>

Post: Casa Cor SP celebra a brasilidade

Casa Cor SP celebra a brasilidade

O Living Sublime, espaço clássico e contemporâneo, é assinado pela dupla de arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli

Com cerca de 70 ambientes, a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas anuncia grandes novidades para 2015 e traz conceitos que irão ancorar esta edição: menos é melhor, compartilhamento e brasilidade

Até 12 de julho, as portas do Jockey Club – um dos espaços mais charmosos e icônicos de São Paulo – abre suas portas para receber o público na 29ª Casa Cor, que reflete, nesta edição, a beleza de nossa cultura, arte, objetos e cores, além de contar com a participação de importantes profissionais.

Liderada pela primeira vez pela nova presidente, Livia Pedreira, a mostra segue sua premissa de unir profissionais, indústria, lojistas e toda a cadeia que está envolvida na arte do morar, para impactar os visitantes e trazer novas informações para o público.

Com um Comitê Curador composto por Pedro Ariel, Cristina Ferraz e Roberto Dimbério, o elenco de profissionais deste ano traz nomes já consagrados no mercado e também novos talentos, que assinam os cerca de 70 ambientes espalhados pela mostra.

“A missão da Casa Cor é estar de acordo com o espírito do seu tempo, surpreendendo e encantando os visitantes. Desta forma, esse ano contamos com um grande foco em sustentabilidade, onde temos, pela primeira vez, ambientações com tecnologia 100% LED, reduzindo os impactos de energia e de acordo com um novo comportamento que os moradores e consumidores terão que ter daqui por diante. Além disso, a mostra surpreende pelo uso de materiais inovadores e a apresentação de ambientes que sempre tiram o fôlego de quem visita os espaços”, afirma Livia.

 

A Varanda reúne materiais bem brasileiros, como a parede de taipa de pilão

De tirar o fôlego

Entre os destaques deste ano está o espaço Morar Brasileiro em Miami, da renomada arquiteta Myrna Porcaro, feito a convite da imobiliária americana In Miami Properties. Myrna traduz o morar dos brasileiros que residem ou investem em imóveis no litoral americano. Por isso, sob o tema ‘Brasilidade’, proposto pela mostra, o projeto exibe a perfeita sintonia entre as duas nações. O espaço de 97m² foi projetado para ter vista para o mar. A cozinha americana integrada ao living traz a praticidade da comunicação entre os ambientes, enquanto o revestimento em pedras naturais utilizados em todo o espaço, inclusive na cozinha que recebeu a pedra sabão – típica de Minas Gerais -, compõe o clima quente do ambiente e confere a sensação de aconchego e naturalidade. A arquiteta escolheu a arara azul, uma espécie genuinamente brasileira e em extinção, para homenagear. O elemento está presente em diversos detalhes do espaço.

Chama atenção também na mostra deste ano a Varanda projetada por Claudia Alionis e Eduardo Bessa, por conta da brasilidade de materiais utilizados, como a parede de taipa de pilão, a cerâmica no piso com cara de ladrilho, além de tijolos e madeira de demolição. Um futon envolve o enorme flamboyant do jardim.

No Hall do Colecionador, Rodrigo Kolton e Beto Monzon capricharam na quantidade de obras de arte. Tem foto de Valentino Fialdini, obra de Ana Paula Castro e fotomontagem de Cholito. É um ambiente chique, com uma mesa de antiquário de Arnaldo Danemberg, e ao mesmo tempo moderno, com as cores e o tapete turquesa.

Entre os espaços comerciais da exposição, um que se destaca é o Espaço Gourmet, concebido pela arquiteta e decoradora Érica Salguero. De maneira sofisticada e com elementos que remetem ao aconchego do lar, o espaço traz um ambiente humanizado que foge dos padrões impessoais de um showroom. Com 80 m², ele tem em sua essência uma releitura dos cafés italianos, com detalhes cheios de brasilidade sob o tema desta 29ª edição da mostra, apresentando de forma discreta, os produtos com design diferenciado.

O destaque do ambiente é o living com o jardim suspenso, onde grandes cones em cobre abrigam cuidadosamente diversas espécies vegetais em uma instalação em parceria com Anne Verdi. As longas ramagens se conectam diretamente com a mesa água – assinada por Domingos Tótora. As plantas na parte superior interagem numa brincadeira com os todos os elementos do projeto, tornando-se uma solução criativa e funcional para total aproveitamento do espaço.

A brasilidade está presente também na composição dos mobiliários assinados por renomados designers do cenário nacional como Domingos Tótora, Jader Almeida, Aristeu Pires e Marcus Ferreira.

 

O Hall do Colecionador reúne diversas obras de arte

Sublime

O Living Sublime, espaço clássico e contemporâneo assinado pela dupla de arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, é outro destaque da mostra. A inspiração para o living com 70m² vem do receber bem, sempre com muita elegância e sofisticação. O uso de cores neutras, revestimentos naturais e a marcenaria em carvalho americano lustrado dão um toque aconchegante ao espaço.

A mescla de estilos permitiu uma construção harmoniosa entre os mobiliários italianos com design assinado, e a marcante e sofisticada brasilidade, presente nas peças criadas pelas arquitetas – mesa de centro, aparador e arandelas em cobre -, que acompanham a globalização de estilos e mostra o potencial da arquitetura e design brasileiros. As obras de artes que compõem o ambiente como a do argentino Adolfo Estrada e dos brasileiros Sônia Ebling, Gomide, Vik Muniz, Sergio Fingermann, Fernanda Naman, completam o ar made in Brazil do living.

MAIS:

A Casa Cor São Paulo continua até 12 de julho

Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h30

Aos domingos e feriados, das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo

Avenida Lineu de Paula Machado, 875 – Cidade Jardim

Site: www.casacor.com.br

 fotos:  Divulgação e Celina Germer

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?