Pesquisar

>

Post: A Turma do Gabi comemora 40 anos

A Turma do Gabi comemora 40 anos

Criador e criaturas: desenho que celebra os 40 anos da Turma do Gabi traz o desenhista Moacir Torres e seus personagens

De tirinhas a e-book, são quatro décadas educando e divertindo as crianças; conheça essa cronologia de sucesso

 Há exatamente 40 anos, o desenhista Moacir Torres, hoje morador de Indaiatuba, criava os principais personagens que fariam parte da Turma do Gabi. Desde então, não parou mais de desenhá-los e publicá-los em centenas de veículos de comunicação do Brasil e do exterior. Quer saber um pouco mais sobre a trajetória do Gabi e toda a sua turma? Vamos lá!

Tudo começou em 1975, quando foi lançada na região do grande ABC a primeira revista em quadrinhos com tirinhas da Turma do Gabi. Dois anos depois, em 1977, os jornais Diário de Bauru/SP e Riacho Grande, de São Bernardo do Campo/SP, começaram a colocar em suas páginas as aventuras da turma.

Em 1981, foi lançado o Jornalzinho do Gabi, que passou a ser distribuído nas escolas de Santo André/SP; no ano seguinte, as histórias em quadrinhos da Turma do Gabi foram publicadas nos jornais: Voz do ABC, de São Paulo, Folha do Subúrbio, da Bahia, e Jornal de São Matheus/SP. Em 1984, os personagens criados pelo desenhista Moacir Torres passaram a participar, semanalmente, do suplemento infantil do jornal Diário do Grande ABC. Nesse mesmo ano foi criado o espetáculo infantil Gabi TV Show com bonecos e artistas mirins.

Depois de cinco anos, em 1989, a Editora Jurê lançou a revista Gabi para Colorir e o livro Gabi no Zoológico. Na época, a turma saiu das páginas e ganhou vida nas vinhetas educativas do programa Pintando o Sete, da TV Record. Em 1990, a Turma do Gabi começou a ser veiculada nos suplementos infantis do Diário Popular/SP, no Jornal de Piracicaba/SP e no Jornal Região de São José do Rio Preto/SP.

Finalmente em Indaiatuba

Depois de três anos, as criaturas e o criador chegaram até Indaiatuba. Em 1993,

foi lançado na cidade o informativo Gabimania com textos e quadrinhos, que em 1995, a editora Escala colocou nas bancas de todo o país. Em 1997, a mesma editora publicou nove edições da revista em Quadrinhos do Gabi e Sua Turma com textos de Júlio Maga, e em 1998 lançou em todo o Brasil a revista Atividades do Gabi.

Em 1999 foram lançados o livro Gabi no Paraíso das Crianças e a coleção Aprendendo com o Gabi: Escrever, Ler, Cores e Números. Em 2001, a Editora Escala lançou o Revistão do Gabi com cem páginas para pintar e brincar. Já 2004 foi o ano em que a Turma do Gabi rompeu barreiras, indo parar na Espanha e em Portugal, por meio da editora Milennium, e com a revista Actividades de Gabi.

Em 2006 foi realizada a exposição dos 30 Anos de Criação da Turma do Gabi na Galeria de Artes da Secult em Indaiatuba; no mesmo ano, a turminha ganhou o site oficial e o  1º Concurso Cultural da Turma do Gabi “Redação”. Em 2007 foi lançado o livro infantil Gabi e o Pé de Ameixas e o Jornal Agora, do Rio Grande do Sul, começou a publicar tirinhas em seu suplemento infantil.

Em 2011, foi lançada a edição de número quatro da revista em quadrinhos da Turma do Gabi, e as edições anteriores, Gabi no Paraíso das Crianças e Gabi e o Pé de Ameixas, ganharam versões digitais.

E agora, em 2014, para comemorar a entrada nos “entas”, as aventuras da turminha foram lançadas em e-books e passaram a serem vendidas no Amazon.com. Isso comprova que o Gabi e seus amigos, mesmo tendo bastante tempo de vida, se mantêm jovens e antenados. Que venham mais 40 anos!

texto Yara Alvarez

foto: Divulgação

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?