Assim como se renovam as estações do ano, o design se recicla e se reinventa a cada temporada anual do Salone Internazionale del Mobile Milano
A Feira de Móveis de Milão é a maior do gênero no mundo. A exposição apresenta o mais recente em mobiliário e design, e lidera a exibição de novos produtos por designers de mobiliário, iluminação e outros artigos de decoração. Lançado em 1961 com objetivo de promover a exportação de móveis e complementos italianos, o evento atualmente ocupa uma área de quase 230 mil metros quadrados e inclui 2.500 empresas, junto com 700 jovens designers no Salone Satellite, uma exposição secundária. Designers de interiores de todo o mundo reúnem-se em Milão em abril de cada ano.
Assim como em todas as edições, esta não podia ser diferente e o salão apresentou uma explosão de cores e lançamentos renovando as tendências mundiais do design. Muitas reedições apareceram sem medo de ostentar novas nuances e materiais, as peças inéditas dos showrooms vieram sem medo de explorar materiais e formas deliberadamente ornamentais. Em meio à profusão cromática, o azul -nas versões claro, pastel, acinzentado, vivo- parece ter servido como inspiração para várias mentes criativas, acompanhado muitas vezes de um tom de rosa dessaturado. A funcionalidade aliada ao minimalismo também marcou presença. Tapetes, luminárias, sofás, cadeiras e até mesmo caixas de som, conseguiram transgredir o imaginável e serem apresentados em propostas divertidas e também sofisticadas.
Entre os expositores, quatro marcas brasileiras participaram do salão deste ano: a Loto f Brasil, Butzke, Saccaro e Moora Mobilia Brasileira. No Salão Satélite, o que foca nos jovens designers, 700 participantes tiveram como “Life Planet” como tema. Entre os estudantes, seis eram brasileiros que integraram a Mostra Jovens Designers, realizada este ano em São Paulo.
Paralelamente, em outro pavilhão, foi realizada a Euroluce, voltada para a área de iluminação. Nela, expositores puderam apresentar produtos e novidades tecnológicas com foco na economia de energia elétrica. Como a UNESCO declarou 2015 como Ano Internacional da Luz, o salão promoveu a instalação “FAVILLA. To Every Light a Voice”. A obra conduzia os visitantes por uma caixa preta em que cada manifestação de luz era associada a um som particular.
CONFIRA NA GALERIA DE IMAGENS, ALGUMAS TENDÊNCIAS APRESENTADAS NA FEIRA.
fotos: Andrea Mariani/Alessandro Russotti/Carola Merello/Saverio Lombardi Vallauri