Pesquisar

>

Post: Charme gourmet

Charme gourmet

Espaços mais amplos e com decoração diferenciada são características atrativas das cozinhas gourmet

 Integração e amplitude são as principais características ao se pensar em cozinhas gourmet. Cada vez mais desejado nos projetos residenciais, este tipo de ambiente é ideal para quem tem o cozinhar como uma atividade prazerosa e até mesmo um hobby, como explica a arquiteta Danielle Bragagnolo. “A adaptação das cozinhas gourmet, com ilhas, penínsulas e bancadas em formato ‘L’ permite que o usuário prepare os pratos de forma interativa e possa até mesmo cozinhar com outras pessoas – ponto diferencial de quem gosta de receber”, pontua.

Danielle diz que o décor das cozinhas gourmet geralmente recebe materiais nobres, diferenciados e aconchegantes – por ser muitas vezes ambiente de destaque ou mesmo integrado com a sala, sendo uma extensão do ambiente de estar e receber – além de utensílios a mostra que caracterizam e garantem charme ao espaço.

Porém é preciso atenção com alguns detalhes no momento de decorar: “Muitas dessas cozinhas têm o fogão na ilha ou bancada próximo à parte em que as pessoas sentam, por isso é bom tomar cuidado com as dimensões para que se possa cozinhar e comer com segurança. Quando a cozinha é aberta para a sala muitas vezes surgem preocupações com os cheiros, então para evitar incômodos a dica é investir em uma coifa de qualidade”, finaliza a arquiteta.

Conheça quatro projetos de cozinhas gourmet assinados pelas arquitetas Olga Bergamini, Karin Neitzke e Danielle Bragagnolo, do escritório Olga Bergamini Arquitetura:

 

Nenad Radovanovic

A cliente tem bom gosto, é antenada e gosta de peças assinadas:

Neste caso, a linha predominante é a contemporânea, com tons claros e neutros, porém agrega objetos e detalhes mais clássicos. A cozinha, por exemplo, foi solicitada mais clássica, estilo mais provençal. A solução encontrada para harmonizar com o restante do apartamento e atender o desejo da cliente foi fazer uma mescla, portas com detalhes tipo almofadas, porém retos, puxadores pontuais contrastando com grandes gavetões.

 

Renato Stroppa

Cozinha, churrasqueira e sala de jantar:

Três funções que deveriam ocupar o mesmo espaço, transformando-se em uma grande cozinha gourmet, com desafio do projeto sendo integrar tudo de forma harmônica e sem perder a funcionalidade. Para então atender as diferentes necessidades foi criado um espaço prático, mas com muito aconchego e sofisticação, capaz de atender desde refeições simples diárias até um grande jantar refinado. Foram usados tons cinza e marrom, texturas em madeira, vidro prata e bronze, espelho bronze e o quartzo ceaserstone Mink. O cinza entra como elemento base e ligação para os outros materiais. A madeira lembra a questão do natural, do aconchego. Os vidros e espelhos trazem brilho, modernidade e sofisticação. E já a opção clássica de quartzo marrom intermediário garante a sobriedade, praticidade e requinte para este ambiente com funções tão diferentes. Seguindo ainda a linha proposta, as paredes receberam papel de parede marrom metalizado, optou-se por uma iluminação mais suave e destacou-se a mesa com a cor branca, em meio às cores mais escuras, tornando-se também uma peça decorativa. Para o piso optou-se por um tom claro para não escurecer muito o espaço, no caso o porcelanato travertino 1x1m da Portinari.

Ronald Pimentel

Cozinha que segue o estilo industrial de acordo com o desejo da cliente:

A cozinha foi elaborada com uso de peças com características retrô, bastante ferro e aço e acabamento desgastado. Além disso, o uso dos tijolos maciços retirados de uma demolição, que foram cuidadosamente recortados ao meio para ficarem mais leves e encaixarem como revestimento, reforçaram o conceito industrial ao remeter aos antigos galpões industriais com as paredes à mostra e sem acabamento.

Marcelo Stammer

 

O projeto não segue um conceito específico:

Neste ambiente, as arquitetas seguiram o desejo da cliente. A cozinha, assim como todo o projeto, foi trabalhado em geral com cores neutras como base, tais como preto, cinza e tons off white.

 

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?