>

Post: ‘Povos Sagrados’ no Sesc Sorocaba

‘Povos Sagrados’ no Sesc Sorocaba

Documentário que fará parte da programação

O projeto multilinguagem “Povos Sagrados” acontece no Sesc Sorocaba em abril e tem como objetivo discutir a questão indígena no Brasil, em especial a cultura guarani, que atualmente é a etnia com maior presença no Estado de São Paulo.

Os eixos abordados durante o mês, através de diversas ações, serão: “a demarcação de terras”, “o preconceito e o massacre”, “o indígena como protagonista” e “as manifestações culturais e artísticas dos povos indígenas e seu intercâmbio no cenário nacional”. A curadoria das ações foi realizada em conjunto com o Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

‘Etnoastronomia’

Um dos pontos altos da programação é o encontro “Etnoastronomia – A constelação indígena”, que abordará a astronomia na visão dos índios. O evento será nos dias 07 e 28, sextas-feiras, das 19h às 21h30. Após os bate-papos, o público poderá observar o céu com telescópios. Toda a programação é gratuita.

A Etnoastronomia é voltada para o estudo dos astros em diversos grupos culturais. Nos encontros será apresentado o modo de ver o céu pelos índios guaranis. Quem comanda a atividade é Maria Augusta Puget, que é astrônoma e professora universitária.

Os encontros acontecerão na Sala 2 da unidade. Serão oferecidas 25 vagas para pessoas a partir dos 12 anos. Os interessados devem efetuar as inscrições antecipadamente na Central de Atendimento.

Retrato indígena, parte do projeto “Povos Sagrados”

Construção da casa indígena

Outro destaque é a série de oficinas “Bioconstrução – A casa indígena”, que proporcionará aos visitantes a oportunidade de construir, com técnicas tradicionais indígenas, uma Opã com cerca de 2m x 2,5m, que ficará exposta na área de Convivência da Unidade do Sesc. As oficinas acontecerão entre os dias 04 e 07 de abril, das 14h às 17h, na Área de Convivência da Unidade.

No dia 04, terça, acontece a primeira oficina, que terá início com uma introdução à permacultura, bioconstrução e construções indígenas, apresentando o projeto que será construído, os materiais que serão utilizados e o início do tratamento desses materiais. No dia 05, quarta, a oficina terá como foco o bambu, as propriedades de algumas espécies e as riquezas de seus usos. O manejo e tratamento dessa planta serão apresentados de maneira ilustrativa e então os participantes irão montar a estrutura da Opã com varas de bambu e sisal.

No dia 06, quinta, serão tecidas as relações entre as técnicas tradicionais indígenas e a bioconstrução. Os diferentes tipos de solo proporcionam matéria prima para um grande leque de possibilidades de construções e artefatos e os participantes terão a oportunidade de amassar o barro e ajudar na construção da Opã. No dia 07, sexta, os participantes vão ter contato com folhas secas de diferentes plantas, que apresentam uma variedade incrível de utilidades, como esteiras, cestos e telhados. A partir do estudo de algumas espécies e suas propriedades, os participantes poderão experienciar a construção artesanal e coletiva da cobertura da Opã com palha.

Quem comanda os quatro dias de oficinas é a cooperativa de trabalho e serviços Amaranto Orgânicos, que atua com ferramentas pedagógicas e comunicativas para difundir os conceitos da agroecologia, economia solidária e segurança alimentar. Os interessados em participar devem ter mais de 14 anos e fazer a inscrição no horário e local da atividade. Serão oferecidas 30 vagas.

Para acessar o caderno de programação e conferir todas as ações acesse: https://issuu.com/sesc_sorocaba/docs/miolo_abril_issuu.

MAIS: O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, em Sorocaba. Telefone: (15) 3332-9933

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?