O talento para a pintura despertou na vida de Suzy Fukushima desde o tempo de criança, e uma fase que se destaca atualmente na carreira da artista plástica é a série “Nossa Senhora”. “Meu universo pictórico é composto por criatividade e intuição; é repleto de imagens, cores, formas e símbolos”, descreve Suzy. No ano em que se comemoram os 300 anos da aparição da imagem da padroeira do Brasil aos pescadores, Suzy abre seu coração e conta um pouco de sua história com as obras que retratam a padroeira do Brasil.
Foi há dez anos que a primeira pintura de Nossa Senhora ganhou forma sob as mãos da artista. Para dar vida à tela branca, Suzy tem um processo de criação minuciosamente preparado e cada pintura leva de 15 a 20 dias: “Tenho a imagem de Nossa Senhora à mente. Acendo meus incensos de mirra e começo a ouvir meu playlist com mais de cem versões da Ave-Maria em todos os gêneros e línguas”, explica Suzy. E completa: “Então, peço para Nossa Senhora se mostrar em minhas pinceladas; converso com ela e digo que sei que alguém a espera”.
A convite do cantor Daniel, Suzy foi assistir à participação especial que ele fez durante a apresentação de Andrea Boccelli no Santuário Nacional de Aparecida, em 2016. Enquanto percorria os corredores da Basílica, ela pôde ouvir o cantor italiano ensaiando e exercitando a voz. “O misto da energia do lugar com a de milhares de fiéis e ‘aquela voz’ ecoando pelos corredores me fizeram querer eternizar aquele momento”, ela emociona-se ao contar. “Voltei para minha casa, mas tudo que vivi e senti ali não saíram da minha memória e do meu coração”.
Depois daquele encontro, a artista sentiu-se inspirada a pintar Nossa Senhora novamente. A pintura “Infinita Devoção” foi a maneira que Suzy encontrou de agradecer o amigo por ter lhe proporcionado viver aquela experiência. Daniel se encantou com a obra e encomendou 50 gravuras para presentear pessoas do convívio dele. A partir daquela pintura seguiram mais oito obras e, segundo Suzy: “A sensação que tenho quando estou pintando Nossa Senhora é de que alguém no mundo ‘espera por ela’”. Para Suzy, o momento vivido em Aparecida é único e teve grande importância para que se tornasse uma devota fervorosa. “Depois que atendi ao chamado dela, naquele dia tão especial na basílica, pude perceber o quanto ela me ama e protege”.
Atualmente, Suzy está pintando a nona obra da série Nossa Senhora Aparecida e guarda a sete chaves o destino certo desta sua obra. Com exceção da VIII, que está exposta na Galeria 22 em São Paulo, todas as anteriores já estão espalhadas pelo Brasil e fora dele. Uma delas viajou até Seattle, nos EUA, e fica na entrada para dar as boas-vindas a todos que ali chegam “Tenho mil quadros na mente e apenas duas mãos. Trabalho de oito a dez horas por dia… Atendo encomendas, mas enquanto pegar numa tela branca para pintar e enxergar Nossa Senhora Aparecida nela, será ela que fará parte do meu repertório”, finaliza Suzy.
MAIS: A obra de Susy faz parte da exposição Coletiva, até dia 14 de novembro, na Galeria 22, av. Pres. Juscelino Kubitschek, 417 A – Itaim Bibi, na capital. Horário: de segunda a sexta: das 10h às 18h (exceto feriados). Entrada gratuita.
fotos: Divulgação