Se alimentar bem no verão é tão importante quanto em qualquer época do ano. Entretanto é comum não realizar as refeições da forma correta, diante dos diferentes horários por conta de viagens e passeios, principalmente no Carnaval. Confira dicas simples selecionadas por Mirian Martinez, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, para uma viagem saudável e divertida.
Alimentos leves facilitam a digestão:
Mirian recomenda evitar alimentos gordurosos, pois favorecem o ganho de peso e tornam a digestão mais lenta. É possível substituí-los por carnes magras, como filé de frango, peixe ou peito de peru, assim como optar pelos queijos magros e leite desnatado, saladas bem frescas e sucos compostos.
Alimente-se bem:
Dietas tornam-se mais comuns neste período, muitas pessoas procuram receitas milagrosas em busca do “corpo perfeito”. Mas a nutricionista reforça que é necessário ficar atento para não deixar de consumir alimentos importantes para o equilíbrio do organismo e, assim, afetar a saúde e reduzir a imunidade. É importante se alimentar corretamente. Procure fazer refeições antes e após os passeios e evite ficar beliscando. A diversidade de alimentos atrai as crianças, porém é importante os pais negociarem e buscarem por opções mais saudáveis, como, por exemplo, a sobremesa, é possível substituir um sorvete cremoso por picolé de frutas. A criatividade conta bastante e inovar sempre ajuda a resistir às tentações. Queijo branco em cubos com orégano, palitos de vegetais, tomatinhos de cereja com manjericão, sal e azeite, suco natural e frutas no palitinho são ótimas pedidas. Caso consuma os alimentos na praia, opte por assados, peixe grelhado, tapioca (tomando cuidado com recheio), água de coco e açaí.
Cuidado com a exposição de alimentos ao calor:
Fique atento à conservação e exposição dos alimentos. Devido à temperatura, as bactérias se proliferam rapidamente, por isso verifique se saladas, bebidas e sobremesas continuam sendo refrigerados, mesmo na exposição. Outro aspecto é o tempo em que ele se encontra exposto, tendo atenção especial para lácteos – leite, creme de leite e queijo – pois eles têm maior sensibilidade à temperatura. Produtos com muitas fases de preparo merecem uma atenção especial, como maionese e salpicão.
Hidrate-se sempre:
A hidratação deve ser feita constantemente para repor tudo o líquido perdido ao longo do dia. O ideal é ingerir dois a três litros de líquidos (água, sucos de frutas e água de coco). “Sucos de frutas são uma ótima opção, pois hidratam e fornecem açúcar natural que repõe a energia consumida”, explica a especialista.
foto: BIRF