Pesquisar

>

Post: Mudar os hábitos rejuvenesce

Mudar os hábitos rejuvenesce

Erika Alk, 39 anos, ficou conhecida nas redes sociais pelo projeto que mantém há um ano, o “Bonita aos 40”

Estudo aponta que somente 20% dos sinais de envelhecimento são por causa do passar do tempo, os 80% restantes estão ligados ao nosso estilo de vida 

Você certamente já ouviu que o melhor conselho que alguém pode dar é: use filtro solar. E provavelmente quem escuta e o segue terá grandes benefícios no futuro. Para reforçar, uma revista espanhola publicou um estudo que diz que apenas 20% dos sinais de envelhecimento são devidos ao passar dos anos e os outros 80% estão ligados ao nosso estilo de vida, e aí podem ser incluídos o álcool, os doces, as noites mal dormidas, o estresse, as maquiagem não tiradas, e uma série de outros itens.

O cigarro, por exemplo, prejudica a circulação periférica da pele. De acordo com pesquisas, o fumante tem quase cinco vezes mais chances de ter rugas do que o não-fumante. O tabagismo pode destruir as fibras que sustentam a pele do rosto, provocando sulcos na região da boca e em volta dos olhos. Fumar também pode influenciar negativamente nas suas noites de sono. Falando nelas, um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos EUA, constatou que um dos segredos para a longevidade feminina pode ser simplesmente dormir em quantidade suficiente. Como garantem os especialistas, dormir bem combate não só o estresse mental como também o físico, sendo ótimo pra pele e cabelos.

A alimentação também é responsável por problemas na pele. Conforme o estudo, as frituras, por exemplo, são os maiores vilões, já que além de entupir as artérias e causar sérios danos ao coração, elas deixam a pele com um aspecto cansado e sem vida. Já doces como balas, pirulitos, sorvetes e bombons maltratam nossa cútis porque causam um pico de insulina no organismo, seguido por uma queda rápida, o que deixa qualquer pessoa cansada. Tal cansaço é o responsável por aquelas bolsas sob os olhos, inchaço e olheiras. O álcool é o outro grande vilão da beleza. Se ingerido em excesso, ele deixa o corpo desidratado, fazendo com que a pele fique sem brilho.

Como se percebe, são situações que podem ser perfeitamente evitadas ou equilibradas. Em resumo: mudar de hábitos também rejuvenesce. Começar com uma alimentação balanceada e aplicar diariamente filtro solar podem ser o pontapé para que, aos 50 anos, você aparente ter menos. Mas, se quiser investir mais, uma boa ajuda são os tratamentos estéticos cada vez mais eficientes. “Hoje são eles que indico para retardar rugas e flacidez, acompanhado de produtos a base de ácido hialurônico, que é um super hidratante. Nesse grupo podemos citar o botox, que pode ser aplicado como preenchimento labial, nas bochechas e nas rugas. Temos também o restylane vital, que é um ácido hilaurônico num percentual baixo, causando o estímulo de colágeno, a carboxiterapia, a mesoterapia, o laser CO2 e outros”, enumera a dermatologista Aychi Couto.

Mas, se você ainda não começou a notar os sinais da idade chegando, aproveite e comece já a olhar para o futuro. A médica pós-graduada em Dermatologia e Cosmiatria, France Ribeiro, ressalta que não existe uma idade específica para começar a ter cuidados extras com a pele. “O bom senso nos guia na busca do que necessitamos. Devemos procurar tratamentos de forma preventiva, atuando nas modificações da pele em cada etapa de vida. Nós fazemos o nosso tempo”. Mas, a partir dos 30 anos, tudo começa a mudar e não tem a ver somente com a pele. “É possível envelhecer com qualidade de vida, fazendo a manutenção de todos os hormônios num nível de 30 anos, pois após essa idade eles caem e é isso que leva ao envelhecimento”, explica Aychi.

Erika Alk, 39 anos, sabe bem o que é isso. Ela ficou conhecida nas redes sociais pelo projeto que mantém há um ano, o “Bonita aos 40”. Em seu Instagram, é comum ver as séries de exercícios que segue rigorosamente cinco vezes por semana e o cuidado que tem com a alimentação. Porém, mesmo sendo regrada, ela notou a mudança em seu metabolismo. “Antes dos 20 anos eu não tinha tantos cuidados com a pele e nem com a alimentação, e é justamente o metabolismo que mais sinto diferença agora, além da flacidez e da qualidade da pele”, reforça.

Aos 40, já é possível notar um pouco mais de sinais, como “a espessura da pele, que fica mais fina, com menos viço e elasticidade, afinamentos dos cabelos e unhas quebradiças, devido a alteração hormonais”, diz France. “No homem esses sinais demoram um pouco mais para aparecerem, mas também ocorrem, principalmente por conta do estresse e da alimentação, como acnes, lesões por fungos ou bactérias, queda de cabelo, unhas quebradiças e aumento da oleosidade”, completa Aychi.

A dermatologista Ligia Kogos comenta que as alterações que aparecem em nossa pele, decorrentes do desgaste natural cronológico, do dano imposto pelo sol, ambiente, fumo, estresse físico e psicológico, que trazem imperfeições como manchas, poros dilatados, rugas de expressão, vincos, aspecto apagado e sem viço, sardas, pequenos vasos, são os alvos dos dermatologistas, que mesclam o arsenal moderno e clássico ao mesmo tempo. “Os novos tratamentos têm se utilizado do que há de melhor na ciência: medicina, física, química. Elas aliam-se para que se consigam resultados cada vez melhores, mais acessíveis e seguros, com menos riscos de efeitos indesejáveis. Firmou-se a tendência de tratamentos rápidos e eficientes, ao lado de clássicos consagrados como cremes com ingredientes poderosos”, completa.

Como exemplo desses cuidados, Erika cercou-se de profissionais que a ajudam manter o corpo e a pele de 20, mesmo estando perto dos “enta”, como se vê nas fotos que ilustram esta matéria.

 

“Antes dos 20 anos eu não tinha tantos cuidados com a pele e nem com a alimentação, e é justamente o metabolismo que mais sinto diferença agora, além da flacidez e da qualidade da pele”, conta Erika Alk

O creme nosso de cada dia

As duas médicas aplicam na prática o que indicam aos seus pacientes, tanto que ambas mantêm pele, cabelo e o corpo em dia. “Iniciei meus cuidados por volta dos 25 anos, utilizando técnicas inovadoras, que vão desde o uso de cremes, lasers, toxina botulínica e preenchedores como o ácido hialurônico. Na minha rotina diária uso cremes com princípios ativos que contêm ácido retinóico, ácido glicólico, vitamina C, que quando aplicados na pele possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias benéficas no combate aos radicais livres e estimulam o colágeno, atenuando as rugas. Lembrando sempre que bons hábitos, equilíbrio pessoal, se fazem necessários na manutenção de uma pele saudável”, indica France.

Já Aychi começa no banho seus cuidados com bons shampoos e máscaras capilares, além de usar um sabonete com ácido glicólico facial há mais de 20 anos. “Ele deixa minha pele mais homogênea e sem acne, pois ela é bem oleosa. Após o banho uso hidratante corporal e filtro solar facial. À noite, repito os produtos e acrescento um a base de ácido hialurônico para hidratação, além de fazer academia de três a quatro vezes por semana, dividido entre musculação e aeróbico”, ressalta.

Dicas exclusivas

Além das dicas dadas acima, existem muitos outros tratamentos que a tecnologia desenvolveu para nos dar uma forcinha e manter a pele de bebê e corpo de adolescente. Veja o que indica a dermatologista Ligia Kogos.

•           MICROCAUTERIZAÇÃO de todas as imperfeições visíveis e palpáveis tudo vai desaparecendo em descargas elétricas delicadas, aplicadas com ponta metálica fina. “Manchas escuras, bolinhas, verruguinhas, vasos, sardas, etc. Imediatamente, a seguir, faz-se banho de neve carbônica, salpicada com ponta congelada em todos os locais onde a textura da pele está grossa, nas asperezas dos braços, pernas, mãos, colo”, explica a médica.

•           NEVE CARBÔNICA – clássico tratamento usado há décadas pelos dermatologistas de todas as gerações para, de maneira simples e efetiva, remover manchas castanhas das mãos, da face, do couro cabeludo de homens calvos, do colo de mulheres que tomaram muito sol.

•           PEELINGS médios ou suaves, depende do tipo de pele, darão acabamento e homogeneidade aos resultados. “Eles são pequenos lixamentos localizados que duram apenas segundos. Podemos dizer que eles vão apagando rugas perto da boca, cravos grandes que teimam em retornar e antigas cicatrizes de acne.

Substâncias como ácido retinóico, ATA, ácido salicílico e combinações como peeling de Jessner, são aplicados com o intuito de refinar, estimular a produção de colágeno, clarear e homogeneizar a pele do rosto, braços e mãos”, completa a dermatologista.

•           TERAPIA FOTODINAMICA – tratamento de uma única sessão que elimina lesões cancerosas de pele, manchas variadas de rosto, colo, mãos e também revitaliza, profundamente, devolvendo o aspecto rejuvenescido, claro, macio e brilhante da cútis. “Ele é aplicado por cerca de uma hora e depois uma emissão de luz colorida de um equipamento que emite radiação luminosa por diodos completa o trabalho de renovar toda a pele”, explica Ligia.

 texto: Yara Alvarez

 fotos: Arquivo pessoal

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?