Pesquisar

>

Post: A verdade sobre os óculos escuros

A verdade sobre os óculos escuros

A exposição inadequada ao excesso de sol pode causar sérios problemas; use óculos escuros que sejam seguros

Em dias quentes de verão, ficamos bem mais expostos aos raios solares ultravioletas e a maioria das pessoas sabe da necessidade de proteção contra estes lesivos raios. Porém, o que muitos esquecem, é de uma parte super importante: os olhos! A exposição inadequada ao excesso de sol pode causar sérios problemas, tais como:

– A própria pele em volta dos olhos, extremamente fina, é muito vulnerável às rugas e manchas.

– As conjuntivas (fina membrana que cobre a parte branca dos olhos) podem ficar inflamadas ou irritadas, interferindo na sua visão.

– A mácula, parte da retina, pode ficar deteriorada, levando à degeneração macular, a causa mais comum de cegueira.
– A íris, para quem tem olhos claros, tem maior susceptibilidade de lesão pelos raios UV, incluindo degeneração macular.
– Nas córneas, no caso de excesso de sol, pode causar dores e até cegueira temporária. Pode também levar à catarata por excessiva exposição ao sol.

O pior de tudo isso é que as pessoas não sabem escolher óculos escuros que sejam seguros. Com a popularização deste acessório, os óculos de sol podem passar de “herói a bandido”. Quando você precisa de boa proteção para os seus olhos nem todos os óculos escuros são criados iguais. Você pode se basear em preço, marca e modismo, mas normalmente esquecer o principal: sua função. Lentes sem proteção são piores do que não usar os óculos de sol, pois a lente escura provoca a dilatação da pupila e permite a penetração de uma maior quantidade de radiação nos olhos, o que leva aos danos.

A rede de Óticas Maxilens, especialista também em óculos de sol, destaca as principais dicas para você escolher um óculos de qualidade:

1 – Proteção UV – procure a etiqueta que tenha 99% ou 100% de absorção UV ou UV 400 o que significa que essas lentes bloqueiam comprimentos de onda menores que 400 nm/0, que inclui todos os raios UVA e UVB. Se a etiqueta só diz absorve UV não vai servir para você!

2 – Material das lentes – a qualidade das lentes deve ser vista por apresentarem pouca distorção, enquanto que as mais baratas são frequentemente feitas de plástico prensado. Quando experimentar os óculos, procure olhar para os lados, direito e esquerdo, e observe se há alguma distorção.

3 – Cor das lentes – você não precisa escolher a mais escura para ter a melhor proteção. Muitas variações de tons podem funcionar bem, como a cinza, verde, amarela, marrom ou rosa. Isso depende da sua preferência.

4 – Armação – as armações maiores conferem maior proteção para os olhos, além de prevenirem a maior evaporação da camada natural de lágrima dos olhos.

Uma recomendação importante é em relação às crianças, pois a luz UV chega à retina delas com mais facilidade do que para os adultos, portanto escolha com muito cuidado os óculos para a garotada. Evite também olhar para o sol, independentemente da proteção ocular que esteja usando, especialmente durante um eclipse, pois isso pode comprometer seriamente a sua visão.

Agora que você já sabe a importância de proteger seus olhos, corra até uma Ótica Maxilens e confira as ofertas incríveis de óculos de sol. (fontes: www.minhasaudeonline.com.br

www.stoop.com.br)

 foto: Divulgação

 

# DESTAQUES

Abrir WhatsApp
1
ANUNCIE!
Escanear o código
ANUNCIE!
Olá!
Anuncie na Revista Regional?