Especialista dá dicas e sugestões de tratamentos modernos e poderosos para recuperar os fios danificados durante a estação
Ah, o verão! Praia, mar, piscina, sol, cabelos danificados. Cabelos danificados? Sim, se não forem tomados os devidos cuidados a estação alegre e colorida acaba sendo a vilã contra os cabelos. É claro que eles precisam de cuidados durante todo o ano, mas no verão os fios precisam de mais atenção ainda. Depois da temporada, os cabelos costumam ficar ressecados, quebradiços e com frizz pela grande exposição ao sol, mar e ao cloro da piscina.
Os fios ficam ressecados, com pontas duplas e com aspecto de opaco porque com as agressões externas têm mais dificuldade de produzir a oleosidade natural do cabelo. O excesso de lavagem também prejudica o couro cabeludo ao ponto de poder resultar em uma descamação.
Mas se isso aconteceu não precisa entrar em desespero, é hora de correr para recuperar o estrago! O tricologista e tricoterapeuta Arillson Christino, do Instituto de Beleza Moça Bonnita, explica que antes de escolher o melhor tratamento pós-verão é fundamental que o fio seja analisado por um profissional, para saber o grau de sensibilização e indicar a melhor opção. “Algumas mulheres costumam recorrer a receitas caseiras e tratamentos mirabolantes mas isso é perigoso e na maioria das vezes não faz efeito. Se o cabelo estiver muito danificado é preciso fazer tratamentos mais profundos, de recuperação, reestruturação e isso apenas um bom profissional vai poder indicar”, alerta.
Hoje, o mercado de beleza oferece uma gama de opções e uma delas, certamente, será a ideal para deixar as madeixas recuperadas e saudáveis. Ari, como é conhecido o expert, separou algumas dicas e tratamentos que estão fazendo a cabeça das mulheres e “bombando” nos salões.
Uma das técnicas mais modernas e poderosas é a reposição de carbono – Você sabia que os fios de cabelo possuem carbono em sua composição? É isso mesmo, o elemento químico é parte dominante nas madeixas, cerca de 45% do cabelo é composto por carbono. Porém, esse bem tão precioso vai se decompondo. Ari explica que a aplicação fortalece a ligação entre os aminoácidos (proteínas), potencializando a hidratação e permitindo melhor absorção dos ativos (produtos) fazendo com que os cabelos permaneçam hidratados, brilhantes e macios por mais tempo. “O carbono serve como uma espécie de imã, quando você o recompõe ele acaba fazendo com que os efeitos das hidratações, por exemplo, sejam potencializados, pois corrige as porosidades da fibra e retém a água nos fios, proporcionando um excelente resultado”, ressalta. Além disso, aumenta a resistência e a elasticidade, formando uma espécie de barreira protetora contra as agressões do dia a dia. O profissional garante que já na primeira aplicação é possível notar os resultados. O tratamento não tem contraindicação e é recomendo que seja feito a cada 15 dias, para cabelos mais danificados ou uma vez por mês para cabelos menos danificados e é feita com cremes, máscaras e produtos específicos.
Já que falamos em reposição, outro elemento fundamental para os fios e que precisa de reposição é o hidrogênio. Principalmente no verão, o cabelo fica desidratado, assim como nosso corpo. O tratamento tem como função principal a reposição de sais minerais e de micro elementos de água, devolvendo o equilíbrio hídrico e a flexibilidade, induz a melhora da superfície capilar promovendo o brilho intenso aos cabelos enfraquecidos e ressecados, com resultado imediato.
Há ainda o mais potente e moderno tratamento criado por Ari. Chama-se “SOS” que além de revitalizar devolve a proteína do cabelo e, em muitos casos, substitui a famosa escova progressiva. “O efeito é duradouro perante os modelos que existem no mercado. Por proporcionar uma hidratação profunda e verdadeira, retira volume e o efeito frizz, com duração de um a dois meses”, detalha.
Mas, como dito anteriormente, o cabelo precisa ser analisado antes por um profissional pois cada fio tem a sua característica. Uma coisa é certa, os cabelos com químicas, principalmente aqueles coloridos, os loiros, são os mais danificados e para eles o profissional indica o moderno tratamento à base de Oxigênio Singlete (uma das espécies de oxigênio) e Vitis Vinifera (extrato da uva). Esses dois elementos juntos agem nas madeixas como um poderoso antioxidante que ajuda, entre outras coisas, na recuperação dos fios e como uma blindagem “anti-yellow” o chamado “cabelo amarelado”, conta.
A proteção dos fios deve continuar durante todo o ano, com uso de produtos e de bonés ou chapéus para proteger o cabelo e o couro cabeludo da exposição excessiva ao sol. Assim ele chega ao próximo verão lindo, hidratado e saudável.
foto: Fotolia