Maria Rita será a grande atração do Maio Musical deste ano, em Indaiatuba. A cantora, filha de Elis Regina, substituirá o show de Milton Nascimento, divulgado anteriormente para o dia 30 de maio. Maria Rita fará sua apresentação no mesmo horário de Milton, no próximo dia 30, às 20h, na Sala Acrísio de Camargo.
Para assistir à apresentação de Maria Rita, basta trocar um pacote de fralda geriátrica por um ingresso, a partir do dia 18 de maio, no Centro de Convenções Aydil Bonachella.
A programação do Maio Musical, evento da Secretaria de Cultura de Indaiatuba, inclui ainda a apresentação da Bachiana Filarmônica do Sesi-SP com regência do maestro João Carlos Martins no dia 02 às 20h; e show do mineiro Lô Borges, dia 09, às 20h, ambos na Sala Acrísio de Camargo. Borges é membro do movimento Clube da Esquina, compositor de vários hits como “Paisagem da Janela”, “Um Girassol da Cor do seu Cabelo”, “Clube da Esquina”, “Para Lennon e McCartney” e “O Trem Azul”, gravados por Tom Jobim, Milton Nascimento, Elis Regina, Nana Caymmi e vários outros artistas importantes.
Confira a programação completa do Maio Musical:
DIA 01: ODISSÉIA FEMININA UM POEMA AOS OUVIDOS COM LETÍCIA NICOLIELO
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
O show “Odisséia feminina – um poema aos ouvidos” consiste em mostrar o mundo feminino da nossa música popular brasileira nas mais variadas interpretações, da Bossa ao samba até a MPB contemporânea, apresentando trabalhos de artistas e compositoras renomadas com grande importância em nossa cultura, outras que ainda não caíram no conhecimento do grande público mas que fazem diferença na música brasileira e composições da própria artista Leticia Nicolielo, que propõe o show e interpreta as canções.
O show passeia pelas influências da cantora em homenagem aos seus 18 anos de carreira, levando o público a um passeio pelo universo musical feminino em todas suas vertentes e mostrando a força da mulher brasileira na cultura, na qual ele terá a oportunidade de conhecer releituras surpreendentes das mais diversas composições.
DIA 02: BACHIANA FILARMÔNICA SESI SP
REGÊNCIA: JOÃO CARLOS MARTINS
SOLISTA: RENATA YOKOTA (VIOLINO)
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA (RETIRADA DE CONVITE NA BILHETERIA 1H30 ANTES DO INÍCIO)
Maestro João Carlos Martins: O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.
Bachiana Filarmônica SESI SP: A qualidade dos músicos da Bachiana Filarmônica, selecionados entre as melhores orquestras brasileiras, tem sido elogiada pelo mundo afora. São profissionais que fazem questão de aprimorar seu talento com trabalho e estudo. Assim, a orquestra, fundada em 2004, não tardou a ganhar o merecido reconhecimento. Após nove temporadas em que se apresentou pelo Brasil, encantou o público americano com cinco atuações de gala sendo 02 no Carnegie Hall em 2007 e 2008 e 03 no Lincoln Center em 2009, 2010 e 2011 – NY.
DIA 03: CONCERTO DE CANTO E PIANO: DA CANÇÃO BRASILEIRA À ÓPERA
LAURA DUARTE E ÂNGELO FERNANDES
HORÁRIO: 19H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
A Soprano indaiatubana Laura Duarte e o maestro Ângelo Fernandes apresentam um recital de canções e árias que marcaram a história do Canto e da Arte Lírica, interpretando desde consagradas canções de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos e Antônio Carlos Gomes, até famosas melodias das óperas e musicais de Puccini, Gounod, Verdi, Bernstein, Gershwin e outros, que emocionam até hoje todas as gerações. Participações especiais de cantores e outros músicos de Indaiatuba e região.
DIA 07: RECITAL DE VIOLINO E PIANO
LUÍS FERNANDO DUTRA E MARIA LUIZA ZANI DUTRA
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
Recital com obras originais, transcrições e adaptações para a formação de Violino e Piano. Além de tocar, os músicos fazem comentários sobre as músicas e também sobre os compositores, buscando desta maneira, ficarem mais próximos do público.
DIA 08: NOSTALGIA COM A BANDA ROCK TRACKERS
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
A banda Rock Trackers surgiu em 2013 com a ideia de manter vivas diferentes vertentes do Rock.
“Nostalgia” é um show com sucessos de artistas dos anos 50 e 60. O objetivo da apresentação é permitir aos espectadores o sentimento de boas lembranças de momentos pessoais passados, bem como permitir o acesso do público mais jovem a este repertório, da forma mais natural e eficaz possível: assistindo de perto a um show.
DIA 09: LÔ BORGES + ACÚSTICO
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
Lô Borges (nascido em Belo Horizonte-MG, em 10 de janeiro de 1952) , membro do movimento Clube da Esquina, é compositor de vários hits como “Paisagem da Janela”, “Um Girassol Da Cor Do Seu Cabelo”, “Clube da Esquina”, “Para Lennon e McCartney” e “O Trem Azul”, gravados por Tom Jobim, Milton Nascimento, Elis Regina, Nana Caymmi e vários outros artistas importantes. Aos 19 anos, Lô foi convidado por Milton para gravar Clube da Esquina, dividindo as composições do álbum inteiro. Um ano depois, em 1973, ele lançou seu primeiro disco solo, Lô Borges, seguidos por A Via Láctea (1979) e Os Borges (1980). Lançou também Nuvem Cigana (1982), Sonho Real (1984), Solo (1987), Meu Filme (1996), Feira Moderna (2000), Um Dia e Meio (2003), BHANDA (2006), Intimidade (2008), Harmonia (2009), Horizonte Vertical (2011) e Lô Borges 2003-2013 (2014).Fora do Brasil, Lô Borges teve seu trabalho de compositor reconhecido na Europa, tendo suas canções gravadas por intérpretes como a espanhola Ana Belen, a portuguesa Eugênia Melo e Castro, entre outros. Nos Estados Unidos, onde já se apresentou várias vezes, Lô é considerado um dos principais compositores brasileiros e suas músicas foram incluídas em coletâneas como “Brasil Classics I – Beleza Tropical”, elaborada por David Byrne (Talking Heads). No Japão, onde esteve para uma turnê de dez apresentações, encontrou um público conhecedor de seu trabalho, estando seus discos em catálogos com letras traduzidas para o japonês.
A partir dos anos 2000, Lô compôs e fez mais de 40 apresentações com Samuel Rosa, além de outras músicas em parceria com Tom Zé, Nando Reis, Arnaldo Antunes, demonstrando grande capacidade de transitar por gerações e estéticas diferentes do Clube
DIA 10: SARA BONFIM EM SHOW – MÚSICA & ALMA
DIREÇÃO MUSICAL: SARA BONFIM E VIKTOR LIMA
HORÁRIO: 19H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
A cultura atravessa fronteiras e o tempo, a música soa e envolve a alma.
Nessa inspiração transcorre esse show que colhe estilos musicais fortes, expressivos e que influenciam o mundo. Rock, bossa nova, funk, jazz, soul… e que combinam com o jeito livre da cantora Sara Bonfim, acompanhada dos músicos do trio Alien Groove: Gerson Lima Filho (bateria e percussão), Rodrigo Ribeiro (guitarra e violão) e Viktor de Lima (contrabaixo acústico e elétrico).
DIA 14: DIALOGANDO A 4 MÃOS
PIANISTAS: ACI MEYER E FÁTIMA AMBIEL
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
O Duo Aci Meyer e Fátima Ambiel desenvolvem um trabalho em cima do repertório de piano a 4 mãos, envolvendo obras de C. Debussy, G. Fauré e A. Dvörak. No entanto , um enfoque especial é dado aos compositores e à música brasileira , mostrando um pouco de seus encantos e diversidades.
DIA 15: IRIS BASSI
IRIS BASSI, CAIO GUIMARÃES E SAMUEL LOPES
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
Interpretando os Maiores clássicos do Cinema e da Broadway. Prepare-se para uma noite emocionante e cheia de recordações em que ouvirá temas de A Bela e a Fera, Titanic, Frozen e outros sucessos. Iris Bassi, acompanhada por Caio Guimarães e Samuel Lopes, fará desta, uma noite muito especial.
DIA 16: CONCERTO DA ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO
REGÊNCIA: MAESTRO CLAUDIO CRUZ
SOLISTA: CANADENSE MARTIN KUUSKMANN (FAGOTE)
HORÁRIO: 19H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
DIA 17: MILTON GUEDES MASHUP
DIREÇÃO MUSICAL: MILTON GUEDES
HORÁRIO: 19H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
Dono de voz, presença de palco e versatilidade singulares, Milton Guedes propõe a mistura de estilos em seu show, onde pode exercer o talento que o distingue entre os mais requisitados músicos brasileiros. Com um sopro inconfundível, tanto no sax como na gaita, Milton Guedes trafega muito bem por caminhos distintos da nossa música.
Milton Guedes conta ainda com a participação especial do músico e produtor Dunga, no baixo, vocal e direção musical, e que também faz parte da banda de Lulu Santos. Seu últimos sucessos em novelas foram “Você vai lembrar de mim “foi tema do protagonista da novela TiTiTi da Rede Globo e “Mulheres” tema do protagonista da novela “Guerra dos Sexos”, também da Rede Globo
DIA 21: ELE E ELAS
JOSÉ TATANGELO E KIKA BALDASSEIRINE
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
“Ele” José Tatangelo, violonista, cantor e compositor, impecável na sua arte…”Elas”, são tantas e inesquecíveis…… grandes cantoras que marcaram a história da música brasileira e que serão lembradas na voz de Kika Baldasseirine, uma apaixonada por sua arte.
DIA 22: CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE INDAIATUBA
REGÊNCIA: PAULO DE PAULA
HORÁRIO: 20H
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE INDAIATUBA
ENTRADA GRATUITA
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba tem suas origens no ano de 2004, fundada por iniciativa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba. Uma década depois, o grupo firma-se como porta-voz da música erudita na cidade, ganhando cada vez mais destaque na região. Além dos espetáculos, a Orquestra dedica-se também à formação de público, através de concertos didáticos, e ao desenvolvimento técnico de jovens instrumentistas.
DIA 28: GOIABADA COM QUEIJO, UM DUETO MINEIRO
NAU MARTINS & CAROLINE ARTÊMIS
ARRANJOS: SWAMI JR
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
Nau Martins e Caroline Artêmis tem em comum a mineirice , além de trilharem os caminhos da música juntos desde a participação no Coral Madrigal Cantátimo , na Banda Trilha, além de vários shows como ´´ Música Étnica“ , entre outras apresentações nas várias edições do Maio Musical.O clima intimista do dueto é reforçado pela escolha do repertório , primando por celebrar o encontro de grandes intérpretes da MPB , além de composições próprias.
DIA 29: SONIA DI MORAIS NO SHOW …DELA
PRODUÇÃO MUSICAL: SONIA DI MORAIS E SWAMI JR
ARRANJOS: SWAMI JR
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
ENTRADA GRATUITA
Sonia Di Morais volta ao palco do Maio Musical, após 9 anos sem se apresentar como cantora solo. Os últimos anos foram dedicação a regência e integrando o grupo Mulheres em Acordes o qual participa desde a formação.
Sonia Di Morais, é maestrina, compositora, cantora e arranjadora, formada em música pela FAAM/SP e pós graduando em Canção Popular pela FASM/SP .Toda essa experiência musical adquirida em tantos anos de trabalho, esta inserida nesse show, que terá releituras de canções da música brasileira , canções autorais e parcerias.
Este projeto retrata o atual momento de Sonia Di Morais e seu canto, na forma mais pura e intensa e é o que deseja dividir com o público presente.
DIA 30: MARIA RITA (substituindo o show de Milton Nascimento divulgado anteriormente)
HORÁRIO: 20H
LOCAL: SALA ACRÍSIO DE CAMARGO
Troca de convite (1 fralda geriátrica por convite) a partir do dia 18 de maio as 8h no Centro de Convenções Aydil Bonachella. Máximo 2 convites por pessoa.
DIA 31: CONCERTO DE MÚSICA BARROCA
CO.CA – CORAL CAMPINAS, ORQUESTRA DE CÂMARA E SOLISTAS
MÚSICAS DE BACH, VIVALDI, HÄNDEL, PURCELL, PE. JOSÉ MAURÍCIO
REGENTE: RAFAEL GARBUIO
HORÁRIO: 20H
LOCAL: IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA
ENTRADA GRATUITA
O Coral Campinas foi fundado em 1984. Desde sua fundação o coro é formado pelos mais variados membros da sociedade de Campinas tendo como principal objetivo divulgar o Repertório Coral.
Ao longo de seus 30 anos o Co.Ca se apresentou por diversas cidades
destacando sua atuação junto a Orquestra Sinfônica de Campinas onde
participou da montagem de várias óperas. Durante esse tempo foi regido por diversos maestros dentre eles, Eduardo Ostegren e Carlos Fiorini.
A formação atual, sob a Regência de Rafael Garbuio, faz um trabalho
especializado em Música Sacra e tem-se apresentado em diversos locais da cidade de Campinas e região.
foto: Divulgação/site Maria Rita