O artista plástico e publicitário de Indaiatuba expôs no hot point da arte e decoração de Miami Beach
Um presente que levou a outro. Talvez essa expressão possa resumir bem o que o artista plástico e publicitário André Dias, morador de Indaiatuba, viveu no início de março. Pela primeira vez suas obras puderam ser admiradas fora do país. “Expus na Aesthetic Gallery at Miami Center for Plastic Surgery, uma clínica de estética do renomado cirurgião plástico Gabriel Salloum, que fica na rua mais badalada do Miami Design District e que por isto tem como proposta ser também um espaço de exposição de arte. Lá é o hot point da arte e decoração de Miami e Miami Beach”, inicia o artista.
Tudo começou quando um grande amigo de André, paciente de Gabriel, quis presentear o médico com uma tela do artista. “Foi assim que surgiu o interesse em minha obra e fomos conversando ao longo de um ano, vendo o encaixe de datas, quais séries estariam disponíveis e quantidade de quadros”, diz.
André expôs uma compilação de quatro séries, sendo uma delas a mais recente de todas, que precisou ser ampliada especialmente para a ocasião. “Então criei mais 16 quadros novos para a série Old Masters. Aproveitei e encaixei no tema minha já conhecida série Monalisa Pixels, que apresentei em novas cores”, completa.
O artista conta que o mais fascinante dessa sua experiência internacional foi ver a admiração do público norte-americano em não encontrar quadros puramente figurativos, “eles ainda procuram cenas do cotidiano ‘exótico’, natureza morta, paisagens, etc. Apenas as cores vibrantes e contrastantes do meu trabalho se encaixaram no pré-conceito deles em relação a minha nacionalidade”.
O primeiro passo
Cerca de 120 pessoas estiveram presentes ao vernissage, todos admiradores da arte contemporânea, decoradores e artistas locais. Os frutos dessa grande experiência já começaram a chegar. “Já tivemos algumas consultas de preços e reservas de decoradores. Houve cobertura da imprensa local, então esperamos que em breve surjam novas oportunidades. Como disse em meu discurso de apresentação e agradecimento, aquela noite era apenas meu primeiro passo em terra estrangeira. A ideia é fazer ainda mais barulho”.
E esse barulho está próximo de acontecer, André Dias foi convidado a fazer uma exposição individual em São Paulo, capital, e em uma galeria italiana, em Forlì. “Eles solicitaram o envio de material para a análise da curadoria”, comenta. E assim, Indaiatuba vai sendo conhecida internacionalmente graças aos pixels, formas, cores e criatividade de André Dias.
texto Yara Alvarez
fotos Divulgação