada? Estimule os pequenos a fazer uma triagem de livros e brinquedos, descartando o que está quebrado ou rasgado e doando itens que já não despertam o interesse deles como antes. Pais e cuidadores podem fazer o mesmo com as roupas, doando as que já não servem e abrindo espaço no armário para as novas peças. No caso de peças que ainda estejam grandes, as categorize por idade e as armazene em packs transparentes etiquetados, para que não corra o risco de que elas fiquem pequenas, sem nunca terem sido usadas.

Banheiro

Final de ano é uma boa hora para revisar os armários do banheiro. Remédios, cosméticos e itens de higiene pessoal, devem ser checados um a um, separe os que estiverem fora do prazo de validade para o descarte ideal e deixe os que têm validade à frente daqueles que vencem depois. Na hora de devolver os itens no armário, aproveite para categorizá-los entre itens de cabelo, pele, higiene bucal e fármacos. Organizadores ou mesmo caixas e potes baixos que não estejam sendo usados, podem ajudar na hora da organização.

Geral

Por ser período de recesso, essa é época ideal para caprichar na faxina e renovar os espaços para receber o novo ano. Se achar necessário, contrate empresas especializadas para o serviço, isso inclui limpeza de colchões, tapetes, sofás e outros itens que acumulem poeira. O período também é propício para trocar itens como cortinas e almofadas, mudar a cor das paredes ou fazer manutenções necessárias e que venham sendo adiadas. Caso o tempo seja escasso ou tenha outras atividades programadas para o período, a sugestão é contratar um profissional de organização para a tarefa, além de colocar a casa em ordem, alguns desses profissionais costumam acompanhar a execução de muitas dessas tarefas e até indicar empresas de confiança para realizá-las.

foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?