‘Portas e Janelas de Itu’ em exposição

Torre da Matriz da Candelária através da janela em foto de Fernando Henrique Campos

Convocatória realizada no Festival Interfoto resultou em exposição que fica em cartaz no Museu Republicano de Itu até setembro

            O Interfoto, festival de fotografia que aconteceu no mês de julho em Itu, realizou uma convocatória para reunir fotos e realizar uma exposição com o tema “Elos: Portas e Janelas de Itu”. A iniciativa desse tema surgiu da diretora do Museu Republicano “Convenção de Itu”, Maria Aparecida de Menezes Borrego, e da educadora do museu, Aline Zanatta.

            A convocatória recebeu cerca de 80 fotografias que foram enviadas pelo site do festival, das quais 20 foram selecionadas e formam uma exposição homônima que está aberta ao público no Museu Republicano. “Com esta convocatória nós quisemos prestar uma grande homenagem aos habitantes e fotógrafos da cidade de Itu, que acolhe há quatro anos o Interfoto”, ressalta o idealizador do Interfoto, Carlos Marien.

Porta da capela de Santa Rita em foto de José Alberto Bauer

            O Interfoto tem como interesse compartilhar a cultura em nossa região, em especial a cidade de Itu. Segundo Marien, a parceria com o Museu Republicano foi de encontro com a vontade de mostrar a fotografia e a arte de fotografar para Itu. “A ideia da convocatória veio com muita alegria e naturalidade. É um grande prazer e uma honra ter o Museu como parceiro. O espaço é lindo e a exposição ficou espetacular”, orgulha-se o idealizador.

            O texto da convocatória foi escrito pelo professor doutor Paulo César Garcez Marins, que direcionava o trabalho dos fotógrafos e falava sobre as dimensões que constituem a base material de nossas cidades, as casas, os prédios, as ruas, etc. e como estes espaços se comunicam entre si através das portas e janelas. “Cada fotógrafo inspirou-se e foi buscar aquilo que esperava para atender o texto da convocatória”, acrescenta Marien. Além do dr. Garcez, autor do texto da convocatória, as fotos foram selecionadas pelos fotógrafos Pola Fernandez e Paulo Aranha e pela professora doutora Solange Ferraz.

            As fotos selecionadas foram impressas e estão expostas no Museu Republicano até o dia 1º de setembro com entrada franca.

MAIS: O Museu Republicano “Convenção de Itu” fica na rua Barão de Itaim, 67 – Centro – Itu. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0240.