Pesquisar

>

Post: Marcos Frota em Indaiatuba

Marcos Frota em Indaiatuba

O ator Marcos Frota com representantes do governo municipal durante o lançamento do programa Viver em Indaiatuba

 “Achei que não fosse conseguir gravar o vídeo do Programa Viver. Tinha acabado de chegar de uma viagem a Belém do Pará, estava sem dormir e com uma aparência de cansaço. Porém, quando comecei a falar o texto e percebi o respeito da equipe que estava no estúdio com relação ao programa, as palavras foram brotando em mim e nessa hora não importava mais o cabelo, a olheira, nada. Importava apenas, passar o recado.”

Foram com essas palavras que o ator Marcos Frota iniciou sua fala no dia em que a Prefeitura de Indaiatuba lançou o Programa Viver (Valorizando o Indivíduo e a Vida em Recuperação), que tem como objetivo prevenir e combater o uso de drogas no município, sendo que a prevenção e o risco vão receber os maiores esforços. Escolhido como representante do Programa com ganho de causa, afinal, o ator mantém um programa social há anos, Marcos Frota vestiu a camisa do Viver. “O símbolo da campanha deve ser a humildade, pois ninguém consegue fazer nada sozinho, aliás, um Programa como esse não permite vaidade. O Brasil é a reserva do mundo, precisamos elevar ele a um patamar mais evoluído”, fala o ator.

Frota utiliza sua imagem, sempre que pode, para vinculá-la com causas sociais que acredita. Proprietário do “Marcos Frota Circo Show”, o profissional aproveitou sua veia artística para, em 2000, lançar a Universidade Livre do Circo (Unicirco), que proporciona a elaboração de uma pedagogia lúdica, que leva em conta a aventura de conhecer, a emoção de criar, o desafio de construir, como base do processo produtivo e da educação integral do indivíduo, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e experiências alternativas, em sintonia com as necessidades de educação.

Consciente de seu papel como formador de opinião, o ator aproveitou a campanha e o teatro do Ciaei lotado, local escolhido para fazer o lançamento do Viver em 19 de março, para falar sobre algumas crenças suas e o orgulho de fazer parte do projeto desenvolvido, com pioneirismo, por Indaiatuba. “Não ditar regras, mas compartilhar responsabilidades e não adiar mais esse assunto é fundamental. No Viver, ninguém quer ensinar nada, mas aprender juntos. A droga é um movimento obsoleto, não tem mais sentido, quando a pessoa se droga, ela polui seu canal de comunicação e perde a oportunidade da intuição, fundamental para fazermos escolhas”, completa.

O ator também elogiou a iniciativa de envolver todas as igrejas, reafirmando que, mesmo sendo uma iniciativa tão simples, promover o diálogo, é louvável perceber que Indaiatuba saiu na frente e tem tudo para tornar-se exemplo para muitos outros municípios. “Ver o auditório lotado, para escutar sobre um assunto que as pessoas querem colocar debaixo do tapete é muito bom. Sem amor, a humanidade não tem luz. Estou grato por poder fazer parte desse projeto, nós não podemos perder a esperança”, finaliza.

 Viver

O programa multidisciplinar Viver é, ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, pois organiza as iniciativas existentes na comunidade, deixando de trabalhar isoladamente as ações. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por colaboradores qualificados e um software de última geração, que, ao receber a indicação de uma pessoa vulnerável, envia uma equipe treinada do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para acolher a família afetada.

Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e os projetos existentes no banco de dados.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes. O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.

A Central de Risco já pode ser acionada pelo número 3875-6600. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 texto: Yara Alvarez

foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Indaiatuba/Eliandro Figueira

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?