Pesquisar

>

Post: Hoursoul: feito com alma e cavalos

Hoursoul: feito com alma e cavalos

A terapia oferecida faz com que o atendido crie um laço afetivo com o cavalo, que são entre seis e oito animais utilizados por atendimento, chamado de Equitação Terapêutica Sistêmica

A Hoursoul é uma entidade que oferece tratamento através da Equitação Terapêutica Sistêmica, onde além de fazer terapia com cavalos, a família também participa de todo o processo

 Unindo o amor aos cavalos à profissão de terapeuta, Claudia Pocci comanda há cinco anos em Itu a Hoursoul, entidade que faz atendimento de pessoas em geral através de terapia com equitação.

Claudia é terapeuta familiar e antroposófica, socióloga e instrutora de equitação e, na realidade, trabalha com esse tipo de atendimento há 25 anos, mas a ideia de criar uma entidade veio de uma amiga: “A Hoursoul foi ideia de uma amiga que me chamou a atenção pelo meu excesso de trabalho e falou que eu não podia fazer tudo sozinha. Então, a entidade nasceu como uma continuidade do meu trabalho”.

Hoursoul atende mais de 70 pessoas entre quinta-feira, sexta e sábado

Natural de São Paulo, Claudia conta que atendia em clínica, antes de se mudar para Itu, há 25 anos. Desde sempre gostou de montar a cavalo, tanto que ajudava amigos e familiares que tinham medo ou vontade de montar e não conseguiam sozinhos. Mas unir uma coisa a outra veio com uma perda familiar. “Quando meu pai faleceu, há 14 anos, coincidiu de uma compra de cavalo e eu vi que pude suportar minha dor, muito melhor, porque meu pai era um herói na minha vida. Eu vi como o cavalo ajuda a gente a suportar a dor e crescer nas estruturas emocionais e eu já tinha visto isso antes, mas eu não tinha vivido isso”, revela.

Hoje, a Hoursoul atende mais de 70 pessoas entre quinta-feira, sexta e sábado e conta com quase dez voluntários, entre eles, outras terapeutas familiares. O grande diferencial dessa terapia, além do contato com os cavalos, é o atendimento familiar que é o pré-requisito, por assim dizer, para esse tratamento. “Eu cansei de fazer atendimento e ver família aflita na sala de espera. Todo mundo tem que conviver. Temos uma mesa de refeição onde todo mundo participa. Enquanto eu atendo os pacientes no cavalo, as terapeutas familiares ficam dando apoio às famílias e isso é muito fértil. Faz parte do nosso projeto estar lá, para conviver, compartilhar, conviver com as pessoas e com o ambiente da fazenda”, ressalta Claudia.

Além do atendimento na fazenda e particular, a Hoursoul oferece assistência a abrigos infantis na cidade e também para a Escola de Cegos Santa Luzia.

Além do atendimento na fazenda e particular, a Hoursoul oferece assistência a abrigos infantis na cidade e também para a Escola de Cegos Santa Luzia. Atualmente, para o lamento de Claudia, a entidade está com uma lista de espera. “Eu gostaria de atender todo mundo que precisa, mas estamos fazendo o que podemos”, acrescenta. O atendimento não acontece por hora e sim por período. Os pacientes da Hoursoul vão de crianças de dez meses a adultos de 60 anos. “Eu brinco que nós atendemos de mamando a caducando”, ri Claudia.

O trabalho da Hoursoul só é possível porque a entidade conta com um padrinho que cede o espaço da fazenda para que Claudia e sua equipe possam trabalhar. Além disso, ela também dá aulas de equitação e essa escola ajuda a manter a entidade. A terapia oferecida faz com que o atendido crie um laço afetivo com o cavalo, que são entre seis e oito animais utilizados por atendimento, chamado de Equitação Terapêutica Sistêmica. “A gente trabalha para tirar o vitimismo. Tirar essa bigorna da cabeça das pessoas, que dificulta pra elas de andarem e seguirem vivendo. No caso de pacientes especiais, queremos dar condição pra ele ter independência. Assim, se o paciente melhora, a família melhora, e se a família melhora, o paciente melhora, é sistêmico”, finaliza a terapeuta.

texto: Gisele Scaravelli

fotos: Heloisa Tannuri 

MAIS: O Instituto Hoursoul fica na rodovia Marechal Rondon, km 115 – Itu. Contatos: 0800.772.5900 | 55 11 99970.9697

E-mail: contato@institutohorsoul.org

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?