São vários os cuidados para deixar os lábios bonitos: esfoliação, hidratação, e um cuidado especial no batom e na maquiagem. Mesmo com toda essa atenção, com o passar do tempo e o processo de envelhecimento, os lábios começam a afinar e perder o desenho original. Para manter a beleza e o contorno natural, o preenchimento labial com ácido hialurônico é uma opção segura e eficaz para rejuvenescer o sorriso. O tratamento é minimamente invasivo e os resultados são visíveis pouco tempo depois da aplicação.
O retorno positivo desse tipo de procedimento se reflete na crescente opção dos pacientes pelos tratamentos com ácido hialurônico. Além do preenchimento labial, o método é utilizado para atenuar as olheiras e outros casos de perda de volume e contorno. De acordo com a última pesquisa conduzida pela ASAPS (Sociedade Americana de Cirurgia Plástica), a escolha pelo método vem se popularizando rapidamente e já ocupa o segundo lugar na lista de tratamentos injetáveis mais buscados.
Pensando em garantir sucesso no procedimento, os especialistas levam em consideração a forma dos lábios e do rosto dos pacientes. “O resultado deve ser harmonioso e respeitar o biótipo da pessoa”, afirma o dermatologista André Vieira Braz, professor de Cosmiatria do serviço de dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (P.G.R.J), coordenador científico do curso de anatomia aplicada para toxina botulínica e preenchimento do M.A.R.C (Miami Anatomical Research Center) e membro das Sociedades Brasileira e Americana e Ibero-Latinoamericana de Dermatologia.
O especialista dá algumas dicas para quem pensa em apostar no tratamento e adianta alguns truques para manter os lábios com a aparência saudável e jovem por mais tempo. “Mesmo com os tratamentos estéticos, é importante que o paciente tenha uma rotina que priorize os cuidados com a face em geral, como por exemplo não descuidar no uso do protetor solar e na hora de remover a maquiagem”, afirma Braz. Confira outras dicas para manter o sorriso jovem:
1. Cuide dos lábios – Para manter a aparência saudável dos lábios e retardar o envelhecimento e aparecimento de rugas na região, a primeira recomendação é a constante hidratação, já que o ressecamento é um dos principais vilões da pele. “Quem possui a pele mais seca deve redobrar a atenção, fazendo o uso contínuo de produtos hidratantes nos lábios, que pode ser o próprio batom do dia a dia ou outros cosméticos específicos para essa área do rosto”, aconselha Braz.
2. Procure um profissional confiável – O primeiro passo é certificar-se de que o médico é credenciado pela sociedade médica de sua especialidade. Assim é possível se assegurar que o profissional possui conhecimento aprofundado nas técnicas de cada tratamento. Também é importante buscar outras referências, como amigos, conhecidos e até mesmo outros médicos. Por último, é importante que o médico transmita confiança ao paciente, que é quem toma a decisão final.
3. Decida pelo tratamento com ácido hialurônico – Segundo o dermatologista, a maioria dos pacientes que buscam pelo preenchimento labial tem o desejo de reverter o processo natural da perda de contorno na área. “Com o passar do tempo, o lábio fica mais fino e perde o formato original, dando o efeito que é popularmente conhecido como ‘código de barras’, com o surgimento de rugas periorais”, explica Braz. O encurtamento da boca e a perda da concavidade também levam à busca pelo tratamento. O adendo do médico é que o preenchimento com ácido hialurônico visa manter o molde do lábio, não sendo indicado para transformar a região. “É importante entender as limitações da anatomia de cada um para que o resultado fique satisfatório”, afirma.
4. Prepare-se para a aplicação – Esteja com os lábios preparados para o dia da aplicação. “Para o tratamento com ácido hialurônico, o paciente não pode estar com machucados, herpes ou espinhas”, explica o dermatologista. Além disso, as novas técnicas e a presença de lidocaína na fórmula do produto reduzem o incômodo da aplicação e proporcionam mais conforto aos médicos e pacientes durante e após o procedimento.
5. Atenções no pós-tratamento – O dermatologista André Braz dá três recomendações para garantir o bom resultado da aplicação. “O uso de compressas de água gelada no local da aplicação ajuda a tratar o possível inchaço deixado. Se aparecer algum hematoma, o paciente pode aplicar pomadas a base de heparina sódica. Por fim, é fundamental que não haja exposição ao sol para não pigmentar e deixar manchas na região e que o paciente não faça exercícios físicos por alguns dias para evitar um inchaço maior”, aconselha.
foto: BIRF