Em fevereiro, os membros da Acadil (Academia Ituana de Letras) elegeram nova acadêmica para ocupar a cadeira nº 5, a professora doutora Marly Therezinha Germano Perecin. A escritora e historiadora reside em Piracicaba, mas tem laços fortes com Itu, desde sua ascendência, de antigos políticos locais, até a sua obra literária, cujo interesse maior reside na análise da cultura ituana.
Marly Perecin é autora de uma trilogia de romances históricos que narram aspectos significativos da região do Vale Médio do Tietê entre os séculos XVIII e XIX. A escritora tem participado da vida cultural de Itu nos últimos 25, seja como associada correspondente da Acadil ou estudiosa da Festa do Divino Espírito Santo e de obras de arte, como o conjunto pictórico da Capela Mor da Igreja Matriz de Itu.
A solenidade de posse será no dia 31 de março, às 20h, no Auditório Sincomércio, na rua Maestro José Victório, 137, quando ela receberá as insígnias acadêmicas. Marly será saudada, em nome de todos os colegas, pela acadêmica Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, ex-presidente do sodalício.
Jubileu
A Acadil celebra neste ano seu jubileu de prata de existência. É composta de 32 cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. Os membros atuais se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral.
foto: Arquivo