Desde pequenos sabemos a importância de consumir frutas em nosso cotidiano para a absorção de vitaminas e minerais, itens fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Mas você sabia que as frutas vermelhas, também conhecidas como berries, além de muito saborosas, possuem uma eficaz ação antioxidante?
De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, os flavonoides, substância presente nas cores vermelhas e arroxeadas, neutralizam as moléculas que causam danos ao nosso organismo. “Suas cascas de cores, que vão de vermelho a arroxeado, são ricas em flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes tem sido relacionado à redução de risco de doenças como câncer e doenças do coração”, explica.
Os benefícios dessas frutas não param por aí. Os antioxidantes também atuam na melhora das funções cerebrais, do sistema imunológico e da visão. “Estudos mostram que as antocianinas das frutas vermelhas diminuem o desenvolvimento de tumores e melhoram o funcionamento do cérebro. Além disso, os flavonoides são ricos em vitaminas C e E, que combatem o envelhecimento precoce e reduzem os riscos de diabetes, câncer e doenças cardíacas”, completa Flavia.
Para garantir os benefícios, as frutas devem ser consumidas in natura, congeladas ou desidratadas. No cardápio, podem ser utilizadas em saladas de frutas, misturadas em iogurtes, em sucos, ou secas, como opção de lanches entre as refeições.
Receita especial
Abaixo, a nutricionista separou uma receita saudável e gostosa para aproveitar ao máximo os nutrientes das frutas vermelhas.
PICOLÉ DE FRUTAS VERMELHAS E CHIA
Ingredientes
1 xícara de framboesas congeladas
1 xícara de morangos congelados
1 / 3 xícara de sementes de chia
1 / 2 xícara de suco de uva
1/4 de xícara de água
Preparo
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar homogêneo. Colocar a mistura em formas de picolé e congelar.
Rendimento: 6 picolés
Calorias: 50 kcal cada
As sementes de chia são ricas em fibras, proteínas e Ômega 3, aumentando a saciedade e auxiliando no emagrecimento. Pode ser adicionado em shakes, vitaminas, iogurte, saladas de frutas e sucos. Além disso, utiliza-se também para enriquecer massa de pães, basta adicioná-las nas receitas tradicionais, aproximadamente três colheres de sopa.
foto: BIRF