Pesquisar

>

Post: Exercícios para cada fase da mulher

Exercícios para cada fase da mulher

: Em qualquer idade, a prática de exercícios garante a boa forma e qualidade de vida para as mulheres

No Mês da Mulher, Revista Regional traz um artigo especial que revela os exercícios físicos ideais para cada fase da vida das mulheres. Milena Nogueira, personal trainer e celebridade fitness nacional, dá dicas importantes para as atividades e a boa alimentação.

Que os exercícios são muito importantes para a nossa saúde e o nosso corpo nós já sabemos, certo? Mas o que eu quero ressaltar são os exercícios para cada fase da vida das mulheres. Ao longo dos anos o nosso metabolismo vai desacelerando e com isso os cuidados devem sim aumentar. E não estou falando somente da estética, mas também da prevenção de doenças e da manutenção da massa muscular.

A partir dos 35 anos, as mulheres perdem cerca de 340g de massa magra por ano e a única forma de retardar essa perda é fazendo exercícios físicos e tendo uma alimentação saudável.

As mulheres são conhecidas por se preocuparem com a vaidade e a beleza, mas esses cuidados vão muito além de cremes ou maquiagens. A cada dia elas se importam mais com a saúde e o bem-estar. Hoje não basta estar bonita, tem que ser saudável.

Para alcançar esses objetivos elas estão recorrendo cada vez mais às academias, fazem aulas diversas, praticam corrida e muita musculação. Mas as escolhas dos exercícios devem levar em consideração mais do que a vaidade feminina, existe uma atividade física ideal para cada fase da vida das mulheres sim.

Mas quais são os exercícios ideais para cada idade?

Aos 20 anos, o corpo está muito próximo do ideal e os resultados são muito rápidos. Essa é a fase para desenvolver os músculos e abusar das práticas aeróbicas. As mulheres devem escolher as atividades de sua preferência, tais como: caminhada, corrida, bicicleta ou aulas aeróbicas. Atenção especial ao glúteo, exercícios localizados pelo menos três vezes por semana.

Com a chegada aos 30 anos, o corpo passa a demonstrar uma diminuição da flexibilidade, por isso devem-se aumentar os exercícios de alongamento. As mulheres podem continuar com as práticas aeróbicas, mas devem começar a aumentar a musculação para garantir um corpo firme, e nesta fase a atenção especial deve ser ao abdômen.

Aos 40 anos os cuidados devem ser para fortalecer os ossos. A grande maioria das mulheres passa a enfrentar as consequências da menopausa, que facilita o aparecimento da osteoporose. É importante focar nos exercícios que exijam mais força, pois auxiliaram na melhora da absorção do cálcio pelo organismo.

Aos 50 anos, as mulheres não podem desanimar do exercício muscular e deve aliar os cuidados com a coordenação motora. Exercícios com menos impacto, como a hidroginástica, são essenciais não devem parar com a musculação. Nessa fase as mulheres também devem focar nos exercícios aeróbicos, pois com o metabolismo desacelerado a tendência é acumular cada vez mais gordura.

Na terceira idade é fundamental que os exercícios sejam diários, deixar a musculatura forte para proteger os ossos e evitar os exercícios de impacto. Mas a intensidade deve ser leve e com foco na proteção dos ossos e na coordenação motora. Ter uma vida saudável na melhor idade é fundamental para ter qualidade de vida e independência.

Em qualquer idade a prática de exercícios garante a boa forma e qualidade de vida para as mulheres. Mas independentemente da idade é fundamental o acompanhamento de um profissional especializado e estar sempre em dia com os exames médicos. Por isso é tão importante que antes dos exercícios os alunos façam uma avaliação médica, isso vai garantir segurança e um bom resultado.

 texto de Milena Nogueira*

*Milena Nogueira é formada em educação física e atua como personal trainer, figurando o rol das mais requisitadas profissionais da área no país. Site: www.milenanogueira.com.br

 foto: BIRF

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?