Pesquisar

>

Post: Itu será Cidade Inteligente

Itu será Cidade Inteligente

Gazzola: “A sensação de melhoria vem quando você melhora a qualidade de vida das pessoas”
Agregando diversos setores e refletindo diretamente na qualidade de vida do cidadão, o projeto Cidades Inteligentes começa a ser implantado em Itu até o final deste ano

 O projeto Cidades Inteligentes (Smart Cities) alia tecnologia e informação de uma forma modernizada para aperfeiçoar serviços públicos, resultando em qualidade de vida para toda a população. No último mês de junho, a Câmara dos Vereadores de Itu aprovou o Programa de Modernização, possibilitando a captação de recursos para viabilizar o projeto. Segundo o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, a captação do dinheiro com o BNDES é de taxas reduzidas e, com isso, os projetos já começarão a ser lançados entre agosto e setembro.

Mas afinal, o que são Cidades Inteligentes?

Em regra geral, com uma série de serviços oferecidos pela Prefeitura, o Cidades Inteligentes torna-os eficientes, aliando modernização, tecnologia e informação. Na área da Saúde, por exemplo, consultas agendadas, prontuários eletrônicos, histórico de saúde e eficiência no atendimento. “Hoje, nós temos um Posto de Saúde onde todo mundo chega no mesmo horário. Às vezes, marcam consulta em vários postos e não têm um prontuário eletrônico. Se você faz um prontuário eletrônico, se essa pessoa é identificada, se ela tem consulta agendada, se ela sabe o tempo de espera dela, você otimiza o serviço e melhora o atendimento. Prontuário eletrônico, por exemplo, você tem a vida daquela pessoa ali, você não vai repetir exame, vai ter o histórico dela, vai saber por onde ela andou dentro da rede, etc. Isso significa mais eficiência no atendimento”, detalha Gazzola, ressaltando que ao implantar eficiência tecnológica dentro da Saúde, a qualidade do atendimento é otimizada em 40%.

Uma Muralha Eletrônica para Itu

Na área da Educação, o Cidades Inteligentes também atuará de forma a melhorar o aspecto pedagógico, facilitando o aprendizado. Além disso, a modernização do atendimento também impactará a vida do cidadão. Tudo isso será implantado em Itu por setor, mas algo que já está em andamento é na Segurança, a Muralha Eletrônica.

Através das câmeras de monitoramento se comunicando com um sistema inteligente de vigilância, consequentemente, haverá o monitoramento de onde anda o potencial infrator e conseguir reduzir drasticamente os índices de criminalidade. “Se entra um carro roubado na cidade, por exemplo, provavelmente, vai cometer um delito. Se entram dois carros roubados no espaço de dois minutos, mais grave ainda. Se entra um comboio, provavelmente, vai ter um assalto. Então, imediatamente você consegue saber tudo. Ao contrário também, se uma ambulância entra em Itu, todos os semáforos serão abertos para que ela tenha passagem rápida. Ele monitora todas as entradas e saídas da cidade, por isso chama-se Muralha”, detalha o prefeito.

Além disso, outros aspectos também serão contemplados no projeto como a iluminação pública, que pode ter mais ou menos intensidade de acordo com o fluxo de pessoas, acompanhamento nos CREAS, circulação de ônibus e muitos outros fatores poderão ser acompanhados pelo cidadão através de um aplicativo. Gazzola ainda aponta que a grande matriz hoje é o smartphone, ou seja, com a possiblidade de acompanhar serviços pelo celular. “Quando esses instrumentos começam a aparecer, você começa a ver resultados melhores e quando você começa a receber informação de qualidade, você se sente parte daquilo. A sensação de melhoria vem quando você melhora a qualidade de vida das pessoas”. O prefeito ainda explica que qualquer problema só pode ser resolvido quando você conhece a causa dele.

Novos investidores chegando…

Gazzola mostra otimismo na chegada de investidores. Ele explica que uma cidade com tecnologia instalada, fibra ótica, cabeamento em todos os lugares, potencial de wi-fi, iluminação inteligente, Muralha Eletrônica e muitos outros serviços, são infinitamente mais interessantes para investimento. “As Smart Cities são um modelo urbanístico a ser perseguido. O administrador moderno, hoje, que foge disso, está fugindo de uma tendência. Então, a gente imagina que com nossa localização geográfica privilegiada e fazendo de Itu uma Cidade Inteligente, a gente dá um salto quantitativo e qualitativo na qualidade de vida de todos e na atração de indústrias e serviços para Itu”.

A Prefeitura possui autorização para captação de até R$ 30 milhões e a implantação do projeto Cidades Inteligentes deve acontecer por setor. O primeiro passo é apresentar projetos para conseguir o financiamento e, depois, dividir por etapas sua realização e interligação. As áreas a serem contempladas imediatamente serão Saúde, Educação e Segurança, ainda até o final deste ano com a exigência de que uma Escola de Gestão exista para conduzir o serviço. “Não adianta fazer toda uma instalação sem ter pessoal qualificado”, afirma o prefeito e encerra: “Eu consigo ver um futuro muito bom para Itu. A austeridade valeu a pena porque agora os resultados começam a aparecer. Isso me deixa muito otimista porque se em seis meses conseguimos fazer uma redução brutal da dívida e estamos em dia com nossos compromissos de governo, ganhamos credibilidade. Isso vai refletir diretamente para a população. Então, eu consigo ver um futuro muito bom para Itu”.

texto e foto: Gisele Scaravelli

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?