Pesquisar

>

Post: Eu só quero chocolate!

Eu só quero chocolate!

A sensação de bem-estar proporcionada por essa delícia já é conhecida, principalmente pelas mulheres em época de Tensão Pré-Menstrual

Uma opção mais saudável é a alfarroba, utilizada até em dietas de emagrecimento

Tim Maia já o cantou, a indústria do cinema o eternizou e a Larousse dedicou um livro só a ele. Talvez essa exposição toda seja porque o chocolate é um dos alimentos mais democráticos do mundo. Afinal, ele é comestível, é usado em cosméticos e faz a alegria de todo o mundo.

Nos tratamentos estéticos, ele é mocinho graças a sua ação antioxidante, por conta da alta concentração de flavonóides e polifenóis, hidratante, como no caso da famosa escova progressiva de chocolate, e até na ajuda ao combate das temidas estrias. Porém, na dieta, o chocolate pode tornar-se vilão.

A nutricionista Tatiane Mendes sugere que, para quem está seguindo a risca uma dieta e até para quem tem intolerância à lactose, a alfarroba pode ser uma ótima alternativa. “Ela é um fruto e o que se utiliza para fazer o chocolate é sua polpa. Ela é rica em proteína, fibra, cálcio e fósforo, e por ter um sabor muito próximo ao do chocolate, é utilizada por pessoas com alergia ou intolerância a lactose. Também são usadas em dietas de emagrecimento por conter uma baixa concentração de gorduras, porém, pessoas com diabetes precisam tomar cuidado”, ressalta a profissional.

E o melhor, diferente do cacau, que é muito gorduroso, a alfarroba está liberada. “É indicado que as pessoas consumam, no máximo, 30 gramas por dia de chocolate, já a alfarroba não tem limite e o melhor é que ela também pode ser consumida em vários tipos e formatos, como em barra, pó e creme”, conclui.

Mesmo com um concorrente de peso, ou melhor, sem ele, o cacau tem seus benefícios, como por exemplo, a descoberta que pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram em 2008, comprovando que o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Isso porque algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que servem para proteger as células das degenerações do tumor. “Estudos também mostram que o consumo regular deste alimento pode melhorar o fluxo sanguíneo, reduzindo a pressão arterial. Curiosidade: o chocolate apresenta uma maior concentração de flavonóides se comparado com o vinho tinto, chá verde e a maçã. O chocolate possui teobromina (também um fitoquímico) que apresenta ação diurética e com ação semelhante a cafeína, estimulando o sistema nervoso central. Também é rico em alguns minerais como manganês, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, nutrientes esses essenciais para o bom funcionamento do organismo”, completa Yara Castro Spinardi, especialista em nutrição funcional e nutrição esportiva.

A sensação de bem-estar proporcionada por essa delícia já é conhecida, principalmente pelas mulheres em época de Tensão Pré-Menstrual, a temida TPM, graças à ação da endorfina e da dopamina, duas substâncias encontras na iguaria. Em mais estudos encabeçados por cientistas, dessa vez da Universidade do Texas, foi concluído que leite com chocolate é a melhor bebida para se recuperar de atividades físicas. Os benefícios estariam na quantidade de carboidratos e proteínas da mistura.

Na gravidez, o chocolate é indicado antes de ultrassonografia, quando o bebê está quietinho, e até para prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). Uma pesquisa da Universidade Yale, também nos Estados Unidos, sugere que mulheres que saboreiam a delícia ao menos cinco vezes por semana, estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez, claro que sempre com a autorização médica.

“As pesquisas demonstram que devemos consumir cerca de 40g/dia do tipo amargo (1 barrinha pequena). Por outro lado, já foram realizados estudos que comprovam que o consumo de 100g/dia, aumenta o risco de osteoporose, isso se dá provavelmente pela presença de oxalato e cafeína em sua composição. Essas substâncias inibem a absorção de cálcio”, ressalta Yara.

Uma dica da profissional: procure dividir o seu ovo de Páscoa em pequenas porções e coloque algumas no freezer. Ele derreterá lentamente em sua boca. Aproveite, saboreie esse delicioso e saudável alimento. Afinal, entre vilão e mocinho, o ideal é manter o equilíbrio, já que a vida é feita de doces momentos!

 texto Yara Alvarez

foto: © Africa Studio – Fotolia.com

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?