Pesquisar

>

Post: Seis hábitos que impulsionam a dieta

Seis hábitos que impulsionam a dieta

É preciso ter comprometimento e foco para o resultado de uma reeducação alimentar

Especialista destaca hábitos que proporcionam qualidade de vida e emagrecimento saudável

Quem está tentando mudar o estilo de vida e adotar hábitos de vida mais saudáveis sabe que esta não é uma tarefa muito simples. Além de exigir maior atenção e consciência alimentar, transformar hábitos exige empenho e muita força de vontade. “Além de estar atento aos alimentos que são incluídos na rotina diária, é preciso ter comprometimento e estar preparado para os desafios enfrentados no caminho. O que quero dizer é que antes de definir quais alimentos entram ou saem do cardápio, é essencial estar disposto a encarar os desafios que vêm junto com a mudança”, comenta o médico Patrick Rocha, que é presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (Ineodoc). Para ajudar quem está trilhando este caminho de mudanças e consciência alimentar, pedimos para ele listar seis hábitos capazes de impulsionar a dieta. Confira:

1. Você está interessado ou comprometido?

“Entenda que existe uma grande diferença entre estar interessado e comprometido. O interessado traça o objetivo, se interessa em saber, mas não toma nenhuma atitude. Já o comprometido, traça o objetivo e segue adiante no caminho correto até atingi-lo. Ou seja, comprometimento não é um mero interesse. Comprometimento é estar disposto a acordar todos os dias disposto a dar além do seu melhor. É indo além do limite máximo que você irá colher os frutos de todo seu esforço”.

 2. Não desviar o seu foco

“Ao traçar seu objetivo e começar a trilhar o caminho certo, é possível que situações ao seu redor lhe tirem o foco. Isto não inclui somente situações, mas também pode incluir pessoas. Olha que interessante: a capacidade de manter o mesmo foco até que a mudança aconteça está intimamente ligada à maturidade emocional. Portanto, pare de procurar desculpas ou afaste-se e não dê ouvidos a pessoas que desviam do seu foco”.

 3. Visão positiva de futuro

“Ao ter foco, você concentrará todas as suas energias em um único ponto com força suficiente para produzir mudança e realizações rápidas em sua vida e em sua saúde. Mas isso envolve sair da zona de conforto e ser disciplinado. Envolve ter uma visão positiva de futuro e manter-se sólido e inabalável em direção à saúde plena”.

 4. Evitar o trigo

“Após compreender a importância do comprometimento e foco em uma reeducação alimentar, o primeiro passo é evitar o trigo. Ele é um alimento que não traz nenhum benefício a sua saúde e está presente em quase todas as refeições diárias de milhares de pessoas. Produtos a base de trigo são dominantes nos mercados e infelizmente grandes agravadores de problemas de saúde como sobrepeso e obesidade. Este alimento além de não saciar a fome, na grande maioria das vezes aumenta a compulsão alimentar. Todos os farináceos de trigo, seja ele integral ou não, devem ser evitados.

 5. Evitar alimentos lights

“Uma conduta quase unânime entre as dietas para emagrecimento é consumir alimento light. Isto é um grande erro. Estes alimentos apesar de isentos de gorduras são ricos em açúcares. Ou seja, eles irão despertar ainda mais a fome e não irá nutrir, fazendo com que você queira comer de hora em hora, ou ‘beliscar’”.

 6. Consumir gorduras saudáveis e proteínas de alto valor biológico

“Trata-se de alimentos que irão de fato lhe nutrir e trazer saciedade, duas propriedades importantes para quem quer perder peso com saúde. Assim como não adianta comer e não nutrir suas células, não adianta comer e sentir fome logo depois. A melhor orientação a seguir é priorizar alimentos ricos em gorduras saudáveis e proteínas de alto valor biológico, que de fato lhe manterão saciado por tempo suficiente, sem que você tenha que ficar beliscando a cada duas ou três horas. O que quero dizer com isso? Inclua alimentos como ovos caipiras, abacates e óleo de coco na sua rotina. Você conseguirá controlar a fome e não sabotará a sua dieta”.

  foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?