Pesquisar

>

Post: Silvia Czapski toma posse na Acadil

Silvia Czapski toma posse na Acadil

Silvia ocupará na Acadil a cadeira que tem como patrono o Dr. Benedito Lázaro de Campos

A Academia Ituana de Letras (Acadil), com apoio do Museu Republicano de Itu, da Universidade de São Paulo, promove Sessão Solene neste sábado, 26, às 10h, no Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu). Na ocasião será realizada a cerimônia de posse da escritora e jornalista Silvia Czapski, como membro da Acadil. Silvia ocupará a cadeira de número 4, que tem como Patrono Dr. Benedito Lázaro de Campos.

“Personagens Médicos na Literatura Mundial” será o tema da oradora convidada, Dra. Márcia Etelli Coelho, secretária da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (Abrames). O evento também terá poesias do Patrono, o advogado e professor Dr. Benedito Lázaro de Campos, declamadas pelo irmão, Dr. Henrique de Campos, e pontuadas por apresentações do violonista José Tatângelo.

Durante a cerimônia, Dr. Henrique e a esposa, D. Neide de Campos, presentearão a Acadil com um exemplar de um caderno, contendo mais de 60 poesias do Patrono da Cadeira n. 04, e alguns textos em prosa, inclusive a “Saudação a Itu”, lida pelo autor em 1966, durante os festejos do aniversário da cidade. O evento é aberto ao público.

 A jornalista da Aipa

Escritora e jornalista profissional formada pela USP em 1977, Silvia fez cursos de especialização em Londres e Paris (1978-9), e estágio na agência ambiental do Estado de Nova York, EUA. Detentora de vários prêmios jornalísticos, escreve sobre os temas meio ambiente e sustentabilidade em diferentes canais da mídia.

É autora de mais de dez livros, entre os quais a biografia de Dr. Juljan Czapski, “O Cavaleiro da Saúde” (Editora Novo Século, com André Medici), e “Hortas na Educação Ambiental” (Ed. Peirópolis, com Maria Celia Bombana), baseado na experiência da Associação Ituana de Proteção Ambiental (Aipa), da qual foi cofundadora, e onde editou o jornal “Urtiga”, e o site www.aipa.org.br (1986-2006). Também ajudou a organizar mostras de arte tanto para a Aipa, como em homenagem à sua mãe, a renomada artista plástica, fotógrafa, filósofa e professora Alice Brill.

 foto: Arquivo

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?