As águas aromatizadas naturalmente são a nova sensação da temporada. São uma ótima dica para evitar refrigerantes e alguns tipos de sucos calóricos. Hidratantes, diuréticas, favorecem a eliminação de toxinas, e permitem os mais extraordinários sabores, como framboesa, morango, limão siciliano, alecrim, carambola, hortelã, cravo da índia, entre outras inúmeras possibilidades. Além disso, os arranjos ficam lindos e enfeitam a mesa, agradando os olhos e o paladar das visitas.
Essas águas são novas por aqui, mas são utilizadas para vários fins há muito tempo. Aromatizadas com rosas, laranja, anis, por exemplo, eram as bebidas favoritas em locais com restrições ao álcool feitas pelo Alcorão. Já egípcios, gregos e romanos as usavam na limpeza das mãos em jantares de gala, pois ainda não conheciam os talheres. Por aqui, ainda usamos as tigelinhas com lavanda em jantares mais formais, que são justamente herança desse tempo.
Dicas:
– Sempre utilize água filtrada ou mineral bem gelada; pode adicionar alguns cubinhos de gelo. Deixe por volta de uma hora para conseguir acentuar o sabor;
– Use dois ou mais galhinhos da erva de sua preferência (hortelã, alecrim, manjericão, capim limão, etc). Se quiser, pode misturar várias.
- Pode usar rodelas de limão, laranja, estrelinhas de carambola, sementes de romã ou cascas em espirais para decorar, desde que sejam orgânicas.
- Especiarias como gengibre, cravo, anis-estrelado ou canela em pau também são boas pedidas, assim como mel, manjericão e nozes.
foto: BIRF