“A Menina que não Gostava de Frutas” é o mais novo projeto de Educação Nutricional da Nutriplus Alimentação, voltado para crianças das creches da Secretaria Municipal de Educação de Itu.
Com base no livro de mesmo título da escritora Cidália Fernandes, a história incentiva as crianças a comerem frutas para crescerem mais fortes e saudáveis.
Utilizando recursos teatrais como fantoche, muita música e elementos cênicos diversos, a contadora de história e pedagoga Nádia Barguglio narra como a personagem principal Ana percebeu a importância das frutas para a sua saúde e, por isso, passou a comê-las com muito prazer.
Durante a apresentação, as crianças interagem com a personagem e a protagonista e ficam atentas a todas as falas entre as duas. Já os bebês são encantados pela musicalidade da narrativa que estabelece uma interação com o que está acontecendo logo à frente deles.
Segundo Anna Cristina Ambrozio Tatangelo, diretora do Departamento Técnico e Pedagógico da Secretaria de Educação de Itu, o teatro é uma linguagem que desenvolve múltiplas habilidades na infância, refinando sensibilidades, aguçando inúmeras percepções e fortalecendo aspectos da imaginação. “As apresentações nas creches têm sido momentos de aprendizagens e encantamentos!”, declarou a diretora.
Motivando os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis
Nesta primeira fase, este projeto de educação nutricional da Nutriplus atenderá cerca de 2.400 alunos das 23 creches municipais da cidade. “Nossa missão é sempre motivar os alunos a adotarem hábitos alimentares saudáveis”, declara a nutricionista Valéria Barcella, diretora operacional da Nutriplus Alimentação, cujos projetos de Educação Nutricional utilizam diferentes recursos para que a prática de uma boa alimentação se torne um hábito para a vida toda.
fotos: Divulgação