A coach Cibele Nardi dá dicas para ter uma boa relação entre o uso das redes sociais e a postura profissional
Cada vez mais a tecnologia está inserida no dia a dia das pessoas, interferindo nas relações pessoais e profissionais. Apesar de ser uma boa aliada para entrar em contato com clientes e grupos de trabalho, as redes sociais precisam ser usadas com cuidado para garantir uma boa imagem, dentro e fora do trabalho. Com as dicas da coach Cibele Nardi, saiba como o comportamento nas redes sociais pode interferir em sua imagem pessoal.
1. Comportamento razoável traz credibilidade
Ao olhar um perfil nas redes sociais, é possível identificar quais os gostos e hábitos daquela pessoa. A coach Cibele Nardi explica que muitas empresas avaliam os perfis de candidatos no Facebook antes mesmo deles serem contratados. “É uma forma do avaliador verificar se o candidato tem o perfil e os valores que condizem com a credibilidade da empresa”, explica a coach.
2. Manter a compostura exige cautela
No momento em que você já está contratado, a dica da coach é que você tenha cautela com o que publica nas redes sociais. “É preciso ter compostura: ao adicionar clientes em sua rede, eles entendem que você possui uma vida social, no entanto não se esquecem de que você é a mesma pessoa que presta serviço para eles. Por isso, a importância de manter a imagem e ter sempre em mente que a personalidade pessoal e profissional está sendo exposta ao mesmo tempo”, comenta.
3. Desligar-se também é necessário
Segundo a coach, quando se está em horário de trabalho é imprescindível estar atento a solicitações via redes sociais de clientes, chefe e colegas de trabalho. No entanto, a principal dica é que, ao finalizar suas atividades profissionais, a pessoa se desligue completamente de grupos de trabalho. Com essa atitude, o estresse, a agitação e a ansiedade do trabalho não atrapalham a vida pessoal e permitem que a pessoa realmente aproveite o momento de descanso.
foto: Oton Kosinski