Atriz que tornou-se queridinha do Brasil volta à TV como protagonista da nova novela das sete da TV Globo
Não é à toa que Bruna Marquezine será protagonista da próxima novela das sete ‘I Love Paraisópolis’ que estreia este mês. Com carreira em ascensão, a atriz começou cedo e aos oito anos de idade conquistou o Brasil como a pequena Salete de ‘Mulheres Apaixonadas’. Após 11 anos seguindo sua trajetória de sucesso, ela dará vida a Marizete, uma menina simples que corre atrás dos seus sonhos, mesmo passando por momentos ruins. ‘Ela é uma mulher guerreira, que não teve vida fácil, mas é aquela pessoa que mesmo com todas as dificuldades não perde o ânimo’, comenta a atriz sobre sua personagem e espera que o grande público se reconheça na trama. Evitando falar sobre sua vida pessoal, Bruna diz que essa será sua nova postura com a imprensa. ‘Acredito que a minha vida diz respeito somente a mim, a quem vive ela comigo e a mais ninguém. Em uma determinada fase da minha vida, foi muito difícil controlar. Nunca quis ter a minha vida pessoal exposta. Cada dia que passa aprendo cada vez mais a lidar com esses dilemas’, disse a atriz que está focada na novela. Confira esta entrevista especial.
REVISTA REGIONAL: Você já começou as gravações da próxima novela das sete, ‘I Love Paraisópolis’ ao lado da Tatá Werneck. Como tem sido a interação entre vocês?
BRUNA MARQUEZINE: Somos melhores amigas. É uma amizade que está crescendo cada dia mais. Eu tenho uma admiração muito grande pela Tatá. Na verdade sempre tive pelo trabalho dela, mas agora que estou tendo a oportunidade de conhecê-la, ela está se tornando uma grande amiga. É uma pessoa que eu admiro muito. Ela é muito engraçada, uma figura, uma gênia. Sempre falo isso pra ela porque é extremamente engraçada. Ela vai dar um show nesta novela, mas estou surpresa com a pessoa dela. Ela tem um coração lindo. Aliás, a gente deu muita sorte porque eu não tenho do que falar de ninguém. É um elenco e uma equipe maravilhosa! Estou fazendo grandes amigos e estou apaixonada.
Além de mudar os cabelos, para a nova personagem, você também emagreceu. Tem feito alguma dieta específica?
Estou tentando. Não estou preocupada em emagrecer. De um tempo pra cá eu tenho cuidado melhor da minha saúde. Tudo é consequência. Estou tentando cuidar da minha alimentação e do meu corpo. Durante as férias eu estava bem relaxada, comendo de tudo, e não tinha uma rotina regrada. Agora que eu voltei a gravar preciso estar bem, preciso estar disposta, e por isso estou procurando mudar a minha alimentação, minha rotina, os meus hábitos. Eu quero emagrecer aos pouquinhos, mas não tenho objetivo de perder peso pra próxima semana. Na verdade, estou mudando o meu estilo de vida. Cuidando-me muito mais. Sempre tive pavor de academia, mas emagrecer é muito bom.
A Marizete é uma personagem que mora em São Paulo. Como você tem se preparado? Existe um cuidado especial com as falas?
Pois é, metade das minhas frases está misturada entre carioca e paulista. Às vezes quando eu converso com as minhas amigas, elas perguntam o que está acontecendo… Nós temos a Íris que é a nossa professora de prosódia. A maior parte do elenco tem o sotaque, mas nós não queremos fazer disso piada. Tem personagens que são de comédia que vão puxar mais. A ideia era neutralizar o elenco inteiro. Tirar o chiado, o ‘X’ e o ‘R’ do carioca e neutralizar. Muitos vêm do Nordeste, por isso, uma variedade na novela, mas a maior parte do elenco foi neutralizado.
Como será essa nova personagem? Ela é romântica, chorona? Tem par romântico?
O nome dela é Marizete, uma menina um pouco mais velha do que eu e batalhadora. Na verdade, não posso e nem quero falar muito, porque perde a graça, mas posso dizer que estamos bem adiantados nas gravações. Gente! Que protagonista não teria par romântico?! Se não tiver par romântico… Tem alguns romances na novela. O núcleo principal é com: Mauricio Destri, Maria Casadevall, Caio Castro, Tatá Werneck e Letícia Spiller… Esses são os casais que vão se encontrar… É um núcleo jovem. Enfim, ela é uma menina muito guerreira, que não teve vida fácil, mas é aquela pessoa que mesmo com todas as dificuldades não perde o ânimo, e está sempre batalhando, porque quer conquistar novas oportunidades.
É pra criar identidade com o público né?!
Não só, mas acho que nós conhecemos muitas Marizetes. Muitas! Pessoas que não desistem, que têm um objetivo de vida, que batalham e fazem de tudo pra conquistarem o que querem. É uma menina que sozinha, aprendeu a ser forte. Estou fazendo um trabalho, não só eu, mas todo o elenco, com o Chico e o Acioli e nós estamos tendo um cuidado especial com cada personagem, pra que seja real porque nós temos esse compromisso principalmente com os moradores de Paraisópolis. Pra que a gente conte histórias verdadeiras e que as pessoas possam se identificar. Eu ficaria muito triste se um dia eu estivesse andando na rua, e alguém comentasse que não tem nada a ver o que nós estamos fazendo, mas ficaria muito orgulhosa, feliz e emocionada em saber que existem muitas Marizetes morando em Paraisópolis de verdade. Não é um personagem só de novela, mas a gente conhece muitas mulheres assim, que são fortes, que têm objetivos na vida, que batalham pela sua família. A Marizete é uma delas.
Você tem postado algumas fotos nas redes sociais. Isso mostra que você está mais tranquila em relação ao assédio?
[risos] Eu tenho tomado cuidado, e acredito que a minha vida diz respeito somente a mim, a quem vive ela comigo e a mais ninguém. As opiniões que realmente importam são das pessoas que eu amo e que me ama. Até porque se eu for viver tentando agradar todo mundo ou esperando uma resposta positiva, não vou viver. É impossível! Normalmente quando você está tentando agradar alguém, é porque não está fazendo o que quer. Nós viemos para este mundo para sermos felizes. Meu dever é nunca machucar ninguém. Só fazer os outros felizes. Essa é a minha preocupação. O que eu posso guardar da minha vida pessoal, eu guardo e preservo porque acho que diz respeito a mim, e não tem porque ficar falando disso, mas eu também não vou deixar de viver, com medo do que vão falar ou de uma notinha mentirosa, ou de fulaninho que tem não sei quantos seguidores vai achar.
Então pra gente esclarecer a notinha mentirosa que saiu na imprensa, você não está mais namorando?
Eu não falo sobre a minha vida pessoal…
Você comentou que não quer mais falar da sua vida pessoal, mas essa atitude é porque em algum momento sentiu que a sua vida ficou muito exposta na mídia?
Sim, também! Sempre tive essa postura, mas em uma determinada fase da minha vida, foi muito difícil controlar. Não foi algo que eu quis, foi algo que na verdade eu não soube como lidar e não tive como evitar. Mas nunca quis ter a minha vida pessoal exposta. O que tenho de legal pra falar pras pessoas que eu não conheço, é sobre o meu trabalho. Não é só uma questão de me preservar, mas também quem vive comigo, minha família, meus amigos, as pessoas que eu amo. Sempre tive essa preocupação. Cada dia que passa aprendo cada vez mais a lidar com esses dilemas. Foram muitos problemas ao mesmo tempo.
As adolescentes também adoram você, que se tornou a nova queridinha do Brasil…
Ah não sei, talvez pelo fato de eu ser nova também. Tem um público jovem que me acompanha e acho bacana e legal eu ter uma voz, que movimenta as redes sociais. A única preocupação que eu tenho é ser um bom exemplo. Não em fazer com que as pessoas pensem igual a mim, não acho isso certo, mas incentivar coisas boas.
Você fez alguma preparação em especial para essa personagem? Você chegou visitar a comunidade?
Sim! Gravei duas vezes em Paraisópolis que é um paraíso! É muito legal como nós estamos sendo recebidos. Por bem ou por mal a gente de vez em quando está ali incomodando eles, parando uma ruazinha pra gravar uma cena, mas ainda assim as pessoas estão nos recebendo muito bem, estão nos tratando com muito carinho. A nossa ideia não é só falar de Paraisópolis como um cenário, mas levantar a bandeira desse lugar. É absurdo como eles têm um lado cultural muito vivo e forte ali dentro. Tem o Gaudi [morador da comunidade] de Paraisópolis e nós fomos até a casa dele. É extremamente emocionante como essas pessoas trabalham com arte e são orgulhosos de terem nascido e sido criados ali. A maior, se eu não me engano, mas posso estar passando uma informação errada, mas o que eu ouvi é que, os moradores trabalham em Paraisópolis. É muito legal! Tem um balé com mais de 300 crianças que me fizeram chorar. É muito lindo! Tem uma orquestra também. Enfim, eles estão recebendo a gente muito bem. Espero que eles se sintam representados pela novela. Que eles sintam orgulho do nosso trabalho. Por isso estamos tomando muito cuidado de conhecer, escutar o que eles têm pra dizer, explorar o que eles podem nos mostrar, porque a gente quer contar histórias de verdade. Quero que algumas meninas se identifiquem com a Mari. Que tudo seja muito fiel à realidade. A gente pretende voltar mais algumas vezes, mas só a experiência de ter ido até lá gravar foi muito bom. Estamos bastante à frente, até porque a novela foi para maio. Não recordo a data porque ela está sempre mudando, mas estamos adiantados. Já tivemos algumas leituras e a preparação está acontecendo há um tempo. Aos pouquinhos está surgindo as relações de um universo no qual eu não entendo, porque não estou acostumada. Não conhecia Paraisópolis, mas estamos indo aos poucos pra que todo mundo possa sentir e começar juntos.
Quando você não está gravando procura assistir a alguma novela?
É até engraçado, mas é muito difícil eu assistir televisão, mas quando sobra um tempinho procuro assistir aos filmes que eu amo, mas é difícil assistir a novelas.
Quais produtos não podem faltar na sua bolsa de jeito nenhum?
Sou muito desencanada com esse assunto. Normalmente procuro seguir alguns costumes que são pra minha vida toda. Procuro usar água termal, principalmente quando vou à praia porque ela ajuda a refrescar e hidratar. Quando não estou trabalhando deixo a minha pele sem nada, só com protetor solar. Basicamente são esses os produtos. No cabelo nunca uso nenhum protetor, mas começo a hidratá-los com mais frequência. Quando tenho tempo, uso máscara no banho ou às vezes quando vou à praia uso um produto ou outro, mas é difícil.
Então quer dizer que você não costuma frequentar os salões de beleza?
Não! É muito difícil eu ir ao salão e confesso que tenho preguiça, principalmente para fazer hidratação. Eu tenho uma manicure que sou apaixonada que vai até a minha casa. Vou ao salão quando tenho que dar uma renovada. Aproveito e vou para um SPA, faço uma massagem e cuido o dia inteiro de mim, mas é muito difícil.
Mas você é daquelas que não sai de casa sem maquiagem?
Não, eu saio direto sem maquiagem! Eu tenho bastante preguiça e acho que é até melhor pra minha pele, porque estou sempre muito maquiada. Quando eu posso não estar, evito ao máximo. No verão, maquiagem eu procuro usar menos ainda. Na verdade, uso pouca maquiagem no meu dia a dia, uso mais para trabalhar. Normalmente uso um corretivo, blash e um rímel porque a minha pele fica mais bronzeada nesta época do ano, e eu adoro ficar com a pele mais vermelhinha. Adoro ficar bronzeada.
Encontrei com a Maria Casadevall e tudo indica que ela será sua rival na trama porque vocês vão disputar o amor de um homem. A trama segue essa linha?
Ela e a Letícia [Spiller]. Mas acho que a Letícia será a grande vilã, mas na verdade pelo que vejo e o que já temos nas mãos, não enxergo a personagem da Maria como malvada, não mesmo. Pelo contrário, porque nós não temos pessoas completamente boazinhas ou malvadas e sim, o que os seres humanos são. Porque às vezes vivemos algumas situações, que a gente age de um jeito que não imaginaríamos. Eu vejo a personagem da Maria assim. Não acredito que ela seja uma vilã, mas vamos estar ali meio que… Não vamos nos bicar muito bem, porque vamos gostar do mesmo rapaz. Certamente amigas elas não vão ser. O personagem do Maurício Destri assim como a Maria também é arquiteto, os dois são jovens bem sucedidos que moram em Nova York, mas o Destri foi criado no Morumbi. O encontro dos dois acontece quando ele vem pra São Paulo…
Essa novela se passa em São Paulo, mas apenas as primeiras cenas estão sendo filmadas na cidade…
Sim, porque a gente não tem como gravar tudo na rua. O que nós estamos fazendo é aproveitando este tempo que nós temos, antes de a novela estrear, pra gravar o máximo em São Paulo. Talvez a gente até retorne mais pra frente, mas a partir de abril a gente volta para o Projac no Rio de Janeiro. Nós temos uma cidade cinematográfica gigantesca e acho que é uma das maiores cidades que tem no projac é Paraisópolis.
Já que você vai ficar um tempo na cidade, o que você tem aproveitado por aqui? Tem algum lugar especial que você esteja curtindo?
Estou gravando em São Paulo já tem três semanas. Eu venho pouco pra cá, normalmente quando venho é a trabalho. Sempre que possível eu tento aproveitar, porque a cidade tem lugares muito legais que não tem no Rio de Janeiro. Nós gravamos todos os dias até tarde, o tempo que sobra normalmente pra gente sair é à noite. Eu tenho saído pra jantar porque adoro comer. Aqui tem uns restaurantes que não tem no Rio. Aproveito pra sair com alguns amigos pra conhecer alguns lugares. Procuro sair pra dar uma relaxada, porque às vezes a gente tem que acordar muito cedo no dia seguinte.
Há alguns dias a Rafaela [irmã do Neymar] comentou numa entrevista que vocês eram muito amigas, mas que dificilmente se falam atualmente. Como ficou a relação de vocês?
Eu amo muito a Rafa, nós somos muito amigas, mas é algo que amigo de verdade não precisa estar grudado o tempo inteiro, mas você sabe que estará sempre ali. Essa é a nossa relação.
entrevista e texto: Ester Jacopetti
fotos Paulo Wainer/Ass. Flávia Ribas e TV Globo