>

Post: Entrevista e dicas da Solange Frazão

Entrevista e dicas da Solange Frazão

Eterna musa fitness, Solange Frazão conta sobre sua rotina e dá dicas para estar com o corpo em dia e saudável neste verão

Dona de uma carreira brilhante, ela conquistou títulos importantes como: Miss São Paulo, Mis Brasil e ainda Musa Fitness. Madura, bem resolvida, e com uma personalidade incrível, Solange defini seu estado de espírito, com uma frase: “Pode vir quente que eu estou fervendo” da banda Barão Vermelho. “Adoro esta frase porque hoje, com os meus 53 anos, percebi que as coisas mais simples que temos, são as que têm mais valor. Sou uma mulher encantada com a vida. Amo viver! A saúde pode não ser tudo, mas sem ela, tudo pode não ser nada”, romantiza. Em seu dia a dia, a personal assume várias funções: modelo, escritora, apresentadora, empresária e mãe. Durante nosso encontro, ela fala sobre seu longo caminho no mundo fitness, e ainda divide conosco, dicas para ficar em forma, mas não só com o corpo, mas com a saúde

 Seu corpo é escultural, suas pernas e braços além de fortes são torneados. O abdômen sarado é pra deixar qualquer um de boca aberta. Sendo assim, não é muito difícil sentir uma pontinha de inveja quando vemos o belíssimo corpo, da eterna musa fitness Solange Frazão. No auge dos seus 53 anos, recém-completados, a personal trainer seguiu à risca a cartilha da saúde, como ela mesma diz em entrevista, desde que se conhece por gente. Apaixonada pelas transformações que o exercício e o esporte proporcionam, ainda na adolescência já era possível se destacar das demais colegas.

“Talvez já estivesse escrito nas estrelas e já fosse a minha missão aqui na terra. Em 1998, quando achei que a população merecia saber sobre este assunto, levantei uma bandeira importante. Fui convidada a participar de um programa, quando fui reconhecida dentro de uma academia, fazendo o que sempre amei. A partir daí, sei que fiz parte de uma etapa importante para que hoje tudo se transformasse no assunto mais discutido e falado nas mídias, que é a importância dos exercícios físicos para a saúde”, explica Solange, que atualmente apresenta o quadro “Segredos de Solange Frazão”, na Rede TV e semanalmente apresenta o programa “iMãe” ao lado de Suzy Rêgo, Maria Cândida, Mônica Carvalho e Vanessa Jackson no youtube e na TV UOL.

Mas para conquistar, não só o corpo perfeito, mas também uma carreira de sucesso, a disciplina sempre foi seu combustível para seguir em frente e realizar seus sonhos. “Sempre fui disciplinada e determinada em tudo na minha vida. Meus pais me contam que nunca gostei de perder. No esporte, sempre treinei muito e eu ficava horas e horas ensaiando estratégias para ganhar os jogos. Na escola eu também sempre quis ser a melhor em tudo. Na minha vida não foi diferente! Nunca fui preguiçosa, nem desisti de nada. Nunca chorei pelo leite derramado. Muito pelo contrário”, enfatiza Solange que sabe o quanto a sua persistência valeu à pena e fez a diferença em sua vida. “Sempre busquei com muita garra todos os meus sonhos”, completa.

Não há sombra de dúvidas de que Solange ama o que faz. Prova disso, é que além de eterna musa fitness, ela também contribui para um mundo mais saudável, dando palestras sobre qualidade de vida em empresas. “Ao longo da minha vida, percebi que as pessoas adoravam saber das minhas experiências. Sempre gostei de contar algumas passagens importantes e principalmente sobre o resultado da minha dedicação. Escrevi alguns livros baseados nas perguntas mais comuns. Passei a palestrar naturalmente nas academias, motivando os profissionais. Pra mim é uma honra e satisfação, porque sei o quanto posso mudar a vida daquelas pessoas, com simples palavras”, explica.

Ainda assim, sua dedicação com o corpo não foi deixado de lado, pelo contrário. Os cuidados foram redobrados. “Tenho a atividade física como prioridade na minha vida”, enfatiza. “Preciso de saúde para trabalhar, ganhar o meu sustento, cumprir a minha agenda, cuidar da minha casa e dos meus filhos. Não é fácil e não podemos escapar da rotina de uma pessoa que trabalha e estuda. Na minha concepção de vida, penso que sem saúde, não seria possível”, argumenta a personal trainer que mantém cuidados com a alimentação, mesmo fora de casa.

“Procuro levar minha marmita com as minhas refeições, e todos os meus lanches se for passar o dia inteiro fora de casa. Sou extremamente programada e previsível. Pode até ser um defeito, mas tem dado certo em minha vida saudável. Além de perfeccionista, sou extremamente rigorosa comigo mesma. O resultado é encantador. Mais juventude, disposição e saúde. Agradeço a Deus pelo privilégio de ter sido escolhida para ser referência para todas as pessoas e principalmente para todas as mulheres”, conclui.

 

“Sempre fui disciplinada e determinada em tudo na minha vida. Meus pais me contam que nunca gostei de perder”

DICAS DE VERÃO

Já percebemos que a receita para alcançar o sucesso é ter determinação. Para as mulheres que desejam o corpo perfeito, ainda mais agora em pleno verão, é importante seguir alguns cuidados, para não colocar a sua saúde em risco. Apesar de radical, Solange explica que a mudança total de hábito é o primeiro passo para ter uma vida melhor. “Não acredito em dietas milagrosas, porque as pessoas acabam voltando aos hábitos anteriores, perdendo saúde. O cérebro não capta a mensagem que é para sempre. Ele entende que está sofrendo momentaneamente e que em pouco tempo, tudo vai voltar como antes.”

“Sou enfática quando o assunto é entrar em forma. O melhor é mudar aos poucos e deixar definitivamente alguns alimentos, inserindo outros de qualidade. Começar a praticar exercícios diariamente, dormir com qualidade e beber muita água, são alguns pontos. É muito complexo, porque vai além disso. Para ter um resultado efetivo, é preciso dedicação. Vai demorar um pouco mais para emagrecer, mas será pra sempre. Dietas radicais podem causar problemas sérios à mente e ao corpo”, alerta.

Mas existem também aquelas pessoas que odeiam academias e sentem até arrepio só de ouvir falar. Para elas, uma péssima notícia. “Infelizmente não tem muita escolha”, lamenta Solange. “Praticar exercícios é uma questão de necessidade básica para a saúde, e não tem como fugir. Se a pessoa não gosta muito, vale buscar modalidade que ela mais gosta, dentro da atividade física, mas o que é preciso entender é que, praticar atividade é uma coisa, praticar exercícios programados e personalizados é outra. As pessoas podem fazer atividades gostosas como, dançar ou até fazer uma caminhada. Musculação, exercícios funcionais, esteira, bicicleta ou qualquer outro exercício programado, vão dar o suporte necessário para a saúde”, ressalta.

Para algumas mulheres, o difícil mesmo é ficar longe das tentações. E uma delas é com certeza o chocolate. Considerado vilão das dietas, Solange diz que na verdade ele pode ser facilmente substituído sem maiores alardes, por um que seja composto por 70% de cacau, porém o açúcar refinado deve ser eliminado sem culpa. “Existem muitos produtos químicos que são calóricos. Claro que podemos substituí-los por gelatina de frutas, ou fruta em caldas feita com mel. Tudo é possível se o açúcar refinado, não fizer parte dos pratos. O nosso cérebro está muito mal-acostumado. Ele pensa que o açúcar acalma ou dá prazer. Comece a fingir, comendo doces com alimentos mais ricos com sabor adocicados, como o mel. Pronto!”

“Outro detalhe importante é quando você começa a mudar os hábitos, automaticamente vai perder a gula e a vontade de comer doces. É automático. Experimente deixar o seu organismo mais equilibrado”, explica ela que também faz um alerta para as mulheres que sofrem de oscilações hormonais, que acarreta na diminuição na perda de peso. “Praticar exercícios já é supereficiente, mas alguns aceleram o metabolismo como os funcionais de alta intensidade, que são maravilhosos para ajudar no processo”, analisa.

“Outro muito bom é a musculação, mas colocar o corpo em atividade já é maravilhoso para equilibrar os hormônios e também potencializá-lo. Com certeza o resultado será uma boa noite de sono, de sete a oito horas ininterrupta e alimentação saudável”, conta. Um dado curioso é que recentemente um estudo científico, apontou que é melhor malhar menos, mas com mais intensidade, pois podem trazer mais benefícios. Entretanto, Solange aponta alguns fatores que podem implicar no resultado final, pois vai depender muito da idade, sexo e deficiências particulares. “O treino intercalado já foi citado em diversos estudos científicos, como a melhor maneira, e mais rápida de eliminar os excessos. Entre as diversas vantagens, está a simplicidade e o pouco tempo de cada sessão. Bastam 15 ou 20 minutos, quatro vezes na semana, para conseguir resultados excelentes”, esclarece.

“A contrapartida é que você vai ter que se esforçar muito, perto do seu máximo. Os intervalos serão mais curtos. Você pode adaptar qualquer aparelho cardiovascular de sua preferência (bicicleta, esteira, corda) ou até correr na rua. Basta programar o circuito, executar com o máximo de intensidade e não descansar mais de 30 segundos entre as sessões. Será melhor fazer ao lado de um profissional, para saber se você está apta para este tipo de atividade”, diz finalizando o assunto.

Com a rotina intensa, o emprego, a família maravilhosa que Solange construiu, é o seu maior legado, mesmo ressaltando que a saúde é sem dúvida importante. “Com ela ao meu lado posso me achar bonita, estar presente na vida dos meus filhos, e quem sabe netos em breve. Posso ter tido a sorte de encontrar um grande amor aos 50 anos. Sentir-me jovem, disposta, de bem com a vida, preparada para um novo ciclo, que se inicia. E o mais importante é que me sinto confiante e segura. ‘Pode vir quente que eu estou fervendo’, adoro essa frase, porque hoje com os meus 53 anos, percebi que as coisas mais simples que temos, são as que têm mais valor. Sou uma mulher encantada com a vida. Amo viver! A saúde pode não ser tudo, mas sem ela, tudo pode não ser nada”, declara com um sorriso no rosto e com olhos brilhando.

texto: Ester Jacopetti

foto: Marco Maximo/Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?